A Universidade de Rio Verde firmou parceria com o Sesi/Senai Rio Verde para o desenvolvimento de projetos de robótica. A iniciativa visa integrar o conhecimento acadêmico e toda infraestrutura do Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação – Agrohub UniRV à expertise técnica, fomentando assim, a inovação.
Na última semana, a diretora da Faculdade de Engenharia de Software, professora Dra. Fabiana Girotto Ribeiro; a Consultora de Inovação e Negócios da Universidade de Rio Verde, Dra. Juliana Suzin e as professoras Dra. Daniela Cabral de Oliveira e Lorena Azevêdo Lima estiveram na unidade Sesi/Senai para falar sobre a parceria, onde foram recebidas pela gestora Tays Almeida, pela diretora pedagógica, Maricéu Leal e pelo professor de robótica João Pedro Diniz.
Tays Almeida falou sobre a estrutura do local e fez uma apresentação sobre a rotina, metodologia e o foco na formação industrial, empreendedorismo e desenvolvimento voltado para a tecnologia, mas sem perder a essência humanista. Durante o encontro, também foram discutidos os campeonatos de robótica. Atualmente os alunos competem em nível médio e, com a parceria com a UniRV, a expectativa, segundo a gestora, é criar equipes em nível de graduação para participar das competições.
Segundo a professora Fabiana, a criação de um laboratório de robótica na UniRV é um sonho antigo, iniciado com a extensão universitária por meio de aulas de programação para crianças e o uso de ferramentas como o scratch, beneficiando a comunidade e a capacitação discente.
Ainda conforme Fabiana, por meio da parceria, os discentes interessados poderão participar de formação em robótica com aulas ministradas pelo Sesi/Senai e a UniRV. Além do ensino técnico, o foco será também o empreendedorismo e inovação. “A ideia inicial é que 40 acadêmicos da UniRV selecionados em processo que ainda será definido, independentemente do curso, participem da formação e depois atuem como multiplicadores”, destacou.
Juliana Suzin destacou que a proposta busca despertar o interesse na formação superior e integrar academia e mercado. “A cooperação, além de impulsionar a atuação acadêmica, estimula os jovens do Sesi/Senai a darem sequência aos estudos e, assim, conseguirem uma formação mais ampla”, pontuou.
As instituições, que já são parceiras na construção de veículos Mini Baja, projeto desenvolvido por estudantes das Faculdades de Engenharia, agora, avançam para a implementação efetiva do Laboratório de Robótica e Espaço Maker do AgroHub. Neste ambiente, a proposta da Universidade é que o acadêmico assuma o protagonismo em equipes multidisciplinares para planejar desde o projeto e objetivos, até o funcionamento e design dos robôs, desenvolvendo competências com foco em tecnologia, empreendedorismo e inovação.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Jessica Bazzo - MTE 3194/GO
Fotos: Arquivo pessoal