Nesta segunda-feira, 13 de maio, a Faculdade de Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV, realizou uma atividade especial pensada para o Dia da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio. A atividade aconteceu na sala 22 do bloco VI. O ambiente foi transformado em um espaço sensorial para que os acadêmicos pudessem ter noção aproximada da realidade de um manicômio.
Inicialmente, os participantes entravam vendados na sala, onde dois outros estudantes voluntários representavam os pacientes internados. Após retirarem as vendas, o grupo assistia a trechos do documentário ‘Uma Sociedade Sem Manicômios’. Neste momento, o Professor Me. Valdir Júnior, explicou aos presentes sobre a história da Luta Antimanicomial, que se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
O professor ressaltou que dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com transtorno em nome de pretensos tratamentos, reforçando que todos têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento adequados.
Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de aprender a história da Luta Antimanicomial por meio de uma exposição que mostrava desde o início até momentos marcantes para o Movimento.
Ao final da atividade, os estudantes colocavam em um Mural de Registros o que absorveram da experiência.
Com o lema “Só remédio não cura!”, o evento abordou a importância da Luta, que reorganizou o modelo de atenção em saúde mental no Brasil, buscando a garantia da cidadania dos pacientes.
“A atividade que reforça a importância da Luta Antimanicomial no Brasil mostra como a UniRV é preocupada em formar profissionais conscientes do papel humanizado que deve ser exercido em suas profissões. Por meio desta ação os futuros psicólogos puderam refletir sobre a garantia da cidadania para as pessoas que precisam de atenção psicológica”, comenta o Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Rogério Guimarães