Aparecida de Goiânia: uma história crescimento e parceria com a UniRV
A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...
Apoiando as iniciativas que fortalecem as pesquisas e o agronegócio brasileiro, a Universidade de Rio Verde mais uma vez é parceira do 13º Workshop do Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano (Gapes), realizado nos dias 04 e 05 de setembro, no Centro de Convenções. O Workshop é considerado o maior evento de pesquisa na área do Agronegócio em Goiás e este é o segundo ano que a instituição colabora na formatação do encontro.
Este ano o número de inscrições ultrapassou a expectativa, e levou mais de 800 participantes reunindo produtores, agrônomos, técnicos, cientistas, estudantes, empresários, professores e pesquisadores do agronegócio. A edição de 2023, que pela primeira vez acontece também em formato híbrido (digital e presencial), trouxe os temas mais atualizados e relevantes sobre pesquisa no Agronegócio do Brasil e do mundo, com olhar especial para os desafios de tornar a produção cada vez mais crescente, sustentável e rentável.
O Workshop permite a interação entre a classe produtora, entidades e empresas do setor com as últimas pesquisas e tecnologias, contribuindo para um manejo mais eficaz das lavouras, principalmente no cerrado brasileiro, predominante em Goiás e como sempre tem se destacado pela produção de grãos.
O Grupo Associado de Pesquisa do Sudoeste Goiano foi constituído em 16 de junho de 2000 e com formalização e aprovação do Estatuto Social em 30 de junho de 2000, com sede em Rio Verde. O Grupo é constituído por 36 associados, produtores rurais, que cultivam lavouras de soja, milho, algodão, feijão e outras, compreendendo cerca de 220 mil hectares anuais.
A cerimônia oficial de abertura foi realizada na tarde desta segunda-feira, dia 04 de setembro e reuniu ainda representantes de entidades classistas e autoridades. Felipe Schwening, presidente do Gapes, iniciou sua fala agradecendo a equipe da UniRV: “Agradeço especialmente ao magnífico Reitor Alberto Barella, que todo ano disponibiliza tudo o que é necessário para o evento. Agradeço também aos produtores que estão no meio agro e se dispuseram a participar do evento para buscar conhecimento e novas tecnologias para encarar os próximos anos”.
Felipe ainda contou a história de origem do Gapes e em parceria com o ex-presidente do Grupo, Charles Louis Peeters analisam o cenário de produção do agro atualmente. “O próximo ano aparenta ser desafiador e por isso a necessidade de se reinventar e buscar conhecimento para melhorar a produção", acrescenta Felipe, que citou juntamente com Charles, as palavras que definem o Gapes: união, conhecimento e perpetuidade.
O Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes deu continuidade à fala de Felipe: “Acrescento as palavras que definem o Gapes, a palavra ousadia. Os pioneiros do Gapes foram ousados, pensaram grande e hoje estamos vendo os frutos daquela semente plantada, com a sua fundação. Temos os mesmos propósitos e pensamentos como gestores da UniRV”, afirmou.
O Reitor, professor Alberto Barella Netto, citou Paulo Freire em seu discurso e acrescentou o verbo esperançar ao conjunto de definições do Grupo de Associados. Ele comentou também como o trabalho do Gapes se baseia em esperança e completou falando da construção de um espaço destinado às pesquisas no âmbito universitário. “Estamos construindo aqui na UniRV, um Centro de Inovação, Pesquisa e Pós-graduação e este espaço pode oferecer o selo de validação das pesquisas do Gapes e contribuir ainda mais com o agronegócio.” Finalizou o Reitor que parabenizou a equipe e reforçou o que o apoio dado pela instituição ao evento será contínuo.
Entre os temas em destaque, estarão a biotecnologia no agronegócio brasileiro, panorama climático e as perspectivas e tendências do mercado. Grandes nomes do agronegócio compartilharão suas expertises para otimizar os processos de produção.Confira a programação:
1º dia (04/09)
13h às 14h15 – Inscrições e Credenciamento
14h15 às 14h50 – Abertura, com Felipe Schwening, presidente do Gapes, e Alberto Barella, reitor da UniRV
14h50 às 16h05 – Biotecnologia no Agronegócio Brasileiro, com Alexandre Nepomuceno, chefe geral da Embrapa Soja
16h05 às 16h25 – Coffee break
16h25 às 17h05 – Clima, com Luiz Carlos Molion
17h05 às 18h05 – Perspectivas e Tendências de Mercado, com Ismael Menezes, Analista de Mercado
18h05 às 18h25 – Plenária, com Alexandre Nepomuceno, Luiz Carlos Molion e Ismael Menezes
A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...
Na noite desta quinta-feira, 08 de maio, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveram uma palestra em apoio à camp...
Os estudantes atletas da Universidade de Rio Verde entram em quadra a partir de segunda-feira, dia 12 de maio, na edição 2025 do JUBs Futebo...
A Contabilidade tradicionalmente vista como uma profissão voltada a cálculos, normas e registros financeiros, está passando por transforma&cc...
Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um ...