Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

XVII CICURV começa com palestra do Dr. Átila Iamarino

Publicado em: 01-11-2023
Compartilhar

Começou nesta terça-feira, 31, a XVII edição do Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde (CICURV). O evento reúne estudantes, professores, pesquisadores e demais entusiastas da Ciência no Centro de Convenções para incentivar a pesquisa universitária e despertar desde o início da graduação o interesse científico na Instituição, aliando ensino, pesquisa e extensão.
 
Na ocasião estiveram presentes o Reitor professor Alberto Barella Netto; o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Graduação, professor Dr. Arício Vieira da Silva; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Carlos César Evangelista de Menezes; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Dr. Elton Brás Camargo Júnior e a coordenadora do CICURV, Dra. Andrea Sayuri Silveira Dias Terada.
 

 
O CICURV é organizado pela Reitoria e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UniRV desde 2007, e agora está em sua 17ª edição, com o número recorde de mais de 1800 inscrições de participantes e mais de 150 trabalhos aprovados para apresentação. O Congresso busca fomentar as produções científicas que potencializem a formação dos estudantes. Os trabalhos publicados no evento são divididos de acordo com sua área de conhecimento, dentre Ciências Agrárias, Humanas, Engenharias, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas.
 
A acadêmica do curso de Enfermagem, Thais Almeida Muniz, comenta a importância que a participação no CICURV terá em seu currículo acadêmico e profissional. “Será muito importante, pois pretendo fazer o mestrado, chegar ao doutorado, e quem sabe um dia poder ser professora na UniRV também! A Universidade garantiu total apoio para a iniciação científica e muito incentivo”.
 

 
O estudante Silvio Sakamoto, de Odontologia, conta como a iniciação científica foi uma experiência extraordinária e que mostrou a ele como o campo da pesquisa é amplo. “Tive a oportunidade de apresentar meu trabalho a muitas pessoas, foi uma experiência inexplicável. Agregou muito ao meu conhecimento”, declara.
 

 
“Acho muito importante o Congresso. Amanhã vou apresentar meu trabalho, e essa participação no CICURV fará com que eu tenha bases mais sólidas para a minha formação sobre tudo o que envolve pesquisa, estatística, o que é indissociável na formação de um bom profissional!”, destaca o acadêmico de Medicina, Adelzí Júnior, que demonstrou sua felicidade em participar do Congresso.
 

 
A coordenadora, Dra. Andrea, agradeceu a presença de todos os participantes, aos estudantes que submeteram seus trabalhos e à Administração Superior da Universidade pelo completo suporte dado ao evento. Também destacou a importância do Congresso como aliado ao ensino e a contribuição social por meio da pesquisa. “Nessa edição teremos mais de 150 trabalhos que serão apresentados! Para muitos, o Congresso representa o fim de um ciclo, com a divulgação dos trabalhos e o nosso objetivo principal é difundir as pesquisas e resultados que foram conseguidos aqui na nossa instituição”, ressalta.
 

 
O professor Carlos César parabenizou a Reitoria pela realização do evento e reforçou a relevância do Congresso especialmente para os estudantes que se interessam pela pesquisa. “Este é o evento mais importante para a ciência da nossa Universidade. Para muitos acadêmicos, este é o primeiro contato com a pesquisa e a iniciação científica, e este ano tivemos o recorde de inscrições de todas as edições. Isso mostra que o trabalho da Universidade em incentivar a inovação e a pesquisa tem sido eficaz!”, comenta.
 

 
Para o Reitor Alberto Barella a realização do evento é motivo de orgulho. Grande incentivador da pesquisa, inovação e do aprendizado prático, demonstrou sua gratidão pelos números expressivos de inscrições e trabalhos, e reforçou as ações da Reitoria pela iniciação científica. “Desde que assumimos a Reitoria temos hoje 50 bolsas de iniciação científica. Nossos professores têm diversos editais de pesquisa, de divulgação, auxílio a publicação e em breve ampliaremos o edital de inovação a todos os servidores técnico e administrativos da UniRV. Estamos sempre abertos a proposta de trabalhos, eventos, inovação e todos os tipos de pesquisa, como o apoio que oferecemos a todos os nossos professores, servidores e acadêmicos, que fazem a nossa Universidade”, assinala.
 

 
A palestra de abertura foi ministrada pelo biólogo e pesquisador brasileiro, Dr. Átila Iamarino. Se tornou notório por seu trabalho de divulgação científica, especialmente durante a pandemia da Covid-19, quando usou suas redes sociais para informar o público desde ações e medidas preventivas contra a propagação do coronavírus até os caminhos da pesquisa que levaram às vacinas. Atualmente, ainda usa as redes para pintar um panorama geral sobre como a sociedade tem se preparado através da pesquisa para possíveis novas crises como esta. O tema da apresentação foi “Da pesquisa à divulgação científica, por que precisamos de cada passo?”.
 
 
Átila explicou como os eventos da pandemia mostraram o grande avanço científico ao qual a humanidade chegou, tornando possível pela primeira vez na história a ação durante o curso da pandemia, mesmo em um momento no qual os pesquisadores encontraram desafios ao se comunicar com a sociedade em geral. Por isso, ressaltou a importância fundamental da divulgação científica em todos os meios. “A pesquisa não chega ao fim quando se conseguem os resultados, mas sim quando há a sua divulgação de forma eficaz, permitindo que todos tenham acesso à informação o e fomentando a ciência”, reforça.
 
O pesquisador expressou a necessidade da divulgação da pesquisa em se adaptar aos meios de comunicação atuais para que alcance de forma eficaz toda a sociedade e não apenas a comunidade acadêmica. “É necessário estar atento às mudanças que temos na maneira como as pessoas se informam, como ouvem falar sobre a ciência e as maneiras como a pesquisa é mudada e influenciada pela forma como as pessoas se informam”, explica.
 
Dr. Átila destaca ainda como a mudança de mídia, com o crescimento das redes sociais, torna necessária uma comunicação mais ativa por parte dos pesquisadores. “Quem começa a divulgação científica hoje deve falar ainda mais com as pessoas, e promover sua pesquisa em todos os meios, não só no meio acadêmico”, esclarece.
 
Ao final da palestra, o pesquisador respondeu a perguntas dos participantes. 

 
O evento continua hoje no Centro de Convenções, com a realização de workshops e apresentação dos trabalhos aprovados. Assista o vídeo com os melhores momentos, clique aqui.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herison Tessari

 

 

 

+ Notícias

#

Aparecida de Goiânia: uma história crescimento e parceria com a UniRV

A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...

#

Ação de conscientização e prevenção da violência contra crianças reúne acadêmico

Na noite desta quinta-feira, 08 de maio, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveram uma palestra em apoio à camp...

#

UniRV estreia no JUBS Fut 7 2025 na próxima semana

    Os estudantes atletas da Universidade de Rio Verde entram em quadra a partir de segunda-feira, dia 12 de maio, na edição 2025 do JUBs Futebo...

#

Como as tecnologias emergentes estão transformando a Contabilidade

  A Contabilidade tradicionalmente vista como uma profissão voltada a cálculos, normas e registros financeiros, está passando por transforma&cc...

#

Entenda o papel do marketing em tempos de crise

Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um ...