Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

O papel dos cursos de humanas na formação ética e consciente

Publicado em: 25-04-2025
Compartilhar

Em um mundo cada vez mais complexo, a formação ética e consciente de profissionais e acadêmicos pode se tornar um desafio. Neste contexto, os cursos da área de ciências humanas, que lidam diretamente com as relações sociais, valores e comportamentos, assumem um importante papel na construção de uma sociedade mais justa, crítica e solidária.
 
“Na Universidade de Rio Verde, a formação cidadã dos acadêmicos é uma das prioridades e um de nossos diferenciais em todos os cursos. Faculdades como Direito, Pedagogia, Marketing, Administração e Psicologia além de prepararem profissionais para o mercado de trabalho, também moldam agentes de transformação social”, comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
 
A Pedagogia, por exemplo, é a base da educação formal e uma das principais ferramentas de emancipação social. O pedagogo é responsável pela formação moral e crítica de crianças, jovens e adultos. Seu trabalho influencia diretamente a construção de valores como respeito, solidariedade e responsabilidade social, sendo essencial na luta contra a desigualdade e na promoção da inclusão.  
 
“O nosso campo de trabalho vai além da docência, visto que precisamos cada vez mais de profissionais que reflitam e pensem a sociedade levando sempre em consideração pautas como: diversidade, direitos humanos, crise climática, questões étnico-raciais dentre tantas outras”, comenta a Diretora da Faculdade de Pedagogia, Prof. Ma. Eli Guimarães. 
 
Parte destas ações são comprovadas através de projetos de extensão como o ‘Leitura e Escrita na Educação para Jovens e Adultos (EJA)’, que fortalece a alfabetização de jovens e adultos, com atividades pedagógicas de intervenção, rodas de conversa e debates. Outro exemplo é o programa ‘Arte e Cultura não têm Idade’, que leva apresentações culturais e artísticas como pintura e música, a Instituição Beneficente Auta de Souza (ABAS). Ambas as atividades são realizadas em parceria com a Faculdade de Psicologia.
 
Com enfoque no comportamento humano, a Psicologia também é uma ferramenta para a compreensão das dinâmicas sociais e individuais. Psicólogos atuam em diversas áreas: clínica, escolar, organizacional e comunitária, por exemplo, promovendo o bem-estar, a saúde mental e o autoconhecimento. Ao acolher o outro com empatia e promover a escuta ativa, o profissional da Psicologia contribui para uma sociedade mais saudável, inclusiva e resiliente.
 
Outro exemplo das ações sociais do curso é o projeto de extensão Serviço de Atendimento Comportamental Intensivo (SACI), que atende crianças autistas em situação de vulnerabilidade social, levando suporte e assistência especializada a essas crianças, promovendo o seu desenvolvimento e bem-estar.
 
O curso de Direito oferece uma base sólida para a compreensão da justiça, dos direitos humanos e da cidadania, indo além do estudo das normas jurídicas. Ao formar profissionais conscientes de seu papel social, o Direito contribui para o fortalecimento das instituições democráticas e para a promoção da equidade. A atuação ética do profissional do Direito é essencial na defesa dos princípios que sustentam a convivência democrática.
 
O Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito, é um exemplo desta missão, introduzindo os acadêmicos ao exercício da atividade jurídica por meio do atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.
 
No campo da Administração e do Marketing, muitas vezes associados apenas ao mundo corporativo e comercial, também há espaço para a ética e a consciência social. A Administração, pode ser pautada em princípios de responsabilidade social e sustentabilidade, tendo a possibilidade de transformar empresas em agentes de mudança positiva. Enquanto isso o Marketing tem o poder de influenciar comportamentos e valores. Por meio de uma abordagem ética e transparente, pode combater estereótipos, valorizar a diversidade e incentivar o consumo consciente.
 
“Além disso, disciplinas que trabalham a Sociologia, Filosofia e História, também estão presentes nas grades dos cursos das áreas de exatas, artes e saúde, garantindo a construção de um olhar crítico ao acadêmico. Todos os nossos cursos realizam projetos que fortalecem o envolvimento com a comunidade, muitas vezes trabalhando com a interdisciplinaridade, o que também reforça os laços entre os estudantes. A UniRV sempre proporciona total suporte às ações das Faculdades em prol da comunidade”, comenta o reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Arte: Vinícius Macedo  

+ Notícias

#

O valor do trabalho e o reconhecimento no dia 1º de Maio

O Dia do Trabalho, celebrado anualmente no dia 1º de maio, é uma data de grande importância, marcada por reflexões sobre as conquistas hist&oac...

#

UniRV realiza 32º SEJUR na próxima segunda-feira

A Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde realiza na próxima segunda-feira, 05 de maio, o 32º Simpósio de Estudos Jurídicos. O evento,...

#

Mesa-redonda aborda mercado de trabalho e especialidades na Odontologia

Estudantes da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde participaram de uma instigante mesa-redonda com o tema ‘Mercado de Trabalho na Odontologia e Esp...

#

ODS em 2025: prioridades globais se refletem em ações da UniRV

  Em 2025, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ganham destaque nas agendas globais e nacionais, impulsionados pela urgência dos desafios....

#

'Autismo em Foco': atividade da Pedagogia destaca abordagem interdisciplinar no TEA

Levando como missão o acolhimento à diversidade, na noite desta terça-feira, 29 de abril, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde reali...