Nesta segunda-feira, 20 de maio, a Faculdade de Psicologia realizou uma atividade em nome do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A data é instituída pela Lei Federal 9.970/00, e é uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. O evento também fez alusão à campanha ‘Faça Bonito’, ação nacional contra a violência e a exploração sexual infantil.
Os professores Me. Valdir Júnior, da Psicologia; Ma. Francielly Paludo, da Medicina Veterinária; Me. Fábio Bittencourt e a servidora Iria Daniela Pereira Freitas, deram início a ocasião com uma linda apresentação musical.
A ação com o tema: ‘Prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes na perspectiva da rede de proteção’, contou com uma mesa redonda com os seguintes convidados: Dr. Gustavo Baratella de Toledo, Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás; a psicóloga Lídia Melo, especialista em Psicopedagogia; e a Dra. Renata Dantas de Morais e Macedo, Promotora de Justiça do Estado de Goiás – Infância e Juventude. O professor Me. Valdir Júnior foi o mediador.
A mesa redonda abordou como a luta contra o abuso e a exploração sexual não é apenas uma responsabilidade das famílias, mas também dos governos e da sociedade civil, que desempenham um papel de extrema importância na proteção das vítimas e no encaminhamento dos casos para as autoridades competentes.
Os palestrantes também reforçaram o quanto é fundamental que todos estejam atentos aos sinais expressados pelas crianças e adolescentes, que podem indicar situações de abuso.
O evento também reforçou como a denúncia – ao Conselho Tutelar, autoridades policiais ou disque 100 – é uma ferramenta essencial para interromper o ciclo de violência e garantir que os culpados sejam responsabilizados.
Em seguida, os acadêmicos presentes puderam esclarecer dúvidas com os palestrantes.
“A UniRV continua sua missão de contribuir com a sociedade, dando espaço para a realização de eventos como este, que conscientizam a comunidade sobre a importância de identificar e combater esses crimes. Reafirmamos nosso compromisso com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes e continuaremos a nos unir nessa causa tão urgente e necessária”, afirma o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Eduardo Thomaz