A proeminência do curso de Direito da Universidade de Rio Verde, UniRV, se destaca no cenário internacional. Recentemente, a professora Dra. Carolina Merida, participou da publicação de dois capítulos do renomado livro “Future Law, Vol. IV”.
O Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos, Iberojur, e da Universidade Lusófona, responsáveis pelo material, selecionaram o capítulo "Liberdade de Expressão na Sociedade em Rede: o Papel do Estado Brasileiro na Moderação de Conteúdos Veiculados nas Redes Sociais", fruto do TCC do egresso José Antônio Guiral Filho em coautoria com a professora.
O trabalho analisa a dinâmica da liberdade de expressão em um contexto de sociedade em rede, com foco no papel da legislação brasileira na moderação de conteúdos nas redes sociais.
O egresso José Antônio Guiral Filho foi participante do Programa de Iniciação Científica da UniRV e foi destaque em sua turma durante sua trajetória acadêmica. Para ele, a publicação significa o aumento das oportunidades de emprego e da possibilidade de cursar uma pós-graduação, podendo aumentar as chances de conseguir bolsas de estudo, oportunidades de trabalho e admissão em programas de pós-graduação.
O artigo “Laboratórios de Inovação nas Procuradorias Municipais como Instrumento de Fortalecimento da Cidadania” que a professora Dra. Carolina Merida escreveu em parceria com a procuradora do município de Novo Hamburgo, Cinara de Araújo Vila, também faz parte da publicação.
A docente afirma que a pesquisa é um grande passo e ressalta que uma publicação internacional não é uma tarefa fácil e requer esforço, dedicação e pesquisa de qualidade: “Ter um artigo publicado em uma obra internacional aumenta a visibilidade e o reconhecimento do nosso trabalho, sendo um importante passo na construção e consolidação de uma reputação acadêmica sólida e abrindo portas para futuras oportunidades de pesquisa”.
O Reitor, professor Alberto Barella Netto destaca a notoriedade desta conquista acadêmica. “O trabalho não apenas reflete o compromisso desses profissionais com a pesquisa jurídica de alta qualidade, mas também reforça o papel da instituição em formar profissionais capacitados e engajados, capazes de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento jurídico”.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Arte: Eduardo Thomaz