No final do inverno, período mais seco do ano, os ipês desabrocham em várias regiões do Brasil, especialmente no centro-oeste, deixando o cerrado mais colorido. No Brasil, geralmente a época de florada dos ipês começa em abril e vai até outubro.
Aqui no campus Rio Verde da Universidade de Rio Verde – UniRV, os ipês amarelos já se tornaram marca registrada. Anualmente nossos ipês perdem as folhas e exibem somente suas flores em cachos durante o final do mês de agosto e setembro, até que estas caiam completamente, cobrindo o chão. É neste momento que as sementes da planta são dispersadas.
Durante o período em que as flores estão presentes é fácil observar a mudança do movimento no campus. Quase toda a comunidade vem fazer algumas fotos, e não é incomum ver estudantes apreciando a paisagem no intervalo das aulas, atletas correndo ou andando de bicicleta.
Os ipês são plantas que gostam de sol pleno e temperaturas altas. O que desencadeia a sua florada são os fotoperíodos, ou seja, o comprimento dos dias e o tempo que estas plantas ficam expostas ao sol. Durante o inverno os dias são mais curtos que as noites, e por isso o ipê é conhecido como uma planta de dias curtos.
Um outro aspecto importante sobre a florada, é que para cada tipo de ipê ela ocorre um período específico. Primeiro surgem as roxas, depois as amarelas e por último as brancas, consideradas as mais raras junto às verdes e bicolores.
É inegável que esta temporada traz também mais alegria para o campus. O Reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto, convida a comunidade para vir apreciar o espetáculo dos ipês na UniRV: “A UniRV estará de portas abertas para receber os apreciadores da flor nacional. Quando a temporada chegar, aproveitem esta beleza natural para criar memórias e conhecer um pouco do nosso Campus. Quem quiser compartilhar estes momentos nas redes sociais, marque nosso perfil @unirvoficial”, comenta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Wilker Duarte