O Selo Prata de Campus Saudável da Universidade de Rio Verde é uma honraria conquistada pela instituição não apenas por sua forte presença no esporte universitário, mas também por suas múltiplas iniciativas que priorizam o bem-estar dos acadêmicos. Além das ações de suporte emergencial psicológico e atendimento educacional especializado, a Universidade proporciona um ambiente que garante equilíbrio, organização e auxilia no foco.
"Nossa Universidade tem compromisso firme com o bem-estar de nossos estudantes, professores e servidores. Mantemos uma série de atividades que promovem a saúde mental e o equilíbrio entre corpo e mente buscando criar um ambiente saudável e acolhedor para todos. Reconhecemos que a saúde mental é fundamental para o sucesso acadêmico e pessoal, e estamos comprometidos em oferecer recursos e apoio para que todos possam alcançar seu potencial", reforça o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Uma dessas ações é o Tutoria Mentoring. Esta proposta garante suporte e apoio aos estudantes baseada no acompanhamento regular de um grupo de alunos com seu mentor/professor durante os anos da graduação. As reuniões acontecem quinzenalmente, e os temas propostos envolvem a vida acadêmica, rotinas da universidade, saúde psíquica e física, atividades complementares e demais demandas a serem trazidas pelos próprios acadêmicos.
A acadêmica Maria Eduarda Bastos, da Medicina, compartilha sua experiência com o programa, no qual participa ativamente há três semestres, e atualmente está como monitora. “Acredito que o mentoring é um espaço muito importante para o compartilhamento de experiências principalmente vindo de visões muito distintas, já que os grupos são diversos contando com pessoas de períodos e locais diferentes. Além disso, permite compartilhar angústias dando uma sensação de pertencimento, de entender que todos podem estar passando por algo semelhante. Acredito que o suporte de um professor que passou por isso é excelente, dando ainda mais essa sensação de pertencimento”, comenta.
O grupo Estuda+ tem como foco potencializar a rotina de estudos dos acadêmicos, gerando um momento de integração que propicie o foco. Durante os encontros quinzenais, os acadêmicos discutem suas estratégias e técnicas de estudo, fortalecendo a integração e o aprendizado contínuo. Juntos, os participantes compartilham seus desafios, dicas e rotinas de estudos, aprimorando suas técnicas.
Trabalhando o equilíbrio entre corpo e mente, a UniRV oferece ainda a prática de yoga. As aulas são realizadas semanalmente, no Bloco 6, com a professora Yasmin Vaz, e são abertas aos acadêmicos e colaboradores. Aos sábados, a prática é aberta ao público em geral e acontece na Arena UniRV, proporcionando ainda um belo cenário para o momento de relaxamento e meditação.
“Com este projeto, podemos ver os participantes despertando para a importância de se permitir momentos de pausa, de autocuidado e de reconexão com o momento presente, pois em um mundo onde vivemos inundados em excesso de informações, cobranças e comparações, é muito fácil nos perder daquilo que realmente faz sentido para nós. O yoga é uma prática amorosa que permite este momento de pausa e reconexão com este mundo interior”, esclarece a professora Yasmin.
Participante do projeto desde que era acadêmico em 2017, o egresso Herick Lobato, busca participar das aulas abertas até hoje. “Apesar de ter ficado um tempo afastado desde a graduação, gostei muito de voltar às aulas. Me reencontrei no exercício, a prática é muito bem orientada. Enquanto acadêmico sempre senti a yoga como um momento de relaxamento, extremamente necessário na rotina de estudos, e atualmente esta sensação prevalece”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo