Em um mundo cada vez mais globalizado, uma educação que oferece competências multiculturais se torna fundamental. Dessa forma, a Universidade de Rio Verde mais uma vez se mostra em destaque no cenário acadêmico nacional, participando ativamente de programas de intercâmbio estudantil que vão além das fronteiras geográficas. Estas experiências enriquecem o aprendizado dos estudantes e colocam a Universidade em evidência em escala internacional, recebendo reconhecimento por sua excelência educacional.
Um dos marcos mais recentes desse processo foi a conquista da Plenitude do comitê local da IFMSA Brazil – entidade que representa oficialmente no Brasil a maior federação de estudantes de Medicina do mundo, a International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA). Essa conquista, formalizada durante a 62ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil, tornou o Campus Goiânia da UniRV apto a enviar e receber estudantes em programas de intercâmbio acadêmico e científico, tanto nacionais quanto internacionais.
A partir dessa qualificação, a Universidade de Rio Verde se torna um polo de recepção de acadêmicos estrangeiros. Isso significa que estudantes de outros países passarão a desenvolver atividades práticas, científicas e culturais nas instalações da instituição, e na cidade, contribuindo para um ambiente de trocas interculturais ricas e transformadoras.
Esse movimento reforça o projeto de internacionalização institucional da UniRV, ampliando o alcance global da formação médica oferecida e posicionando a Universidade entre as instituições brasileiras que investem em cooperação acadêmica internacional com qualidade e responsabilidade social.
O reconhecimento internacional da UniRV se intensificou com a seleção do Campus Goiânia para sediar a edição brasileira do SCORA X-Change, um dos principais programas de intercâmbio da IFMSA voltado à Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos, incluindo HIV e AIDS. A proposta elaborada pelos estudantes do comitê IFMSA Brazil UniRV Goiânia destacou-se entre as demais por sua abordagem crítica, sensível e profundamente contextualizada à realidade brasileira.
Os membros do Comitê Organizador do SCORA X-Change da IFMSA Brazil UniRV Goiânia, Abner Batista, Gustavo Barbosa, João Gabriel Casali, José Lucas Caetano, Layla Campos e Vitória Rocha Diniz incluíram na proposta desenvolvida uma programação ampla. Durante o período de intercâmbio, os visitantes participarão de oficinas temáticas, visitas técnicas, rodas de conversa e experiências imersivas, conectando os participantes estrangeiros a profissionais de saúde, lideranças comunitárias e políticas públicas locais.
Segundo Gustavo Barbosa e João Gabriel Casali, Presidente e Vice-Presidente do Comitê, o que mais impressiona os acadêmicos participantes do programa é a magnitude no Sistema Único de Saúde do Brasil (SUS), que é referência mundial no tratamento de doenças e ISTs, incluindo HIV e AIDS.
A UniRV vem se preparando para receber em setembro os participantes, vindos de renomadas universidades internacionais, como a Universidad Científica del Sur (Peru), a National University of Singapore (Singapura), a Università degli Studi di Pavia (Itália), a Uppsala University (Suécia) e a University of Copenhagen (Dinamarca).
A estrutura da IFMSA e da IFMSA Brazil permite que os comitês locais, como o da UniRV, atuem com autonomia dentro das universidades. Para sediar o SCORA X-Change, foi necessário submeter uma proposta com plano de atividades, logística, segurança e articulação institucional, avaliada tanto por representantes nacionais quanto internacionais da entidade. Além disso, os comitês contam com total apoio da Reitoria para garantir infraestrutura, suporte institucional e acompanhamento pedagógico aos intercambistas.
À frente do Departamento de Mobilidade e Integração Global, Professor Me. Ricardo Cruz Padilha, reforça que com os avanços promovidos por iniciativas como essa, a UniRV reafirma sua posição de destaque entre as universidades brasileiras em processo de internacionalização. “O envolvimento dos estudantes, combinado ao apoio incansável da Reitoria, permite que a UniRV alcance novos patamares de reconhecimento, através da capacidade de promover conexão intercultural, dar espaço ao protagonismo estudantil na elaboração das propostas e refletir impacto social positivo por meio da atuação dos futuros médicos”, afirma.
Para o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, a partir destes programas a UniRV dá os primeiros passos para se estabelecer no cenário mundial. “Conectando estudantes conectamos também nossa educação aos desafios e às demandas globais da sociedade. Dessa forma damos os primeiros passos para fortalecer nossa presença no cenário da educação superior internacionalizada, reforçando mais uma vez nosso compromisso com a medicina de excelência. Estamos ansiosos para receber nossos intercambistas e enriquecer sua formação com o que temos a oferecer”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: IFMSA Brazil UniRV Goiânia