Sorrir com segurança pode ir muito além de uma boa aparência: envolve saúde, bem-estar emocional e qualidade de vida. Cada vez mais, estudos e profissionais da saúde vêm reforçando a conexão direta entre a saúde bucal e a saúde mental. A Odontologia surge então como uma aliada no fortalecimento da autoestima e da saúde emocional dos pacientes.
Problemas odontológicos como dentes escurecidos, ausentes ou desalinhados podem gerar constrangimento, insegurança e até isolamento social. “Muitos pacientes chegam ao consultório com queixas estéticas, mas por trás delas existe uma dor emocional silenciosa. Um sorriso comprometido pode afetar diretamente a forma como a pessoa se vê e como se relaciona com os outros”, explica a cirurgiã-dentista e estudante de Medicina, Geovana Ponciano.
Nesse sentido, tratamentos como ortodontia, clareamento, próteses ou reabilitação oral não são apenas intervenções físicas, mas processos que ajudam a reconstruir a autoconfiança dos pacientes. Recuperar o prazer de sorrir pode significar também retomar o gosto por interações sociais, oportunidades profissionais e autoestima.
Além da estética, Geovana explica que a dor crônica ou o desconforto bucal também são fatores que influenciam diretamente a saúde mental. Dores persistentes podem gerar irritabilidade, distúrbios do sono, ansiedade e até depressão. “É fundamental entender que dor e sofrimento bucal não são normais e precisam ser tratados com responsabilidade e acolhimento. O cuidado odontológico humanizado contribui para o bem-estar integral do indivíduo”, afirma.
Na Universidade de Rio Verde esses atendimentos são feitos de forma gratuita há dez anos. A Clínica-Escola da Faculdade de Odontologia da UniRV conta com mais de 60 consultórios odontológicos, atendendo gratuitamente durante a semana e aos sábados pela manhã. De segunda à quarta-feira o local também atende crianças. Para agendar um horário basta entrar em contato com a Clínica pelo telefone: (64) 3613-0019 e passar pela triagem.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto reforça que promover saúde bucal é também investir em qualidade de vida. “A mensagem é clara: cuidar do sorriso é também cuidar da mente. Aqui na nossa Clínica-escola incentivamos a prevenção e visitas regulares ao dentista. Os atendimentos práticos agregam muito à formação de nossos estudantes, além de contribuir com a saúde bucal do município ofertando os atendimentos gratuitos”, comenta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo