No último sábado, 12 de setembro, a Universidade de Rio Verde realizou mais uma edição do Programa de Extensão Saúde na Roça, desta vez no Centro Municipal de Educação Infantil Elvira César Nascimento, em Riverlândia.
A ação contou com a participação de acadêmicos das Faculdades de Enfermagem, Medicina, Odontologia e Medicina Veterinária.
Durante a programação, foram oferecidos diversos serviços à comunidade, incluindo avaliação de acuidade visual, antropometria, coleta de material citopatológico, aferição da pressão arterial, teste de glicemia capilar, atendimentos médicos e odontológicos, vacinação humana, atendimento veterinário e vacinação de cães.
Segundo a coordenadora do Programa, professora Ma. Ana Cleides Pereira, o principal objetivo das ações é ampliar o acesso da população a estes tipo de atendimento. “As ações têm como objetivo promover a saúde e prevenir agravos, ampliando o acesso da população rural a esses atendimentos. Ao todo, foram realizados 152 atendimentos, reafirmando o compromisso social da universidade com a comunidade”, destacou.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, destacou a importância do programa, que reforça o papel da UniRV como agente de transformação social, levando conhecimento e assistência a comunidades que, muitas vezes, enfrentam dificuldades de acesso a serviços básicos.
“O Saúde na Roça representa há dez anos o papel da nossa Universidade: estar presente na comunidade, levando atendimento, conhecimento e cuidado. Ao mesmo tempo, proporciona aos nossos acadêmicos uma formação prática e alinhada com as reais necessidades da população. Parabenizo todos os envolvidos por mais uma ação de grande impacto social”, afirmou.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos