Mais um importante projeto executado pelo Departamento de Engenharia e Obras toma forma na Universidade de Rio Verde: o Sistema de Irrigação e Paisagismo Automatizado. O intuito da construção é facilitar a manutenção dos jardins e canteiros, que atualmente dependem de caminhão-pipa e de mão de obra duas vezes ao dia.

“Este sistema foi projetado para ser totalmente automatizado e irrigar as plantas de acordo com a necessidade de cada uma das espécies. Portanto, em algumas partes a irrigação ocorrerá por meio de gotejamento, que é mais localizada; em outras partes, será por aspersão. Tudo levando em conta como o jardim está projetado”, explica a professora do curso de Agronomia e paisagista da instituição, Dra. Karina Boldrin, que participa da fiscalização desta obra.

“A obra vai reduzir significativamente o consumo de água. O sistema também conta com um sensor de chuva, que ajusta a exigência de água das plantas. Os jardins bem formados proporcionam embelezamento do Campus e alegra o dia a dia dos acadêmicos, servidores e comunidade, deixando a Universidade mais bonita”, comenta a Engenheira Civil, Camila Frazão, Fiscal de Obras do Departamento.

O projeto envolve os principais blocos da UniRV, a rotatória principal, os jardins dos Blocos VI e VII, o canteiro central, o Laboratório Multiusuários 2, o Centro de Convenções e a avenida principal. O projeto e a fiscalização são realizados pelo Departamento de Engenharia e Obras e a execução é da Vortex Engenharia e Construções.
Para o Reitor, prof. Alberto Barella, o projeto é uma forma de promover mais sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, já que reduz o consumo de água. “As novas obras de irrigação e paisagismo automatizado representam o cuidado que a Universidade tem com o embelezamento e o paisagismo, além de trazer benefícios tangíveis, como a economia de recursos hídricos, a melhoria do ambiente de estudo e trabalho, além do compromisso com a sustentabilidade”, assinala.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herisson Tessari
Revisão: Anielle Morais - Mtb 12.730 JP/MG