No dia 24 de outubro, os professores Dr. Rildo Mourão Ferreira e Dra. Mariana Nascimento Siqueira, acompanhados dos alunos do Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade de Rio Verde, realizaram uma aula de campo na Fazenda Brasilanda, localizada no município de Montividiu. A propriedade é certificada pelo selo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), referência em boas práticas de produção agrícola e pecuária.
Durante a visita técnica, os participantes puderam conhecer processos de produção de alimentos em larga escala, com qualidade nutricional e responsabilidade ambiental, voltados à proteção do meio ambiente e à saúde humana. A comitiva foi recepcionada por Marion Kompier, gestora do Grupo Kompier, que apresentou o trabalho desenvolvido na fazenda e explicou os princípios da agricultura regenerativa, destacando as principais práticas sustentáveis adotadas, como o uso de bioinsumos na produção agrícola, que representam alternativas viáveis para a agricultura do futuro, exigindo capacitação de profissionais e investimentos contínuos em tecnologia.

Ainda durante a visita, os alunos percorreram diversos setores da propriedade rural, incluindo a biofábrica on farm, áreas de plantio, criação de gado de leite, sistemas de tratamento de dejetos da pecuária e estruturas de aproveitamento da água da chuva. “A vivência em campo possibilitou aos discentes observar na prática os conceitos teóricos de governança e desenvolvimento sustentável discutidos em sala de aula. A experiência reforçou a importância da integração entre conhecimento científico e práticas produtivas responsáveis, pilares fundamentais para o avanço do agronegócio sustentável no Brasil,” comentou Rildo.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento