Com o objeto de compreender como ampliar o acesso e alcançar uma maior equidade com uma formação de qualidade acerca do ensino superior, e discutir os desafios contemporâneos, nas missões e nas alternativas de solução apontadas, indicando que há uma certa padronização nas políticas de educação superior numa sociedade do conhecimento e num mundo globalizado, competitivo e em permanente transformação, os artigos “Democratização do acesso ao ensino superior” e “Contextualização da Universidade de Rio Verde no processo de internacionalização” foram apresentados no Congresso Internacional ALAS: Sociologia em tempos de crise e incerteza, realizado entre 03 e 08 de novembro, pela Universidad Autónoma de Santo Domingo - República Dominicana.
Os dois trabalhos de autoria dos professores Dr. Alberto Barella Netto, Reitor da Universidade de Rio Verde e Dr. Claudecir Gonçales, professor na Faculdade de Pedagogia discutiram um tema de grande relevância durante o Congresso de Sociologia e Ciências Sociais mais concorrido da América Latina e do Caribe. O ALAS 2024 ofereceu ainda, a oportunidade de refletir e compreender sociologicamente a realidade, aspecto que se torna cada vez mais necessário devido às recorrentes crises sociais e à demanda por conhecimento, tanto para a caracterização estrutural como bem como pela sua intervenção e mudança.
No contexto da democratização do ensino superior, o artigo apresentando por Claudecir mostrou que as desigualdades sociais permitem focalizar tanto as questões do acesso diferenciado ao ensino superior quanto aquelas relativas à permanência e ao êxito. E os resultados revelaram que, aliado às políticas públicas adotadas nos últimos governos, as ações implementadas pela Universidade de Rio Verde nos últimos três anos e meio foram diretamente responsáveis pelo expressivo crescimento no volume de discentes e aumento de receitas da IES, atingindo um crescimento de mais de 159% no número de discentes.
Falando da internacionalização, o professor mensurou dados importantes da Universidade durante sua apresentação, enfocando a sua dinâmica institucional e contextualizando a expansão do acesso e a internacionalização como elementos fundamentais, sob o ponto de vista da sociedade contemporânea, baseada na informação e no conhecimento.
O Estudo de Caso, com a técnica de coleta de dados de uma revisão de literatura e documental através do Escritório de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica da Universidade de Rio Verde, mostrou que a política institucional de internacionalização da UniRV deve ser transversal às atividades acadêmicas – ensino, pesquisa e extensão – e de gestão da Universidade, promovendo a abertura das mentalidades a outros idiomas e culturas. “Sem dúvida experienciamos um crescimento significativo nos últimos três anos aqui na Universidade de Rio Verde e nada mais gratificante para nós enquanto instituição, do que poder compartilhar com públicos de outros países a receita que tem dado certo aqui na UniRV, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior e expandindo o processo de internacionalização,’ menciona Alberto Barella.
Fortalecendo as relações internacionais da Universidade de Rio Verde, Claudecir Gonçales ainda visitou o diretor de relações internacionais da Universidad Autónoma de Santo Domingo, Antônio Medina Calcaño, onde apresentou a Universidade de Rio Verde e os programas de pesquisa e inovação, que tem elevado ainda mais o nome da instituição no cenário internacional.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Claudecir Gonçales/Edição: Wilker Duarte