Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

UniRV recebe intercambistas em programa inédito e abre portas ao mundo

Publicado em: 03-09-2025
Compartilhar

A Universidade de Rio Verde recebeu nesta terça-feira, 3 de setembro, no Campus Rio Verde, os estudantes internacionais que participam do SCORA X-Change, programa de intercâmbio promovido pela International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA) Brazil. A atividade integra o comitê permanente de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, incluindo HIV e AIDS (SCORA), e pela primeira vez tem a UniRV Goiânia como sede oficial.
 
 
Os estudantes Marie Caroline Constance Casper (Uppsala University, Suécia), Mariangeles De Rubi Raymundo Calderón (Universidad Científica del Sur, Peru), Elisa De Carlo (Università degli Studi di Pavia, Itália), Kiki Winge Nellemann (University of Copenhagen, Dinamarca) e Cheong Jay Keat (National University of Singapore, Singapura) chegaram ao Brasil há três dias. Depois de conhecerem o Campus Aparecida, foram recebidos no Campus Rio Verde pelo Reitor Prof. Dr. Alberto Barella Netto, pelo Coordenador Multicampi, Prof. Me. Christiano Bittar, e pelo Diretor do Departamento de Mobilidade e Integração Global, Prof. Me. Ricardo Cruz Padilha.
 
 
Durante a recepção, os intercambistas tiveram a chance de conhecer um pouco sobre a história e os projetos da UniRV, além da entrega dos crachás e dos tradicionais gift bags. Em seguida, os visitantes realizaram um tour pelos espaços da Universidade, conhecendo as áreas de tecnologia, Biblioteca Central, Bloco de Laboratórios e demais estruturas, além dos clássicos ipês amarelos, marca registrada do Campus Rio Verde.
 
 
O Reitor destacou a importância da internacionalização para a instituição. “É uma honra para a UniRV abrir suas portas a estudantes de diferentes países e culturas. Essa troca enriquece nossa história e a vivência dos estudantes, que aprendem novas formas de pensar e atuar em uma área da saúde na qual o Brasil é referência em cuidado e tratamento. A mobilidade acadêmica internacional amplia horizontes e estimula o diálogo intercultural. Esse contato com diferentes realidades é fundamental para preparar médicos mais humanos, críticos e comprometidos com a diversidade. Este é um passo importante para consolidarmos a Universidade como referência global em ensino e pesquisa”, afirmou Barella.
 
 
A frente do DMIG, o Prof. Ricardo enfatizou o papel transformador do intercâmbio. “Mais do que uma experiência acadêmica, o SCORA X-Change é uma oportunidade de crescimento pessoal e cultural. A presença desses estudantes nos conecta com o mundo e fortalece nosso compromisso em formar profissionais atentos às questões sociais e humanas da saúde”, ressaltou.
 
 
Os intercambistas também compartilharam suas primeiras impressões sobre o Brasil. De acordo com eles, a recepção dos colegas de Medicina no Campus Aparecida de Goiânia tem sido calorosa e acolhedora, garantindo todo o suporte necessário para o início da experiência acadêmica e cultural.
 
Representando o Comitê IFMSA Brazil UniRV Goiânia, responsável por toda a organização que levou a escolha do Campus para esta edição inédita do programa, os acadêmicos Abner José Fagundes Batista, José Lucas Caetano de Oliveira e João Gabriel Cunha Casali, comemoram a concretização do SCORA X-Change, e afirmam que a concretização deste projeto é um momento único em suas jornadas acadêmicas.
 
 
A seleção da UniRV Goiânia como sede do SCORA X-Change 2025 foi resultado de um processo competitivo, no qual comitês locais de universidades de todo o Brasil submeteram propostas. O projeto da UniRV destacou-se pela profundidade, inovação e forte vínculo com a realidade regional, sendo aprovado em avaliações nacionais e internacionais.
 
A programação do intercâmbio vai além das atividades acadêmicas tradicionais. Envolve oficinas temáticas, visitas técnicas, rodas de conversa e experiências imersivas junto a profissionais, lideranças e iniciativas sociais que atuam diretamente em Saúde Pública e Direitos Humanos. A proposta busca aproximar os estudantes estrangeiros das complexidades sociais, políticas e culturais brasileiras, especialmente da realidade do Centro-Oeste. Saiba mais aqui.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos

+ Notícias

#

UniRV realiza aula de boas-vindas ao Mestrado em Administração

Fortalecendo seus investimentos em pós-graduação e pesquisa, a Universidade de Rio Verde realizou, na tarde desta sexta-feira, a Aula Inaugural do Me...

#

UniRV recebe neuropsicóloga para evento voltado ao Setembro Amarelo

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é celebrado no dia 10 de setembro. A data foi criada em 2003 pela Associação Internaciona...

#

Equipe Feminina de Basquete 3x3 da UniRV é campeã nacional

A equipe feminina de Basquete 3x3 da Universidade de Rio Verde brilhou em João Pessoa (PB) e conquistou, de forma invicta, o título de campeã dos Jog...

#

UniRV participa de projeto de vermifugação em Escolas Municipais

Iniciado em 2023 como um projeto piloto de parceria entre a Universidade de Rio Verde e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, o Programa de Vermi...

#

UniRV chega às quartas de final no JUBs Praia 2025

Levando no peito o Selo Prata de Campus Saudável, a Universidade de Rio Verde começou com o pé direito nos Jogos Universitários Brasileiros de...