Educação especial numa perspectiva inclusiva foi o tema escolhido pela Faculdade de Pedagogia na noite desta terça-feira, dia 12 de setembro, para celebrar a Semana da pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla com os acadêmicos, egressos, professores, preceptoras da Residência Pedagógica e professores da Rede Municipal e Estadual de Educação, buscando assim, conscientizar sobre as necessidades para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, desenvolvida de 21 a 28 de agosto, pela Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), desde 1963 e foi instituída no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, visando o desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade e objetivando ainda, divulgar sobre as condições sociais das pessoas em situação de deficiência intelectual e múltipla, como meio de transformação da realidade.
A diretora do Curso, professora Ma. Eli Guimarães Carneiro recepcionou a todos e deu as boas-vindas, falando da importância de trabalhar o tema. Para abrir as atividades propostas para a noite, Larissa Barbosa, acadêmica do 8º período, cantou a música “Pra ser Feliz”, composição de Elias Muniz Sobrinho.
A professora Ma. Aparecida Maira de Mendonça Rezende e também mediadora da Inclusão junto à Secretaria Estadual de Educação de Rio Verde Go, discorreu sobre a Educação Especial numa perspectiva inclusiva, despertando provocações sobre a importância da inclusão e de trabalhar o assunto na graduação.
O momento especial voltado à inclusão contou ainda, com uma apresentação de dança, ao som da música de Gilberto Gil, “Ser diferente é normal”; uma encenação adaptada, do curta-metragem “Cuerdas” de Pedro Solís Garcia; uma declamação do poema “Seu filho diferente” de autoria do Padre Zezinho e a interpretação, em Libras, da música “Raridade”, de Anderson Freire, ambas apresentadas pelos acadêmicos do 8º.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Pedagogia