A Universidade de Rio Verde recebeu nesta segunda-feira, 13, a professora Dra. Edna Ursulino Alves, Coordenadora Adjunta da Área de Ciências Agrárias I junto à CAPES, Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A visita faz parte da autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV).
A professora Dra. June Faria Scherrer Menezes, coordenadora do programa explica o objetivo principal da visita da coordenadora adjunta. “Convidamos a Dra. Edna Ursulino para fazer uma visita, auxiliar na autoavaliação do nosso programa, que será feita novamente no ano que vem, e discutir a possível oportunidade de criação de um programa de Doutorado na área”, revela.

Durante a manhã a prof. Dra. Edna Ursulino assistiu a uma apresentação sobre o incentivo da Universidade às atividades de pós-graduação, pesquisa e inovação, ministrada pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação, Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis. O professor iniciou fazendo a apresentação do programa, e demonstrando os dados da Universidade na oferta de financiamentos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). “Em 2021 a UniRV oferecia 30 bolsas, em 2022 este número aumentou para 36, e este ano são 50”, demonstrou.

Em seguida, a prof. Dra. June Faria, apresentou o histórico do PPGPV, que é destaque no estado de Goiás desde sua fundação, há quase 20 anos. A professora demonstrou em sua palestra que o programa desempenha um papel vital ao lidar com as demandas crescentes da produção de grandes culturas para abastecer as agroindústrias. Também apresentou os dados de procura pelo curso por parte dos estudantes e as avaliações mais recentes – na qual o mestrado obteve nota 4.
A prof. Dra. Edna Ursulino, explica que há alta procura de programas nessa área na região centro-oeste, e que é uma política da CAPES tentar expandir a pós-graduação. “O PPGPV também se destaca por sua infraestrutura, recursos, e o comprometimento da Reitoria, Pró-Reitoria, docentes e discentes. Fiquei impressionada com o número de procura do curso de vocês! Por isso a fundação do Doutorado é uma grande oportunidade, devido a alta procura por programas assim na região!”, declara.

“A UniRV é muito importante para o desenvolvimento regional. São poucas as instituições que dedicam tanto para a pós-graduação. Isso é muito importante para a graduação e também para a pesquisa. Assim vemos que o programa está crescendo, e ainda tem um campo fértil para crescer”, ressalta.
A prof. Dra. Edna Ursulino também se reuniu a noite com os discentes do programa para discutir o papel fundamental dos acadêmicos no desenvolvimento do curso de mestrado, especialmente em sua participação na expansão e pesquisa.
O PPGPV colabora com instituições públicas e empresas privadas na realização de projetos de pesquisa, impulsionando a inovação agrícola. Os alunos do Programa contribuem significativamente para eventos científicos e fóruns de discussão, moldando o futuro das grandes culturas no agronegócio brasileiro.

Ao longo do dia a prof. Dra. Edna Ursulino visitou instalações da Universidade, como as salas de reunião e os estúdios de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação. Nesta manhã, 14, a professora se reuniu com o colegiado do PPGPV para discutir as atribuições e competências do corpo docente na pós-graduação.
O Reitor, professor Alberto Barella Netto, manifestou grande satisfação por receber a visita da Coordenadora Adjunta da CAPES, reconhecendo-a como uma oportunidade crucial para aprimorar a qualidade acadêmica, além de um importante momento de troca de conhecimento.
“Investir em nossos programas de mestrado, reforça não apenas a excelência na pesquisa, mas também a contribuição para o avanço do conhecimento e a formação de profissionais altamente capacitados. A possibilidade de fundação de um doutorado é reflexo do impacto positivo de nossos incentivos”, ressalta.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herison Tessari