No último domingo, 24 de novembro, a Universidade de Rio Verde – UniRV realizou a 21ª edição do Mini Baja, um evento da Faculdade de Engenharia Mecânica que desafia os engenheiros em formação a projetar e competir com veículos off-road. A corrida aconteceu sob um clima ensolarado, mas antecedida por uma noite de chuvas fortes, transformando a pista em um grande desafio.
Reunindo um grande público de espectadores, familiares e amigos dos estudantes, o evento também conta com a presença do Vice-reitor Professor Dr. Arício Vieira da Silva; Pró-reitor de Extensão e Cultura, Professor Dr. Marcos Marcondes de Godoy, o Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Professor Dr. Rodrigo Francisco Borges Lourenço, o Professor Me. Daniel Fernando da Silva, os Professores Dr. Warley Augusto, Me. Anderson Inácio, Me. Diogo Batista e Dra. Fabíola Medeiros, que formaram a banca avaliadora, além de demais docentes que vieram assistir e apoiar a corrida.
Os pilotos e equipes encontraram no circuito condições que puseram em teste a engenhosidade dos veículos e sua habilidade de condução. As chuvas da noite anterior resultaram em lama na pista, e desta forma os competidores precisam colocar em prática seus conhecimentos de engenharia. Como sempre, a corrida é uma oportunidade para os acadêmicos demonstrarem sua capacidade de adaptação, otimizando os veículos após cada bateria de corridas.
O evento também fortalece o espírito de equipe e competição saudável entre os acadêmicos. Ao longo do semestre as equipes se planejam e executam o projeto, e os carros são totalmente montados pelos estudantes. Além disso, os acadêmicos também realizam um estudo da pista, para fazerem as melhores escolhas de equipamentos e estratégias de condução durante o percurso.
A competição avalia em três quesitos as equipes: estar de acordo com os critérios de segurança estabelecidos pela norma do Baja SAE Nacional (100 Pontos); a participação dos integrantes das equipes na competição e pontualidade (100 pontos) e o maior número de pontos na corrida de resistência (cada bateria vale 100 pontos), somando um total de 500 pontos. As três primeiras equipes que somam mais pontos nestes critérios recebem a premiação. A banca avaliadora é composta por professores da Engenharia Mecânica.
Nesta edição, após uma corrida de fortes emoções, a somatória de pontos consagrou equipes com o melhor desempenho entre as sete da competição:
Em 3º lugar, equipe Xtreme.
Em 2º lugar, equipe Senna Racing.
Em 1º lugar, equipe Bate-estaca.
E quem levou para casa o troféu de melhor piloto foi Victor Cella, da equipe campeã.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, parabeniza o engajamento dos participantes. “É grande motivo de orgulho ver a dedicação de nossos futuros engenheiros em uma atividade que movimenta a Faculdade e fortalece o aprendizado de forma prática. A corrida de Mini Baja destaca ainda o talento dos nossos estudantes. A UniRV se compromete a continuar promovendo o suporte a este evento que incentiva a prática aplicada e o espírito esportivo competitivo”, afirma.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Wilker Duarte