Em um mundo cada vez mais acelerado e conectado à tecnologia, integrar a natureza ao ambiente construído deixou de ser apenas um recurso estético e se tornou uma estratégia de bem-estar, produtividade e saúde. Com essa tendência o design biofílico vem ganhando força no mundo da Arquitetura e do Urbanismo e do Design de Interiores.
A Professora Esp. Marcella Laet, explica que a proposta tem como objetivo reconectar o ser humano a natureza. “A vida moderna, marcada por ambientes fechados e ritmo acelerado, muitas vezes reprime a conexão com o natural. Trazendo elementos da natureza para dentro de casas, escritórios, hospitais e espaços públicos, o design biofílico busca restaurar essa ligação”, esclarece.
A especialista ressalta que o Design Biofílico vai muito além de colocar plantas no ambiente: a disposição dos espaços também é planejada para oferecer vistas para áreas externas, paisagens naturais ou mesmo pátios internos arborizados.
“Parte da aplicação deste design envolve o uso de luz natural abundante, ventilação cruzada e uso de materiais orgânicos como madeira e pedra e a integração de jardins internos e fontes de água. Até mesmo o uso de cores presentes na natureza, como verde ou marrom, e até sons e aromas inspirados na natureza”, exemplifica a professora.
Pesquisas apontam que ambientes projetados com design biofílico favorecem o equilíbrio emocional, reduzem os níveis de estresse e aumentam a concentração. “No contexto corporativo, isso se traduz em maior produtividade e menos afastamentos por problemas de saúde”, comenta a Professora.
Nas obras da UniRV o design biofílico já se tornou uma tendência. A Biblioteca Central e o Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, contam com estruturas de vidro que permitem a entrada de luz natural, por exemplo. As construções levam em conta a necessidade humana de contato com a natureza.
“Buscamos sempre manter um ambiente sustentável e humanizado. Nossos blocos contam com muita iluminação natural e a presença de plantas nos pátios. O bem-estar começa no espaço que habitamos, e nossa missão é ir ao encontro deste propósito para nossos acadêmicos e servidores”, declara o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo