Nesta terça-feira, 20, os calouros da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde – UniRV se reuniram com seus familiares e amigos para celebrar o primeiro passo da tão sonhada jornada acadêmica com a Cerimônia do Jaleco. Este evento repleto de significado marca o começo da formação dos futuros profissionais por meio da entrega do jaleco a cada um pelas mãos de pessoas importantes em suas vidas, e que apoiam este sonho.
O evento se iniciou com a belíssima apresentação musical do Professor Maestro Júlio Barbosa e seu companheiro artístico Zeca Martins.
Em seguida, o Diretor da Faculdade de Fisioterapia, Professor Me. Marcos Marcondes de Godoy, desejou as boas-vindas aos acadêmicos e aos demais presentes. O Professor também enfatizou a importância da profissão escolhida pelos estudantes e garantiu a eles total suporte por parte da UniRV durante a graduação. “A UniRV tem feito grandes investimentos em infraestrutura, projetos de extensão, e tudo isso forma o que necessário para que vocês saiam daqui como profissionais de alta qualidade. A Fisioterapia está em constante evolução, existem muitas áreas que podem ser exploradas por vocês. Desejo a todos que este período de graduação seja muito positivo”, declara.
A Pró-Reitora de Graduação, Professora Dra. Kênia Alves Barcelos reforçou aos presentes a importância e a responsabilidade que carrega o profissional da saúde. “A escolha que vocês fizeram no momento da matrícula é o compromisso como uma missão. A profissão escolhida nos sustenta de várias formas, especialmente com relação à nossa evolução como ser humano. Ao receberem o jaleco vocês recebem também a responsabilidade de serem grandes profissionais, que vão auxiliar as vidas que estarão nas mãos de vocês. Garanto que no futuro todo esforço e disciplina da graduação será recompensado”, afirma.
O Vice-Reitor, Professor Dr. Arício Vieira da Silva, parabenizou aos futuros Fisioterapeutas e agradeceu a todos pela escolha da instituição: “Agradecemos por terem escolhido a UniRV para este momento tão importante na vida de vocês. Serão cinco anos aqui na nossa Universidade com muito compromisso, responsabilidade e escolhas que se tornarão grandes realizações. Tenho certeza que daqui a cinco anos vocês estarão todos aqui neste palco para receber o tão sonhado diploma. É uma grande honra para nós fazer parte deste momento. Parabéns a todos os acadêmicos e também aos familiares por esta conquista”.
A acadêmica Gabriella Moraes Siqueira representou a 36ª turma e em sua fala, manifestou inspiração aos demais. “O simples ato de vestir o jaleco se torna um símbolo de compromisso, educação e esperança. Muito mais do que um uniforme, ele representa a nossa responsabilidade de cuidar e transformar vidas com coragem e compaixão”, declarou.
Representando os familiares dos acadêmicos, os pais da acadêmica Gabriela Mourão, sra. Elizane Cruvinel Mourão e Leonardo Paz de Castro, de forma leve transmitiram emoção. Em seus discursos, ambos ressaltaram a importância da dedicação e da paixão necessários para o sucesso, e acima de tudo, o amor da família que acompanha todo este processo.
Em seguida, os futuros fisioterapeutas foram convidados ao palco, onde receberam seus jalecos brancos pelas mãos de familiares. Este momento emocionante representa também o compromisso dos acadêmicos com os padrões de ética, competência e empatia.
Encerrando a cerimônia, o estudante João Victor Barbosa Ribeiro realizou a tradicional recitação do Juramento do Fisioterapeuta, reafirmando seu comprometimento com a excelência profissional e o cuidado compassivo.
O Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto, demonstrou imenso orgulho ao parabenizar os acadêmicos que hoje dão o primeiro passo rumo à formação profissional. “Boas-vindas aos nossos futuros fisioterapeutas! Que a jornada acadêmica de cada um seja repleta de conquistas e muito aprendizado. Reforço o compromisso da UniRV em continuar garantindo estrutura e projetos que agreguem à experiência acadêmica. Que esta Cerimônia seja um marco eterno da importância desta honrada profissão que escolheram”, enfatiza o Reitor.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Wilker Duarte