No último sábado, 31 de agosto, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV deu início à segunda etapa do programa de extensão ‘Arte e Cultura Não Têm Idade’. Este programa é voltado para oferecer atividades educacionais artísticas e culturais a pessoas com 60 anos ou mais, além de promover uma rica integração entre idosos e acadêmicos.
O objetivo central do programa é explorar diversas linguagens artísticas, como música, dança, teatro, artes plásticas e literatura, reconhecendo a importância dessas atividades para estimular a criatividade, a expressão emocional e a cognição. Tais iniciativas contribuem para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar dos participantes, ao mesmo tempo em que fortalecem as relações interpessoais e a autoestima.
As atividades são realizadas em encontros e oficinas na Associação Beneficente Auta de Souza, coordenados por professores e acadêmicos dos cursos envolvidos. Além disso, os acadêmicos desenvolvem, às quartas-feiras, no período noturno, atividades em sala de aula que incluem o planejamento das ações a serem executadas nas instituições e a confecção de recursos didáticos para as oficinas.
O programa é coordenado pelos professores Ma. Deusmara Vieira Leão, Esp. Caroline Josiane Nascimento Fernandes e Márcio Francisco da Silva, em parceria com os acadêmicos de Pedagogia e Psicologia. Os professores destacam a relevância da arte, que, ao longo dos séculos, continua a desempenhar um papel fundamental na vida das pessoas. Este projeto reconhece a arte como uma ferramenta vital para estimular a criatividade, promover o bem-estar dos idosos e contribuir para a formação dos futuros pedagogos e psicólogos.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, parabeniza a dedicação dos estudantes na participação do Projeto. "Este nobre projeto, que busca levar conexão e arte aos idosos da Associação mostra a empatia dos nossos futuros profissionais. Além de proporcionar benefícios para a saúde mental dos idosos esta proposta também oferece uma oportunidade de aprendizado com novos desafios para os estudantes”, comenta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Faculdade de Pedagogia