Em 2008, a Universidade de Rio Verde celebrou um momento histórico: a fundação do Campus Caiapônia, a primeira cidade a integrar o projeto de expansão da UniRV. Um momento que marcou a interiorização do ensino superior de qualidade, levando oportunidades e desenvolvimento ao sudoeste goiano.
Hoje, celebramos com orgulho os 152 anos de existência de Caiapônia, terra de belezas naturais, povo acolhedor e história viva. A UniRV se sente honrada em fazer parte dessa trajetória, contribuindo com a formação de profissionais e com o fortalecimento da educação e da cultura.
Embora os registros históricos sejam limitados, sabe-se que a formação da comunidade teve início com a chegada de uma caravana liderada por José do Carmo Goulart de Andrade e sua esposa Maria Leopoldina Vilela Junqueira, vindos de Minas Gerais. O grupo se estabeleceu na região por volta de 1839, trazendo um pequeno rebanho bovino e iniciando a ocupação das terras goianas.
A construção da primeira capela em 1845, em devoção ao Divino Espírito Santo, marcou o início da formação do povoado, que aos poucos adquiriu o aspecto de cidade, com forte influência da arquitetura e organização típicas do sul de Minas Gerais. A base econômica inicial era voltada à criação de gado e ao cultivo de lavouras de subsistência.
A partir de 1856, foram concedidas quatro grandes propriedades aos pioneiros da região, entre elas a Fazenda Torres do Rio Bonito, onde se formou o núcleo urbano da futura cidade. O local, estrategicamente localizado no vale do Rio Bonito e abastecido por água potável do Córrego Buriti, se tornou ideal para o crescimento da comunidade.
Em 1864, o povoado recebeu oficialmente o nome de Torres do Rio Bonito, mais tarde renomeado para Caiapônia, em homenagem ao Rio Caiapó e ao povo indígena que habitava a região.
Caiapônia se consolidou como uma cidade de destaque na região sudoeste de Goiás por seu valor histórico e também por suas riquezas naturais. Com a chegada da UniRV, o município deu um salto rumo ao desenvolvimento social e educacional.
O reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto parabeniza a cidade histórica: “Nós da UniRV temos orgulho em fazer parte da história de Caiapônia. Esperamos que o progresso e cultura sigam crescendo fortes para manter o legado desta cidade tão importante para a região”, afirma.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo