Fortalecendo o desenvolvimento estratégico da região sudoeste goiana, a Universidade de Rio Verde promoveu nesta quinta-feira, 24 de julho, o Dia D da Inovação. A iniciativa, realizada em parceria com o Inova Rio Verde, teve como objetivo revisar o plano de ação do ecossistema local de inovação, mobilizando empresários, gestores públicos, representantes da educação superior e da comunidade em geral organizada para fortalecer o ambiente de inovação e empreendedorismo em Rio Verde.
Sediado no AgroHub da UniRV, espaço destinado a pesquisa e inovação no agronegócio, a programação contou com palestras, dinâmicas e momentos de networking, promovendo a integração entre os participantes e a construção coletiva de soluções.
Dando início ao evento, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Professor Dr. Carlos César Evangelista de Menezes, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância da parceria entre UniRV e atores locais. “É uma grande satisfação ver a casa cheia para o Dia D da Inovação. Temos aqui representadas todas as hélices do desenvolvimento: universidade, governo, empresas e sociedade civil, além de muitas mentes inquietas e inovadoras. Com esse hub esperamos conectar e solucionar as demandas do ecossistema de inovação, juntos podemos mudar o país”, declarou.

Na sequência, a especialista em inovação, Lorena Carvalho explicou o que são os Ecossistemas Locais de Inovação, metodologia do SEBRAE que originou a criação do Inova Rio Verde. “Os ELI são ambientes formados a partir da colaboração de um conjunto de atores e mecanismos de estímulo à cooperação, como instituições de ciência e tecnologia, empreendedores, incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, associações e ambientes de inovação de todos os tipos”, esclarece.
A Presidente de Governança do Inova Rio Verde, Janaíne Marquez, ressaltou que o principal objetivo do Dia D era unir representantes de todas as hélices para avaliação do plano de desenvolvimento do ecossistema que está em execução. “Agora, o momento é de análise dos avanços, reavaliação de prazos e readequação de ações que favoreçam o ambiente de negócios e impulsionem a inovação em Rio Verde. A proposta do evento é justamente envolver ainda mais os atores locais nessa jornada colaborativa”, afirma.
Representando a FAPEG, a Analista Governamental na Gerência de Inovação da Fundação, Maria Giovane da Luz, ressaltou que a atualização de metas e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável da cidade, geram um ecossistema mais forte, colaborativo e dinâmico.
Ela também apresentou o programa Centelha, que estimula a criação de empreendimentos inovadores e fomentar a cultura empreendedora em todas as regiões do país.
Após a introdução do evento e suas metas, os participantes realizaram uma dinâmica chamada ‘Mão na Massa’, onde, divididos em grupos, planejaram ações para atualização e promoção do Plano de Ação.
Ao final da atividade, o Coordenador de Inovação do SEBRAE – GO, Athos Vinicius Valladares Ribeiro, compartilhou que a expectativa é que a mobilização fortaleça as conexões entre os participantes e gere novas oportunidades para o desenvolvimento sustentável da região.
O evento permitiu reforçar os laços da UniRV e dos outros atores locais do ecossistema de inovação, fortalecendo o papel fundamental da universidade neste cenário. O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, reafirma o compromisso institucional com o desenvolvimento da região.
“A UniRV tem orgulho de ser uma das instituições que impulsionam o ecossistema de inovação de Rio Verde. Como universidade pública municipal, nosso compromisso vai além da formação acadêmica: estamos diretamente envolvidos na construção de soluções para os desafios da nossa região. O Dia D da Inovação reforça esse papel estratégico, aproximando Universidade, setor produtivo, poder público e sociedade civil para criar um ambiente cada vez mais fértil para o empreendedorismo, a ciência e o desenvolvimento sustentável”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Marcos Santos