Em um mercado em constante transformação, a demanda por profissionais de Marketing capazes entender e também liderar estratégias no ambiente digital, cresce cada vez mais. E nesse cenário do mundo digital, o curso de Marketing da UniRV tem se destacado. Projetado para capacitar os acadêmicos a serem protagonistas nesse ambiente, especialmente no domínio das ferramentas das redes sociais e campanhas de engajamento.
Marcia Mariano Raduam Caetano que é Mestra em Comunicação Midiática e compõe o quadro de professores do curso, explica que o Marketing da UniRV capacita os alunos tanto para as estratégias do mercado tradicional quanto as do mercado digital e se diferencia especialmente na preparação para a liderança no ambiente online. “A empregabilidade na área de marketing digital vem tendo uma demanda gigantesca e milhares de vagas, incluindo no sistema de home office. Nossos alunos encontram um campo vasto de atuação, podendo trabalhar em empresas de qualquer porte, como consultor, ou até mesmo empreender. A flexibilidade é outro ponto forte, permitindo atender simultaneamente diversas empresas e clientes,” explica a Docente.
Maria Heloísa Campelo, conhecida no meio profissional como Helô, foi acadêmica da Faculdade de Marketing e se formou em 2022. Atuando como gerente comercial em uma loja de roupas em Rio Verde, a egressa conta como o curso ajudou a ingressar no mundo digital. “O curso de marketing ajudou a me preparar pro mercado digital de forma completa, porque no curso a gente aprende desde as bases, os fundamentos do pai do marketing, então a gente aprende desde o princípio, desde que a gente passou pela Revolução Industrial como marketing surgiu também nessa sociedade capitalista e como isso foi evoluindo então,” comenta.
A egressa comenta também que o curso aborda essas novas tendências que estão sendo vistas na atualidade, no marketing 5.0, que traz um paralelo entre redes sociais, o mundo globalizado, a inteligência artificial e as novas tecnologias. “O curso de marketing abrange desde as bases e os fundamentos até esse ponto que a gente chegou. Então a gente teve os conceitos e a gente também teve oportunidade de aplicar. A gente teve por exemplo, uma matéria dedicada a rede sociais, para entender como é que funciona o tráfego pago, então a gente teve oportunidade tanto teóricas quanto práticas de entender como as redes sociais atualmente elas influenciam no cotidiano e no mercado como um todo,” conta Helô.

“O Curso de marketing com certeza ofereceu oportunidades práticas para trabalhar no mercado digital a gente fez várias experiências, e os professores também são muito aptos no sentido de interligar questões teóricas com questões práticas, então a gente teve muita oportunidade de trabalhar com empresas de verdade, da nossa cidade e também no momento do TCC quando a gente faz um projeto para uma empresa da cidade e foi assim de grande valia e em todos os sentidos, a gente aprende a criar conteúdo, aprende como fazer um projeto. Foram inúmeras oportunidades durante o curso para colocar em prática todas as coisas que nós aprendemos na teoria também,” completa Maria Heloísa.
De acordo com a Professora Márcia, o curso de Marketing garante que acadêmicos estejam aptos a enfrentar os desafios digitais por meio de uma formação curricular estruturada que capacita em quatro habilidades essenciais, empreendedorismo, análise e relacionamento com o mercado atual, gestão estratégica e decisão. “Este foco em gestão estratégica é muito importante para a liderança que o mercado digital exige. Além disso, a ênfase no desenvolvimento de competências como liderança e empreendedorismo prepara os acadêmicos para criar e guiar campanhas e estratégias digitais complexas. O estudante é incentivado a ser o protagonista e tomar a frente em projetos,” comenta.
Quando entrou na Faculdade Helô trabalhava em uma loja de aviamentos como atendente, mas aproveitou o aprendizado para fazer a transição da sala de aula para o mercado de trabalho. A egressa passou por Agência de Publicidade e em departamentos de marketing de várias empresas em Rio Verde, até assumir o desafio de fundar um departamento de marketing na empresa que gerencia hoje. “Um dos principais desafios de trabalhar com marketing nas redes sociais hoje, é principalmente entender que o algoritmo muda a todo momento, a todo momento surge um novo ritmo e um novo tipo de conteúdo que vai trazer sucesso e é difícil de identificar e por isso a maturidade na profissão te ajuda e ajuda saber se essa nova tendencia faz sentido com a empresa que você está representando,” completa a profissional.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo