Uma Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico. Aqui na Universidade de Rio Verde a Soluv Junior surgiu como uma iniciativa da prof. Ma. Kerla Cristina Parreira Lima, diretora dos cursos de Administração e Marketing, que viu o potencial dos alunos do curso e quis aproveitá-lo em atividades fora da sala de aula. “Uma Empresa Júnior é muito importante para a Universidade e para a formação dos estudantes, pois por meio dela é possível promover a eles, ainda durante a graduação, a melhor experiência de mercado. Busquei a PRPI e dei início aos procedimentos necessários, tudo com o auxílio da acadêmica Isadora”, explica a professora.
Isadora Besutti Bianchi é estudante do curso de Administração e atualmente a Presidente da Soluv Junior. “Eu queria participar de algo diferente, um ‘a mais’ da grade curricular comum. Comentei sobre isso com a prof. Kerla e começamos a nos organizar. Fomos nas salas explicar o que era uma EJ, convidamos os primeiros alunos para participarem, organizamos os papéis para o registro e hoje temos 11 integrantes, divididos entre os cursos de Administração, Marketing, Agronomia e Medicina Veterinária”, conta.
No ano passado a Soluv realizou o seu primeiro evento: SJAGRO - Empreendedorismo e Análise de Mercado do Agronegócio, que tratou de assuntos pertinentes ao mercado, e auxiliou a arrecadar os fundos necessários para a criação da EJ. Um dos trabalhos mais recentes foi o de consultoria para a empresa Hortaliça do Gaúcho, que uniu as atividades das Ciências Agrárias e de Gestão, e aconteceu durante o primeiro semestre deste ano.
O serviço é principalmente de consultoria com pequenas empresas, de acordo com suas necessidades. O foco é realizar consultoria tanto na área das Ciências Agrárias quanto na de Gestão, tentando sempre integrar todos os participantes, de cada curso envolvido. “Quanto mais Faculdades envolvidas na EJ, mais chances o projeto tem de perpetuar mesmo conforme os integrantes concluam a graduação, os demais estudantes da Universidade podem continuar”, reforça a prof. Kerla.
São os estudantes quem desempenham as atividades, sempre com o acompanhamento de professores da área que estiver sendo atendida. “Iniciativas como esta são importantes para os acadêmicos pois permite que eles desenvolvam habilidades na sua área de formação, sintam-se protagonistas dos seus estudos e trabalho, e possuam maior experiência com o mercado. É importante para desenvolver softskills, e para o networking deles”, esclarece a orientadora da Soluv, prof. Ma. Ana Maiara Rodrigues.
Os estudantes interessados na criação de uma Empresa Júnior deverão divulgar amplamente a proposta no âmbito de sua Faculdade, com o objetivo de proporcionar a participação coletiva dos seus pares na referida Faculdade.
Para mais informações, entre em contato com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, por meio do programa UniRVJúnior pelo telefone: (64) 3611-2219, e-mail:
inovacao@unirv.edu.br ou pelo
link.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Soluv Junior