A Liga Acadêmica Jurídica (LAJURV) da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde realizou na noite desta quinta-feira, dia 11 de abril, uma aula especial para marcar o início das suas atividades. O primeiro encontro foi realizado no Teatro Lauro Martins contou com a presença do reitor da UniRV, professor Dr. Alberto Barella Netto, do vice-reitor e pró-reitor de Graduação, prof. Dr. Aricio Vieira da Silva; da diretora do curso, professora Dra. Linia Dayana Lopes Machado; da representante da Liga, Acsa Goulart e da vice-presidente da OAB Rio Verde, Silvana Potrich Cescon, além dos professores e acadêmicos e demais convidados em geral.
As ligas acadêmicas surgiram no século XX como uma estratégia extracurricular, com o objetivo de promover um aprofundamento teórico-prático das atividades aprendidas em sala de aula e a LAJURV é a primeira Liga Jurídica da Faculdade de Direito. Abrindo os discursos da noite, Linia agradeceu a toda reitoria pelo apoio a todos os eventos da Faculdade. “Hoje é um importante momento para a Faculdade de Direito e para os nossos acadêmicos, com a criação da Liga de estudos que vai contribuir muito para a carreira desses futuros profissionais,” comentou a diretora.
Em nome do presidente da OAB, Silvana reforçou o papel da Ordem dos Advogados do Brasil dentro da Universidade: “Ao juntarmos a Ordem com a academia nós conseguiremos moldar profissionais éticos e assim prestar um trabalho de excelência à comunidade. Parabéns a todos pela iniciativa de criar essa Liga que vai contribuir muito com o aprendizado dos acadêmicos,” pontou Silvana.
Professor no curso, Arício cumprimentou a todos pela iniciativa e compartilhou o importante papel da Universidade de Rio Verde na construção dos profissionais do futuro. “Estamos completando 40 anos da Faculdade de Direito que muito tem contribuído com a formação de milhares de acadêmicos que por aqui passaram. Sou egresso e me sinto orgulhoso de fazer parte do curso de Direito. Parabéns aos acadêmicos pela iniciativa de criar a Liga Acadêmica Jurídica, que é pioneira no nosso curso, “ponderou o vice-reitor.
Em nome de toda Universidade, o Reitor relembrou a trajetória da instituição que saiu de pouco mais de quatro mil alunos, para atualmente, quase doze mil estudantes. “A UniRV hoje tem um papel de destaque na advocacia brasileira, eu quero cumprimentar os organizadores dessa Liga e toda a Faculdade de Direito por esse significativo passo. É muito importante esse tipo de iniciativa para a Universidade, pois fortalece o aprendizado e abre um leque de oportunidades para aqueles estudantes que querem construir uma carreira de sucesso.,” ressaltou o Reitor da UniRV.
Ao final dos discursos, professores foram outorgados como orientadores da Liga. “Essa é a primeira Liga Acadêmica nesses 40 anos da Faculdade de Direito e quero agradecer a todos pelo apoio. Este é um ato de coragem, depois de tantos anos criarmos a primeira Liga da Faculdade e esse apoio é o que nos encoraja a preparar muitas atividades que irão contribuir com o aprendizado de vocês,” comentou Acsa.
O encontro especial contou com a palestra “Prerrogativas não são Privilégios" ministrada pelo advogado Mário de Oliveira Filho e promoveu uma reflexão profunda sobre a importância das prerrogativas para a advocacia criminal e, por consequência, para a sociedade como um todo.
Ainda durante o encontro especial, os participantes foram convidados a refletir sobre o papel fundamental dos advogados na construção de uma justiça mais justa, equânime e democrática. Foi destacado também, o dever de todos os futuros profissionais do Direito em defender e garantir esses direitos fundamentais em nossa sociedade.
Equipe ASCOM
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Foto: Herison Tessari