Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

O papel do curso de Administração na formação de profissionais experts em Logística

Publicado em: 11-06-2025
Compartilhar

 
Por trás de cada entrega que chega no prazo, de cada produto na prateleira e daquela compra online, existe uma engrenagem engenhosa que garante o bom andamento da cadeia produtiva, e quem faz tudo isso acontecer são profissionais especializados em logística, que dominam planejamento, organização e agilidade, garantindo que tudo esteja no lugar certo e na hora certa. A logística começou a ganhar destaque no mercado principalmente a partir da revolução industrial, quando a produção em massa exigiu um planejamento mais eficiente para transporte e armazenamento.

Com o avanço da globalização e o crescimento do comércio eletrônico nas últimas décadas, a logística se tornou ainda mais estratégica, exigindo profissionais preparados para fazer toda essa engrenagem funcionar, e é exatamente esses profissionais que o curso de Administração da UniRV está ajudando a preparar para o mercado.

Segundo Elcio de Carvalho, Professor de logística no curso de Administração, a logística, hoje, é uma ponte entre estratégia e operação. “Preparar o acadêmico de Administração para entender, planejar e inovar nas cadeias logísticas é investir no futuro das organizações brasileiras. Para nós da Faculdade de Administração da UniRV, mais do que uma disciplina, o estudo da logística, trata-se de um campo fértil para o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas do mercado de nossa região e da sociedade,” conta o Docente.

Sobre a importância desse profissional, Élcio explica que a logística deixou de ser apenas uma função de suporte e passou a ocupar um papel estratégico nas cadeias produtivas. “Em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde as distâncias são desafiadoras e a diversidade regional exige inteligência operacional, a logística deixou de ser apenas uma função de suporte e passou a ocupar um papel estratégico nas cadeias produtivas. Seja no agronegócio, na indústria, no comércio ou nos serviços, a eficiência logística é determinante para a competitividade das empresas e o desenvolvimento do país,”
 

O Doutor em Administração explica ainda, que a cadeia produtiva moderna exige agilidade, integração e capacidade de resposta rápida às demandas do mercado. “No Brasil, gargalos históricos como infraestrutura precária, alta dependência do modal rodoviário e burocracias alfandegárias desafiam a fluidez das operações. Ao mesmo tempo, surgem oportunidades com o avanço da transformação digital, o crescimento do e-commerce, o uso de big data e inteligência artificial na gestão de cadeias de suprimentos, e a logística atua como um elo entre produção, distribuição e consumo, indo muito além do transporte, abrangendo armazenagem, gestão de estoques, planejamento da demanda, sistemas de informação e sustentabilidade,” completa.

Élcio conta ainda que diante desse contexto desafiador e promissor, a Faculdade de Administração incorpora a logística de forma mais robusta e aplicada, formando profissionais que compreendam não só os conceitos técnicos, mas também a importância estratégica da área. “As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Administração já preveem a formação por competências, e a logística é um excelente campo para isso. Na nossa Faculdade, as disciplinas de Logística de Suprimentos e Distribuição tratam da Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management), Logística Integrada, Tecnologias Aplicadas à Logística, Custos e Sustentabilidade na Logística por meio de estudos de caso reais, simulações, visitas técnicas e projetos interdisciplinares,” afirma.

O Professor comenta algumas áreas que requer um profissional especializado em logística. “No agronegócio, por exemplo, que representa cerca de 25% do PIB nacional, a logística é decisiva para garantir que a produção escoe eficientemente dos polos agrícolas aos centros de consumo e exportação. Na indústria, a gestão eficaz da cadeia logística influencia diretamente nos custos de produção e na capacidade de inovar. Já no setor de serviços, especialmente no varejo digital, a logística é um dos principais fatores de satisfação do cliente final,” afirma Élcio.

Élcio finaliza comentando que as empresas que investem nesse profissional, além de garantir a gestão das operações, também garantem um diferencial competitivo. “Com a globalização e o encurtamento dos ciclos de produção, empresas brasileiras que investem em soluções logísticas conseguem se posicionar melhor nos mercados internacionais, aumentar margens e fortalecer relações com fornecedores e clientes. Além disso, profissionais que desenvolvem soft skills, como pensamento sistêmico, tomada de decisão, comunicação e negociação, é essencial para liderar operações logísticas em ambientes complexos e dinâmicos.” 
 
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre
Arte: Vinicius Macedo 

+ Notícias

#

Rádio UniRV 87.1 recebe desembargador eleitoral e demostra potencial de audiência

  Na segunda-feira, dia 18 de agosto, a Rádio UniRV 87.1 recebeu o diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Goiás (EJE-GO), o desembargador el...

#

UniRV recebe edição do 'Conversando com a Justiça Eleitoral' em parceria com o TRE-GO

Nesta segunda-feira, 18, o Centro de Convenções da Universidade de Rio Verde foi palco da 14ª edição do programa “Conversando com a...

#

Docente da Universidade de Rio Verde é editor de livro com temática inédita no mundo

  O docente da Faculdade de Agronomia e do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade de Rio Verde, Dr. Guilhe...

#

Pesquisa e Extensão: como os Mestrados estão indo além da sala de aula

Os Programas de Mestrado da Universidade de Rio Verde são prova viva do compromisso da instituição com o avanço acadêmico e cientí...

#

Reitor acompanha comitiva do Governo em visita ao Hospital Municipal Universitário

  Reforçando a importância da obra para a formação acadêmica de excelência, o Reitor da Universidade de Rio Verde, Professo...