Culturas diversas se entrelaçaram nesta segunda-feira, dia 25 de novembro, formando um mosaico de histórias e sotaques, com a vinda de candidatos de todos os estados brasileiros para o Vestibular de Medicina da Universidade de Rio Verde. Um Brasil de contrastes que se reuniu em Rio Verde em busca do sonho de um futuro na Medicina. Em meio a longa fila de carros e o abraço afetuoso dos familiares queridos, um misto de ansiedade e nervosismo formava o cenário do primeiro dia de prova de quem se inscreveu para o Campus Rio Verde.
As dependências do Campus se tornaram um espaço onde o futuro na Medicina se encontrava com o sonho dos quase 19 mil candidatos inscritos e o fechar dos portões representava o início de um momento importante e decisivo. O Campus vivenciou a energia da chegada de pessoas de todos os cantos do país, onde cada rosto, cada história e cada sotaque era um traço colorido de um Brasil plural e rico, onde a Medicina não é apenas o sonho de um candidato, mas também de toda a família e amigos.
Vindos dos quatro cantos do Brasil, os candidatos chegam à porta de um sonho, em busca da oportunidade de se tornarem os médicos do futuro. Do Rio de Janeiro, Brenda dos Santos, se mostrou confiante quanto a preparação para o processo seletivo. “Estou me preparando desde 2021 para fazer Medicina, que é o meu sonho. Estou muito animada e espero ser aprovada aqui, porque a Universidade é muito boa. Pelo que vejo nas redes sociais o Campus é lindo, os estudantes são empolgados, e eu adoraria participar dos eventos que são promovidos”, declara.
“Escolhemos esta Universidade pela infraestrutura que ela oferece, baseado em tudo que vimos sobre o Campus, que é maravilhoso. Aposto todas as fichas na minha filha, espero que ela tenha muita fé para realizar a prova. A felicidade com a aprovação será muito grande, surreal, peço a Deus a todos os dias para que ela realize este sonho,” declara Carlos Eduardo, que veio acompanhar a filha Sthefany.
Representando a região sul, Nicolas Miguel, de Apucarana, no Paraná, disse estar impressionado com a UniRV: “Estou preparado, estudei muito, fiz a leitura das obras literárias, me preparei para a redação, que é diferente das que já vi no Paraná. Estou encantado com a dimensão do Campus, com a estrutura, e se Deus quiser, ano que vem estarei aqui”.
Franciele Oliveira, de Centralina, Minas Gerais, veio dar suporte à filha que vem realizar a prova. “Tem dois anos que a minha filha concluiu o Ensino Médio, desde então ela já ingressou no curso preparatório, e vem tentando diversos processos seletivos. Eu e o pai dela estamos muito felizes em proporcionar esta oportunidade para ela, sempre acompanhando e torcendo e se Deus quiser, vai dar certo”, afirma a mãe.
Reforçando a importância do papel dos pais, Antônia Rocha, de Açailândia, Maranhão, demonstra a fé das famílias nos candidatos que prestarão o vestibular: “Estamos aqui dando apoio, torcendo, e com muita fé vamos passar. A cidade é linda, a Universidade é acessível e é uma excelente oportunidade. Sei que meu filho estará em uma boa instituição quando for aprovado”.
De Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, Maria Luiza demonstrou confiança acima do nervosismo: “Estou nervosa, mas confiante. Pesquisei bastante sobre as provas anteriores, sobre a redação, e estou preparada para fazer uma boa prova. Escolhi a UniRV por sua infraestrutura, laboratórios tecnológicos e vai me proporcionar uma boa formação”.
A UniRV é destaque no cenário nacional pela excelência no ensino, na pesquisa e no envolvimento com a comunidade e também pela infraestrutura de ponta, com investimentos constantes em laboratórios modernos, equipamentos de última geração, tudo isso, integrado a uma proposta pedagógica que visa a formação de médicos preparados para os desafios do mercado de trabalho e também cidadãos éticos e comprometidos com a profissão.
O fomento da Universidade ao esporte universitário também tem sido um diferencial competitivo. “A UniRV hoje é consolidada e com um padrão de excelência em Educação, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento regional e, especialmente, para a formação de profissionais altamente capacitados na área da saúde. O sucesso do vestibular de Medicina é o reflexo de um esforço conjunto e do nosso compromisso como instituição, de primar pela qualidade do ensino, da pesquisa e da nossa atuação como agentes de saúde pública. Desejamos boa prova a todos,” completa o Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO e Ana Júlia Sales
Fotos: Wilker Duarte e Rogério Guimarães