Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

UniRV presente no SUMMIT do Esporte Universitário da CBDU e eleição da FISU America

Publicado em: 01-04-2024
Compartilhar

 
O desporto universitário esteve em foco entres os dias 23 e 26 de março, no Rio de Janeiro, onde autoridades e personalidades do cenário esportivo dentro das Universidades estiveram reunidas. Destaque neste cenário, a Universidade de Rio Verde esteve presente durante toda a programação, sendo representada pelo reitor, professor Dr. Alberto Barella Netto.
 
A programação teve início no sábado, dia 23 de março, com a Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com o objetivo de apresentar o Relatório Técnico de 2023 e aprovar a prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2023, o calendário 2024 e os indicados à Comenda do Mérito do Desporto Universitário 2025.
 
No domingo (24) foi realizada a eleição da Federação Internacional de Esportes Universitários (FISU) America, a entidade máxima do esporte universitário nas Américas do Sul, Central e Norte, promovendo os valores do esporte e fomentando a prática esportiva em todos os países do continente, em harmonia com o espírito universitário. Membro da comissão de reitores da FISU América, Barella prestigiou a reeleição de Alim Maluf Neto, vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), sendo reconduzido ao cargo de presidente por 14 votos a 5.
 

A eleição aconteceu na Assembleia Geral da entidade, para um mandado com duração de quatro anos. Foram eleitos também Fred Asprilla, da Colômbia, como vice-presidente, Maria Inés Goméz, da Argentina, como tesoureira, e America Alvarado, de Honduras, como Secretária-Geral. Os 19 países presentes na Assembleia foram Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Uruguai, Paraguai, Peru, Panamá, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Jamaica, Trinidad e Tobago, Honduras, Mexico, USA, Canadá, Republica Dominicana e Cuba.
 
“Gostaria de agradecer a todos os países que confiaram na nossa gestão no último mandato. Mostramos o trabalho de desenvolvimento e união na FISU America e nossos filiados querem essa continuidade. Vamos buscar fortalecer o continente no que diz respeito às competições, participação e realização de eventos educativos, porque não somos só uma entidade de esportes, somos uma entidade também educacional. É importante fortalecer ainda mais o desenvolvimento do nosso esporte universitário”, disse Maluf Neto.
 
Ainda no dia 24, em nome da UniRV, Alberto Barella acompanhou o pleito eleitoral da Confederação Sul-Americana Universitária de Desportes (CONSUD) e prestigiou a eleição do presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Lusimar Santos, como vice-presidente da entidade.  A Confederação que regulamenta o desporto na América do Sul foi fundada em 1985 e conta com a integração de oito países: Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador e Brasil.
 
 
Promovendo um diálogo sobre sustentabilidade, esportes em ascensão, igualdade de gênero e dupla carreira, na segunda-feira, 25 de março, foi dia de participar do 3° SUMMIT do Esporte Universitário. O evento, que tem caráter educacional, teve como objetivo promover um diálogo entre estudantes universitários e profissionais do mercado do esporte, promovendo um diálogo sobre aspectos fundamentais no segmento.
 
A agenda do reitor da UniRV voltada ao esporte universitário no Rio de Janeiro, contou também com a participação na cerimônia de Premiação Melhores do Ano de 2023, realizada na noite da terça-feira, dia 26 de março.  O evento realizado anualmente pela CBDU e premiou os melhores atletas, Federações Universitárias Estaduais e Instituições de Ensino Superior do ano de 2023, além de instituições, órgãos públicos, personalidades e agentes políticos que contribuíram com a sua parceria no desenvolvimento do desporto universitário no Brasil.
 
 
Figurando positivamente no cenário esportivo nacional e internacional desde 2021, entre as 114 instituições de ensino superior ranqueadas com o troféu eficiência – 2023, a Universidade de Rio Verde ficou entre as 25 mais bem avaliadas. “A UniRV está na vanguarda do esporte universitário nacional, sempre participando e principalmente desenvolvendo atividades em prol do esporte. É a única universidade do Brasil que tem o certificado Healthy Campus da FISU, é uma certificação muito importante e isso destaca ainda mais o trabalho da UniRV em prol do esporte, “conclui Alim Maluf.
 
Equipe ASCOM
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Arquivo pessoal/ edição Herison Tessari 

+ Notícias

#

Nota de Pesar

A Reitoria da Universidade de Rio Verde, em nome de toda comunidade acadêmica manifesta profundo pesar pelo falecimento da servidora Irene Laranjeira Fernandes Brav...

#

Acadêmicos e professore da Fac. de de Agronomia prestigiam 23º Workshop CTC Agricultura

   Nesta sexta-feira, dia 13 de setembro, acadêmicos e professores da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde prestigiaram o 23º Worksho...

#

Reitor recebe Chefe do Estado Maior da Polícia Militar e retoma tratativas de parceria

  Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de setembro, o Reitor da Universidade de Rio Verde, professor Dr. Alberto Barella Netto recebeu o Cel. Câmara, Chefe do ...

#

Agência de Inovação da UniRV promove palestra sobre Inteligência Artificial

Nesta quinta-feira, 12, a Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio de sua Agência de Inovação, realizou uma palestra visando estimular na com...

#

Artigo mostra a utilização de tecnologia de engenharia reversa

   Os professores Dr. Tiago Luís Eilers Treichel, Dr. Marcelo Augusto Rozan dos Santos, Dr. Cheston Cesar Honorato Pereira e Dr. Tales Dias do Prado e o...