O Laboratório de Processos de Usinagem, coordenado pelo Prof. Edson Roberto da Silva, é um importante local de apoio às disciplinas de Processos de Usinagem e Práticas de Oficina do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Rio Verde. Com foco em proporcionar uma vivência prática aos estudantes, o laboratório desempenha um papel fundamental no desenvolvimento técnico e científico da instituição.
Equipado com máquinas tradicionais da usinagem, o local conta com três tornos mecânicos convencionais; duas fresadoras universais; uma furadeira de bancada; uma serra fita horizontal, e esmeril de bancada, além de uma bancada de trabalho com morsas e um conjunto completo de ferramentas manuais, permitindo que os acadêmicos realizem desde operações básicas, até intermediárias em torneamento, fresamento, furação e corte de materiais metálicos.
Além do uso didático, o laboratório é essencial para o desenvolvimento de projetos de pesquisa aplicada e atividades de extensão vinculadas à manufatura mecânica. Outro aspecto relevante do laboratório, é a colaboração com a manutenção das máquinas e dispositivos dos demais laboratórios da Universidade, garantindo a conservação da infraestrutura técnica da instituição.
De acordo com o Professor, entre as principais atividades realizadas, se destacam a execução de peças conforme normas técnicas e desenhos mecânicos; aulas práticas de metrologia aplicada à usinagem; treinamentos de segurança em oficina mecânica, além de projetos experimentais que buscam aprimorar a eficiência dos processos produtivos.
O Prof. Edson enfatiza ainda, sobre a importância do laboratório para a formação dos futuros engenheiros: “No Laboratório de Processos de Usinagem, os acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar os processos que encontrarão no mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades que vão muito além da teoria, preparando-os para atuar em diversos setores industriais, como o automotivo, aeroespacial, agrícola e na fabricação de moldes e matrizes,” explica.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista: Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Marcos Santos