Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

A contribuição do curso de Agronomia da UniRV para o agronegócio brasileiro

Publicado em: 28-04-2025
Compartilhar

  
Responsável por formar profissionais altamente capacitados e impulsionar a inovação no campo, o curso de Agronomia da Universidade de Rio Verde desempenha um papel estratégico no fortalecimento do agronegócio brasileiro. Localizada no coração de uma das regiões agrícolas mais produtivas do país, a UniRV alia ensino de excelência, pesquisa científica e forte integração com o setor produtivo. Com investimentos contínuos em infraestrutura, como laboratórios modernos, fazenda experimental, estação meteorológica e o Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, a UniRV oferece aos acadêmicos a oportunidade de aliar o conhecimento acadêmico à prática de campo, formando profissionais cada vez mais preparados para as demandas do mercado.

Segundo Dr. Ricardo Francischini, professor do curso, os egressos da Universidade desempenham um papel estratégico na economia local. "Eu acredito piamente que os nossos acadêmicos, tanto os formados quanto os que ainda estão em formação, têm um papel fundamental na economia do agronegócio, principalmente porque eles vão atuar em várias empresas dentro da cadeia produtiva e levar conhecimentos que serão extremamente importantes para o dinamismo da cadeia em si", destaca.
 

Além disso, o curso reflete o compromisso da UniRV com o avanço do setor, ultrapassando as barreiras da formação de profissionais, e se destacando também na pesquisa científica. As contribuições acadêmicas geradas têm trazido inovações que impactam diretamente o agronegócio, como o desenvolvimento de novas tecnologias, aprimoramento de práticas agrícolas sustentáveis e soluções para os desafios da produção em larga escala.

Para Francischini, a Agronomia é e continuará sendo a força motriz do agronegócio brasileiro. "Por isso que nós temos um agronegócio pujante que contribui muito com as exportações e com a geração de empregos, pois quarenta por cento das exportações do Brasil provém do agronegócio e trinta e três por cento dos empregos gerados diretamente no Brasil vêm do agronegócio, então isso mostra a importância de uma boa educação, de uma boa formação no nosso curso,“ completa Francischini.

“A agronomia foi e sempre continuará sendo a força motriz do agronegócio por isso a necessidade de investir cada vez mais em qualidade dos nossos alunos para que eles possam sair com uma capacidade muito grande de gerar renda, gerar emprego, gerar divisas e contribuir com as cadeias produtivas que nós temos dentro do agronegócio nacional,” completa do Docente.

Egressa do curso, Isabela Moura conta atua no mercado desde que se formou na UniRV e conta como o aprendizado na sala de aula contribuiu para a sua carreira profissional. “O curso de Agronomia na Universidade de Rio Verde teve papel fundamental na construção da minha formação acadêmica e profissional. Tive acesso a professores experientes, projetos de pesquisa e oportunidades de extensão que me permitiram desenvolver habilidades técnicas essenciais para a minha atuação profissional. Além do conhecimento técnico, a UniRV também contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal, incentivando o pensamento crítico, a responsabilidade social e a constante busca por conhecimento e inovação, “ comenta.
 

Isabela completa ainda que escolher cursar Agronomia na Universidade de Rio Verde foi uma decisão que transformou sua minha carreira e também a forma de enxergar a importância da agricultura no mundo. “Na UniRV tive acesso a muito mais do que conhecimento técnico, encontrei professores que inspiraram minha paixão pelo curso, colegas que se tornaram parceiros de jornada e desafios que moldaram a minha determinação. Cada aula, cada prática de campo e cada projeto desenvolvido me prepararam para entender que produzir alimentos vai muito além das técnicas, envolve respeito ao solo, cuidado com as plantas e compromisso com as gerações futuras. Levo comigo, para cada desafio profissional, os valores e aprendizados construídos ao longo dessa trajetória. A UniRV foi o ponto de partida para uma missão que sigo com orgulho e responsabilidade, que é contribuir para uma agricultura mais eficiente, ética e sustentável,” compartilha a egressa.
 
Outro profissional que passou pelas salas de aula do curso de Agronomia da UniRV é o Caio Ferreira Borges, e ele acredita que o curso oferece bases solidas necessárias para a formação de um profissional pronto para o mercado. “A agronomia da UniRV é um curso que prepara os profissionais para produzirem alimentos de qualidade tanto de origem animal quanto vegetal atender a demanda mundial que está cada vez maior.  A população vai crescendo e exigindo alimentos que são ricos e nutrientes, e a Agronomia da UniRV é fundamental para isso, para essa formação do profissional, capacitação e entendimento para atender essa demanda do mercado,” comenta.
 

O egresso conta ainda que om a evolução no campo, a Faculdade desempenha uma importante função na construção profissional. “Como tudo na vida evolui, no campo não é diferente, hoje em dia a gente consegue produzir muito e também temos muitos desafios, pois cada vez mais bactérias, fungos, vírus vão evoluindo e a gente tem que saber lidar com eles para continuar tendo uma boa produção. Essa profissão que depende praticamente do clima, do sol e da chuva é um desafio muito grande, mas é possível ser um bom profissional ser fizer um curso bem feito,” completa o Caio.  

De mãos dadas com o curso de Agronomia, a Universidade oferece o Mestrado e o Doutorado em Produção Vegetal, consolidando a UniRV como um dos mais importantes centros de produção de conhecimento aplicado ao agronegócio, proporcionando aos profissionais da região e de todo o país a oportunidade de inovar e aprofundar seus estudos. Os dois Programas fortalecem a pesquisa científica dentro da instituição, e respondem às demandas atuais e futuras do setor agrícola. “A continuidade da formação dos nossos engenheiros agrônomos por meio do Mestrado e do Doutorado em Produção Vegetal amplia suas competências técnicas e científicas e alimenta o ciclo de inovação que é vital para manter o agronegócio brasileiro competitivo no cenário internacional”, destaca o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.

Fortalecendo a integração entre conhecimento e inovação, o Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação aproxima ainda mais a academia dos setores produtivos, trazendo empresas para dentro da Universidade em uma colaboração direta pela inovação no agronegócio. "A presença das empresas junto aos nossos pesquisadores vai potencializar as soluções práticas para o campo e fomentar um ambiente de inovação que beneficiará toda a cadeia produtiva", explica o Reitor.
 
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - Editora-Chefe CRP 4126/GO
Arte: Vinicius Macedo

+ Notícias

#

O valor do trabalho e o reconhecimento no dia 1º de Maio

O Dia do Trabalho, celebrado anualmente no dia 1º de maio, é uma data de grande importância, marcada por reflexões sobre as conquistas hist&oac...

#

UniRV realiza 32º SEJUR na próxima segunda-feira

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde realiza na próxima segunda-feira, 05 de maio, o 32º Simpósio de Estudos Jurídicos. O evento,...

#

Mesa-redonda aborda mercado de trabalho e especialidades na Odontologia

Estudantes da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde participaram de uma instigante mesa-redonda com o tema ‘Mercado de Trabalho na Odontologia e Esp...

#

ODS em 2025: prioridades globais se refletem em ações da UniRV

  Em 2025, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ganham destaque nas agendas globais e nacionais, impulsionados pela urgência dos desafios....

#

'Autismo em Foco': atividade da Pedagogia destaca abordagem interdisciplinar no TEA

Levando como missão o acolhimento à diversidade, na noite desta terça-feira, 29 de abril, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde reali...