Nesta segunda-feira, 12, a Universidade de Rio Verde – UniRV realizou a aula inaugural do Programa de Mestrado em Produção Vegetal para os pesquisadores que ingressaram no segundo semestre. A atividade contou com a ilustre palestra do Dr. Wagner Bettiol, representante da Embrapa Meio Ambiente Jaguariúna (SP) que abordou o tema Controle Biológico.
A aula inaugural contou ainda com a presença do Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes; da Coordenadora do Programa de Mestrado em Produção Vegetal, Prof. Dra. June Faria Scherrer; e do Diretor da Faculdade de Agronomia, Professor Dr. Paulo Boldrin.
Em sua fala, Dr. Wagner ressaltou quanto o solo, essencial para a produção, está ameaçado por erosão, degradação e poluição. O material exposto durante a palestra demonstrou como mesmo após milhares de anos de prática de agricultura ainda há tanto para se descobrir e explorar a respeito do solo.
A palestra também apresentou que o controle biológico favorece a ciclagem eficiente de nutrientes, ajudando a manter a fertilidade do solo de maneira sustentável.
O Programa, que já existe há mais de 20 anos, foi o primeiro Mestrado em Produção Vegetal do interior de Goiás, e neste segundo semestre recebeu mais 10 novos pesquisadores.
“Além de dar as boas-vindas aos nossos novos mestrandos, a palestra também foi uma oportunidade para troca de conhecimento e novos aprendizados. Ver a procura pelo nosso programa de Mestrado aumentando a cada ano é muito positivo e mostra que nossos investimentos em pesquisa têm trazido resultados. Desejo a todos um semestre muito proveitoso e com muita produção científica”, comenta o Reitor Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Divulgação