Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Doação de Órgãos é tema do II Congresso de Extensão Transdisciplinar da Saúde

Publicado em: 29-10-2025
Compartilhar

Nesta terça-feira, 28, a Universidade de Rio Verde deu início ao II Congresso Transdisciplinar da Saúde, reunindo profissionais, docentes e acadêmicos das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Odontologia. Este ano o tema escolhido foi a Doação e o Transplantes de Órgãos, com o objetivo de promover um debate interdisciplinar motivando a sensibilização da comunidade sobre a importância da doação.
 
 
Recepcionando os participantes, a Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros Jurandyr Mendes, se apresentou criando um clima leve e acolhedor antes do início do evento.
 
 
Iniciando oficialmente o evento, a Diretora da Faculdade de enfermagem, Professora Dra. Berenice Moreira, falou em nome dos demais diretores pedagógicos, ressaltando a importância do evento e agradecendo o engajamento de todos os participantes.
 
 
O Diretor Técnico do Hospital Municipal Universitário (HMU), Dr. Leonardo Frederico Martins Leão, destacou a importância do debate promovido pelo Congresso. “Este tema nos convida a uma discussão sobre solidariedade, empatia e ciência. A doação de órgãos é um gesto de amor além da vida”, declarou.
 
 
Diretor Geral do HMU, Dr. Fábio Soares Souza, parabenizou a Universidade por se propor a ser um espaço para um debate tão vital na área da saúde. “É fundamental que instituições como a UniRV abram suas portas para discussões que ultrapassam os muros acadêmicos e impactam diretamente a sociedade. A troca de conhecimento e experiências é o que fortalece a prática e a formação dos profissionais de saúde”, ponderou.
 
 
O Secretário de Saúde de Rio Verde, Thiago Santos Souza, destacou como a UniRV é uma peça importante para o avanço da ciência e da saúde em Rio Verde, promovendo discussões importantes, formando profissionais completos e levando atendimentos gratuitos à população da cidade. "A UniRV segue se fortalecendo como uma grande parceira do governo municipal na missão de proporcionar saúde digna e de qualidade a toda a população rioverdense, e este Congresso é mais uma prova deste impacto. Esperamos que esta parceria permaneça forte e que estas discussões acadêmicas sempre sejam presentes na formação dos nossos futuros profissionais da saúde", ponderou o Secretário. 

 
O Pró-reitor de Extensão e Cultura, Professor Dr. Marcos Marcondes de Godoy, parabenizou a todos os participantes por darem suporte ao evento que trata de um tema que precisa ser amplamente debatido em todas as áreas da saúde.  “Eventos como este mostram o verdadeiro sentido da extensão universitária: aproximar a academia da comunidade, promovendo reflexões e soluções que geram impacto social. Agradeço a todos os presentes por contribuírem para um diálogo tão necessário”, afirmou.
 
 
Representando o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, a Pró-reitora de Graduação, Professora Dra. Kênia Alves Barcelos, reforçou o apoio da Universidade na realização do evento. “A UniRV reafirma seu compromisso com a formação humanizada e com o desenvolvimento de ações que fortalecem o sistema de saúde. É motivo de orgulho ver nossos acadêmicos engajados em temas que exigem sensibilidade, conhecimento e responsabilidade social”, enfatizou.
 
 
A palestra de abertura teve como tema ‘A doação de órgãos sob múltiplos olhares: mitos e verdades’, e foi ministrada pela Gerente de Transplantes da Secretaria do Estado da Saúde, Katiúscia Christine Freitas.
 
A Central de Transplantes do Estado de Goiás que é a representação regional do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), autoridade máxima responsável por coordenar, normatizar e monitorar a realização de transplantes de órgãos, tecidos e células no Brasil de forma ética, segura e transparente, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde – SUS.
 
Katiúscia desmitificou as principais dúvidas acerca da doação e transplante de órgãos. Ela esclareceu que não há idade para doar e que um único doador pode salvar muitas vidas. Em sua apresentação, Katiúscia também explicou que segundo a lei, pessoas sem identificação não podem ser imediatamente doadoras, boato que se popularizou.
 
A palestrante também apresentou vídeos emocionantes que contaram a história de vidas que foram salvas e prolongadas graças a doação de órgãos, familiares que colocaram fim a uma espera que parecia perpétua e pessoas que através da solidariedade permanecem vivas mesmo após o atestado de óbito.
 
 
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, destaca que o evento é de extrema importância não apenas para os futuros profissionais da saúde da UniRV, mas também para toda a comunidade acadêmica. “Buscamos sempre formar profissionais com consciência humana e empatia acima da formação, por isso o Congresso é tão relevante ao demonstrar diferentes perspectivas sobre o assunto. A doação de órgãos é um tema que toca todas as vidas, desde o paciente, ao profissional da saúde, e a sociedade como um todo, que tem também em suas mãos o dom de salvar vidas”, assinala.
 
O II Congresso Transdisciplinar da Saúde acontece até o dia 30, quinta-feira. Confira a programação completa aqui.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos 

 

+ Notícias

#

Congresso de Iniciação Científica reforça compromisso com pesquisa e inovação

   A Universidade de Rio Verde realizará nos dias 13 e 14 de novembro, a 19ª edição do Congresso de Iniciação Cient&iac...

#

Projeto Mestres Extensionistas conecta conhecimento científico à rede pública municipal

Pensado como uma atividade que aproxima o conhecimento científico e a pesquisa acadêmica dos alunos da rede pública municipal, o Projeto Mestres Exten...

#

Técnica, criatividade e visão de mercado na formação profissional de excelência

   No atual contexto profissional, marcado pela inovação e pela constante evolução tecnológica, a Universidade tem um papel ...

#

UniRV realizará mais uma etapa do projeto 'Saúde na Roça'

A Universidade de Rio Verde realizará no próximo sábado, 01 de novembro, mais uma etapa do Projeto 'Saúde na Roça'. Reunindo acadê...

#

Reitoria da UFR visitam UniRV e conhecem modelo de gestão considerado “case de sucesso

  Em um encontro que destacou a importância da eficiência e da inovação na gestão de Instituição de ensino superior p...