A Universidade de Rio Verde realizará nos dias 13 e 14 de novembro, a 19ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde-CICURV, um dos mais importantes eventos acadêmicos de incentivo à produção científica e o desenvolvimento intelectual dos estudantes. criado em 2007, o Congresso visa estimular o contato dos acadêmicos com a pesquisa e fomentar a formação de profissionais mais preparados e inovadores.
Consolidado como um espaço de troca de experiências, divulgação de resultados e fortalecimento da cultura científica dentro da Universidade, o CICRUV 2025 contará com uma programação ampla e de reflexão sobre o papel da ciência e da inovação no desenvolvimento da sociedade. A abertura, marcada para a quinta-feira dia 13 de novembro, contará com a palestra magna de Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, com o tema “Pesquisa, Inovação e Melhoria na Qualidade de Vida da Sociedade”.
Em seguida, haverá uma mesa-redonda mediada por Alsones Balestrin, professor da Fundação Dom Cabral, ex-secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e professor convidado da UniRV, com a participação dos palestrantes Jorge Audy e Manoel Cardoso, Analista de Ciência e Tecnologia da CAPES.
O segundo dia de evento trará mais duas palestras com temas importantes, sendo a primeira sobre Pesquisa, Produção e Publicações Científicas”, ministrada por Thiago Moreira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN. E na sequência, Vinícius Oliveira, Sócio Fundador da Totall Propriedade Intelectual, abordará o tema “A Importância da Propriedade Intelectual no Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo”.
Além disso, a programação contará também com apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica, se tornando um momento de destaque para os jovens pesquisadores. Inscrições e a programação completa, pode ser acessada no site,
pelo link.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo