Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Trazendo novidades, V edição do Lidera fala sobre Comunicação Interna

Publicado em: 26-10-2023
Compartilhar

Mais uma edição do Programa de Desenvolvimento de Líderes da Universidade de Rio Verde (Lidera) teve início ontem, 25 de outubro. A programação, organizada pela Reitoria em parceria com o Departamento de Relacionamento e Novos Negócios, é destinada aos Diretores pedagógicos e demais Coordenadores dos departamentos da UniRV. A atividade tem o objetivo de capacitar e desenvolver líderes que possam levar suas equipes a atingir resultados de alta performance e de forma sustentável, além de estar preparados para os desafios do cenário atual.
 
O evento contou com a presença do magnífico Reitor Prof. Alberto Barella Netto; o Pró-Reitor de Graduação Prof. Dr. Arício Vieira da Silva; o Pró-Reitor de Pós-Graduação Prof. Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação Prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profa. Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Dr. Elton Brás Camargo Júnior; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Prof. Dr. Sebastião Lázaro Pereira; a Procuradora Geral, Profa. Dra. Viviane Aprigio Prado e Silva; e a Secretária-Geral, Sra. Mirlene Guimarães Castro Meireles.
 

 
Dando início a programação, o Reitor prof. Alberto Barella compartilhou com os presentes a sua alegria na realização de mais um Lidera e revelou ainda que o programa vai se tornar uma pós-graduação. “Esta é a 5ª edição do Lidera, este programa que temos desenvolvido e cuidado tão bem. Agora ele vai se estender até o dia 30 de abril do próximo ano, em 6 módulos, como uma pós-graduação. Os aprovados a partir de agora, com notas e frequência, receberão o título de pós-graduados em Liderança e Gestão Universitária”, explicou.
 
O Reitor também contou que a partir de janeiro de 2024 a Universidade irá oferecer aos servidores técnicos uma pós-graduação em Gestão Pública. “É de extrema importância, em uma Instituição de peso como a nossa, que nossos colaboradores tenham a oportunidade de se qualificar ainda mais”, afirma.  
 

 
O Reitor ressaltou também a importância da temática escolhida este ano para o evento, que aborda a Comunicação interna e a padronização da comunicação para maximizar a produtividade e o desempenho.
 
“Precisamos de uma padronização na nossa forma de comunicar. Somos uma grande Universidade, por isso é necessário que haja uma redação oficial, padronizada, única e moderna. Dessa forma demonstramos nosso tamanho também em organização”, comenta.
 
A psicóloga Andressa Silva Freitas Labury, especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Coaching de Carreira e Estratégia nas Organizações deu início a sua palestra “O impacto da comunicação interna eficiente na redução do desperdício de tempo e aumento de produtividade”, contextualizando a origem da comunicação e como ela tem evoluído de diferentes formas a longo do tempo.
 
 
Andressa contou histórias nas quais a comunicação foi a chave principal. De forma descontraída, realizou atividades com os presentes, pesquisas e dinâmicas que mostraram a importância de alinhar a forma de se comunicar. A palestrante também desenvolveu o que é a cultura das empresas e como ela impacta na comunicação.
 
A psicóloga deixou evidente como a comunicação interna eficiente desempenha um papel fundamental na redução do desperdício de tempo e no aumento da produtividade nas organizações. “Quando as equipes se comunicam de maneira clara e constante, os colaboradores têm um entendimento melhor de suas tarefas e metas, evitando mal-entendidos e retrabalho. Além disso, a comunicação eficaz promove a colaboração entre departamentos, o que pode acelerar a resolução de problemas e promover a inovação. Isso resulta em uma utilização mais eficiente do tempo e recursos, contribuindo para um aumento geral da produtividade e, por sua vez, para o sucesso da organização”, explica.
 

 
A palestrante reforçou importância da comunicação assertiva, atenção aos detalhes, correção e minimização dos ruídos da comunicação. Também ressaltou a necessidade de realizar uma padronização para manter uniforme a linguagem da empresa em todos os meios e departamentos.
 
Ao final da palestra, Andressa deu dicas de como identificar e combater falhas e ruídos de comunicação.
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herison Tessari

+ Notícias

#

Aparecida de Goiânia: uma história crescimento e parceria com a UniRV

A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...

#

Ação de conscientização e prevenção da violência contra crianças reúne acadêmico

Na noite desta quinta-feira, 08 de maio, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveram uma palestra em apoio à camp...

#

UniRV estreia no JUBS Fut 7 2025 na próxima semana

    Os estudantes atletas da Universidade de Rio Verde entram em quadra a partir de segunda-feira, dia 12 de maio, na edição 2025 do JUBs Futebo...

#

Como as tecnologias emergentes estão transformando a Contabilidade

  A Contabilidade tradicionalmente vista como uma profissão voltada a cálculos, normas e registros financeiros, está passando por transforma&cc...

#

Entenda o papel do marketing em tempos de crise

Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um ...