A Universidade de Rio Verde (UniRV) promoveu na noite desta terça-feira, 15, mais uma ação do Programa de Extensão Universitária Medulando Sonhos. Realizado pela Faculdade de Enfermagem, o programa visa à conscientização e à captação de potenciais doadores voluntários de medula óssea.
Durante a ação, uma equipe do Hemocentro de Rio Verde esteve presente para o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e a coleta de amostra de sangue para exame de tipagem de HLA (características genéticas).
A Diretora da Faculdade de Enfermagem e coordenadora do Programa, Profa. Dra. Berenice Moreira, explica que o Programa foi criado em 2023 por uma motivação pessoal, a partir do desejo de fazer a diferença, e está em sua quarta edição. Em 2024 e 2025, foi condecorado pelo Hemocentro de Goiás em reconhecimento ao quantitativo de cadastros de potenciais doadores realizados pelo projeto. “O nome Medulando Sonhos vem do desejo de realizar sonhos daquelas pessoas que necessitam de doadores de medula, por isso, queremos mobilizar não só a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade para que sejam potenciais doadores”, acrescenta.
O palestrante da noite, Prof. Me. Luiz Alexandre Pereira de Toledo, sanou dúvidas sobre o processo de doação de medula óssea e falou sobre a importância do cadastro. “Queremos levar a conscientização sobre a importância do cadastro no REDOME, uma rede mundial em que a chance de encontrar alguém compatível geneticamente é de 1 em cada 100 mil pessoas. Com mais cadastros, podemos ampliar a chance de encontrar alguém compatível para quem está na espera”, salienta.
O acadêmico do 2º período de Medicina, Pablo Adriano Medeiros de Jesus, fez o cadastro como doador. “É um ato pequeno, fazer o cadastro e tirar uma amostra de sangue, mas que pode fazer a diferença na vida de alguém”, afirma.
A ação é aberta a toda a comunidade e os acadêmicos participantes receberão certificados de 5h de extensão pela participação na palestra, e 10 horas de extensão por realizar o cadastro como doador voluntário de medula óssea.
Para o Reitor, Prof. Dr. Alberto Barella Netto, o Medulando Sonhos representa um dos propósitos mais nobres da Universidade, utilizar o conhecimento para promover a vida e despertar a consciência social. “Ao incentivar o cadastro de novos doadores de medula óssea, a UniRV contribui para ampliar as possibilidades de tratamento de pessoas que aguardam por uma chance de cura. Além de formar profissionais qualificados, temos o compromisso de formar cidadãos sensíveis às necessidades da sociedade e dispostos a fazer a diferença na vida do próximo”, conclui.
Equipe ASCOM UniRV
Jornalista Jessica Bazzo – MTE 3194/GO
Fotos: Marcos Santos