Buscando apresentar a diversidade cultural de Rio Verde, por meio de projetos realizados pela Secretaria Municipal de Cultura em diversos pontos da nossa cidade, a Faculdade de Pedagogia recebeu na noite desta terça-feira, dia 21 de novembro, a 37ª da Caravana da Cultura. Com programação diversificada, o encontro contou com apresentação da Banda Municipal Filadelfo Jorge da Silva; Dança do Ventre; Contação de Causos; Catira; Capoeira; Orquestra de Violeiros e Sanfoneiros de Rio Verde e a apresentação da peça teatral: Vila das Abóboras, encenada pelo Grupo Arar’Art.
Participaram do evento, a diretora do Curso, professora Ma. Eli Coelho Guimarães Carneiro, o secretário municipal de cultura, Isaac Pires, professores, acadêmicos e demais convidados. “O projeto visa difundir e ampliar o envolvimento e a participação da comunidade rio-verdense nos projetos ofertados pela Cultura que contemplam crianças, jovens, adultos e idosos,” destaca Isaac.
“O Curso de Pedagogia forma professores para atuar na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, etapas muito importantes no processo educacional. Assim sendo, educação e cultura estão intimamente relacionadas, pois ambas são processos de aprendizagem, transformação de conhecimentos, valores e habilidades. A educação é uma forma de cultivar a cultura, pois permite que as pessoas conheçam, compreendam, apreciem e preservem as diferentes manifestações culturais que existem no mundo, “comenta Eli.
A ação realizada com o apoio da Faculdade de Pedagogia mostrou que a educação e a cultura são dimensões fundamentais para a formação humana e para a construção de uma cidadania ativa, crítica e democrática. Além de promover a valorização da cultura local, a preservação da identidade e da diversidade cultural.“Cada cultura é única e representa uma forma de ver e interagir com o mundo. Ao valorizar a cultura local, estamos reconhecendo e respeitando a singularidade de nossos antepassados,” reforça o Reitor, professor Alberto Barella Netto.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Pedagogia