O I Congresso de Medicina de Formosa (COMEF) começou na última sexta-feira, 27. O evento que teve como tema “Aprenda, pratique e destaque-se” foi realizado no Auditório do Comando de Artilharia e Infantaria do Exército, Forte Santa Bárbara, e movimentou em média 350 pessoas todos os dias.
A mesa diretiva foi formada pelo coordenador multicampi, professor Me. Christiano Bittar; o General de Brigada Moisés da Paixão; o acadêmico João Victor Tocantins Presidente do I COMEF; o professor André Luiz Rodrigues Soares Sousa, Presidente Docente do I COMEF; e a acadêmica Maria Eduarda Azeredo, Vice-Presidente do I COMEF.
“O I COMEF significa a realização de um sonho. Queríamos instituir esta tradição aqui no Campus Formosa, e fomos muito bem apoiados tanto pela UniRV quanto pelos acadêmicos. Tivemos um grande número de inscrições, e muito suporte. É a concretização de um projeto pelo qual toda a organização e participantes se apaixonaram pelo caminho”, celebra o Presidente do I COMEF, João Victor.
A cerimônia de abertura contou com uma apresentação institucional da Universidade de Rio Verde, representada pelo coordenador geral dos Câmpus de Medicina, Me. Christiano Bittar, e uma apresentação do Exército Brasileiro, representado pelo comandante do Forte Santa Bárbara, General de Brigada Moisés da Paixão. Em seguida os participantes assistiram a "Aula Magna sobre Arritmias" com o Dr Guilherme Teles, e uma palestra com a Dra. Maria Julia Ferreira que abordou a questão “Qual o melhor anticoncepcional para a sua paciente?”.
No sábado, 28, durante a manhã, no Campus, foram realizados workshops e uma mesa redonda com a Dra. Carol Messeder e Dr Fabrício Dias, especialistas da página Chama a Clínica Academy; Dr. Victor Borges, residente de Clínica Médica e o professor Dr. Marcus Vinicius Oliveira, médico generalista, que discutiram sobre o tema Raciocínio Clínico.
Em seguida, foi realizada a mesa redonda de Direito Obstétrico com a Dra. Júlia Alencar, médica ginecologista especialista em gestação de alto risco e Dra. Beatrice Brito Akuamoa, advogada especialista em Direito Médico.
Durante a tarde, os participantes puderam assistir a palestras dos mais variados temas dentro da atuação médica, apresentadas por profissionais conceituados na área. Iniciando esta etapa do evento, o Dr. Paulo Appolonio, discutiu a Neurologia no Pronto Socorro. Em seguida a Dra. Jule Santos apresentou o Mindset do Emergencista, demonstrando sua experiência.
A ginecologista Dra. Camila Prestes, falou sobre Longevidade e Sexualidade na Medicina, em uma palestra esclarecedora. Iluminando um tema muito debatido, o pediatra Dr. Flávio Augusto abordou a discussão “Quando a febre é uma emergência na criança?”. Encerrando o primeiro circuito de palestras, o Dr. Karl Matsumoto, falou sobre Carreira Médica.
No domingo, 29, o acadêmico Felipe Rong, da Universidade Federal de Viçosa, apresentou aos participantes as possibilidades e a realidade de realizar um Intercâmbio de estudos, contando de sua experiência no Instituto de Neurologia de Harvard. A acadêmica Isadora Brito do campus de Aparecida de Goiânia, especialista em Análise Curricular para Residência e Escrita Científica, palestrou sobre Currículo Médico e contou sua experiência e participação nas 5 iniciações científicas que realizou.
Por fim, o Dr. Adriano Vendiamatti, Clínico Geral e Emergencista, iluminou os questionamentos dos acadêmicos com o tema “Formei, posso trabalhar no Pronto Socorro?”.
O evento contou também com os seguintes workshops: Punção liquórica, com Dr. João Felipe; Simulação de parto, com a Dra. Júlia Alencar; Simulação realística, com a Dra. Gabriela Rabelo; Sutura, com o Dr. Pablo Calieron; Desbridamento cirúrgico, com a Enfermeira Adrienne Câmara; Reanimação Cardiopulmonar, com o professor André Luiz Rodrigues e Enfermeiro Marcos Haley; Intubação Orotraqueal, com a Dra. Jule Santos, Dr. Luis Henrique Belei, e Dr. Victor Borges; Acesso Central, com o Dr. Fábio Daniel; e Dreno de Tórax, com o Dr. Daniel Medrano.
Os mais de 30 trabalhos que foram aprovados para apresentação foram exibidos no sábado e avaliados por duas bancas, uma online e uma presencial. O primeiro lugar foi da acadêmica Ana Carolina Santos Fontenele, com o tema: “Disbiose Associada a Doenças Mentais”. Seu prêmio foi composto por vários brindes, incluindo um estetoscópio Littman.
O segundo lugar ficou com o estudante Marco Antônio Soares, apresentando o trabalho “Perfil Epidemiológico e Mortalidade Materna em Internações por Hemorragia Pós-parto no Brasil”, e recebendo um blackbook de clínica médica. O acadêmico Vichelson Mandu ficou com o terceiro lugar por sua pesquisa sobre “Cuidados Paliativos em Doenças Terminais Infantis: Uma Revisão de Literatura. Como prêmio recebeu o livro “Como fazer todos os diagnósticos”.
“É com imensa alegria que parabenizo a Faculdade de Medicina Campus Formosa na realização do I COMEF. Este evento foi de extrema importância para o crescimento acadêmico e profissional de todos os envolvidos. O tema escolhido demonstrou a vontade de nossos futuros médicos em atuar e praticar o que aprendem na Universidade, e é com satisfação que disponibilizamos todo o suporte necessário para atividades enriquecedoras como esta!" comenta o Reitor, professor Alberto Barella.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: I COMEF