A Universidade de Rio Verde realizou, na noite desta terça-feira, 10, a abertura oficial da XXI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária, reunindo professores, estudantes, profissionais e convidados no Centro de Convenções da UniRV. O evento, já tradicional no calendário acadêmico da instituição, reforça a integração entre ensino, pesquisa, extensão e cultura.
A solenidade começou de forma marcante, com a apresentação do grupo de Catira de Rio Verde, resgatando elementos da cultura goiana e emocionando os presentes com a moda de viola.
Na sequência, a coordenadora do evento, Professora Ma. Francielly Paludo, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o papel da Semana Acadêmica como espaço de formação complementar. “Esta é uma oportunidade única para nossos estudantes ampliarem horizontes, entrarem em contato com profissionais de referência e refletirem sobre os novos caminhos da Medicina Veterinária”, comentou.
O Diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, Prof. Dr. Tiago Eilers, ressaltou o crescimento do curso e a consolidação da Semana como referência acadêmica. “Chegamos à 21ª edição com o sentimento de que a Medicina Veterinária da UniRV está cada vez mais forte e reconhecida. Esta Semana Acadêmica é mais do que um evento científico: é um espaço de integração, de debate e de construção de novas ideias para o futuro da profissão”, declarou.
Representando os estudantes, o líder do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária, Guilherme Moreira, reforçou a importância da participação discente na organização e aproveitamento do evento. “É uma honra poder participar ativamente de cada momento deste evento. A Semana Acadêmica é também um espaço de pertencimento, onde mostramos que o protagonismo estudantil faz parte da identidade da nossa faculdade”, declarou.
A Pró-Reitora de Graduação, Professora Dra. Kênia Alves Barcelos, falou em nome da Reitoria, destacando a relevância do curso e da Semana para a universidade. “A Medicina Veterinária da UniRV é motivo de orgulho para todos nós. Esta Semana Acadêmica reafirma o compromisso da nossa instituição em formar profissionais qualificados, éticos e comprometidos com o desenvolvimento científico e social. Parabenizo toda a organização por proporcionar um evento que conecta cultura, ciência e prática profissional”, ponderou.
Um dos momentos mais simbólicos da noite foi quando a acadêmica Giovana Pires, tocou o berrante, abrindo oficialmente a XXI Semana Acadêmica, em meio a aplausos e celebração.
Na sequência, o diretor da faculdade, Prof. Tiago, assumiu a mediação da mesa-redonda de abertura, que promoveu um debate entre especialistas convidados: Dra. Andressa Martins, Dr. Abner Alves Mesquita, Dr. Dirceu Guilherme de Sousa Ramos, Dra. Ludmila Beraldo Santos e Dra. Poliana Carneiro Martins.
O debate aproximou os estudantes das discussões atuais e práticas do campo veterinário. As atividades da XXI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária continuam até sábado, com uma programação que inclui palestras, minicursos, apresentações e atividades culturais.
Após a mesa redonda, foram apresentadas aos presentes as Ligas Acadêmicas. Representada pelas estudantes Gabriela Borges e Samantha Bueno, a LIASA – Liga Acadêmica de Suínos e Aves; com Samira Camilly da Conceição e Joabe Daniel Carneiro Nunes, a RUMIVET – Liga Acadêmica de Ruminantes e com Rafaella Simoneli Santos Oliveira e Samara Borges Silva, a LIPASE – Liga Acadêmica de patologia de animais silvestre e exóticos.
Alguns dos cursos são voltados a manejo de equinos, exame e diagnóstico de gestação em bovinos, identificação de lesões ortopédicas em cães e muito mais. As inscrições podem ser feitas no link da bio do instagram do evento: @xxisemanamedvetunirv.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, parabeniza a realização do evento e reforça o apoio da UniRV a atividades diferentes que fortalecem o aprendizado. “A XXI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária reforça o compromisso da nossa UniRV em oferecer formação integral, unindo conhecimento técnico, valorização da cultura regional e protagonismo estudantil. O evento é fruto do empenho coletivo de professores e estudantes, e reforça o nosso compromisso em oferecer uma formação de excelência”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos