Integrando a comitiva formada por 39 reitores de diversas instituições de ensino superior filiadas à Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), o Reitor da Universidade de Rio Verde, professor Alberto Barella Netto, participa, desde o dia 24 de agosto, de uma missão internacional à África do Sul. Ele visita as principais universidades da África do Sul, objetivando fortalecer as relações de cooperação entre os países e compartilhar experiências em prol do ensino superior.

Na capital legislativa da África do Sul, a Cidade do Cabo, considerado o segundo maior centro financeiro, econômico e comercial do país, a comitiva brasileira esteve nas seguintes instituições: Stellenbosch University (SUN), University of Western Cape (UWC) e University of Cape Town (UCT). Durante a visita à UCT, Alberto Barella aproveitou o encontro para iniciar as tratativas de uma parceria com o Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento da UniRV. Ainda durante o encontro na University of Cape Town, o gestor da UniRV foi escolhido para homenagear o anfitrião, professor Emérito Dayanand Reddy, Vice-chanceler interino.

Com destino a Port Elizabeth, a missão internacional visitou a cidade que possui um dos maiores portos da África do Sul e também abriga duas instituições de ensino superior importantes que foram visitadas pela comitiva, a Nelson Mandela University - Campus Sul - e a Rhodes University. Na Nelson Mandela University, o Reitor da Universidade de Rio Verde buscou parcerias para os cursos da área da saúde.
A última cidade a ser visitada pelos membros da comitiva é Johannesburg. A cidade, que é capital da província de Gauteng, é uma das grandes metrópoles do País, com mais de 5,5 milhões de habitantes. Ao todo, os participantes da missão conhecerão quatro universidades no local: University of Johannesburg (UJ), University of the Witwatersrand (WIT), University of Pretoria (UP) e University of South Africa (UNISA). No local também será realizada visita à sede da Embaixada do Brasil.

O Reitor da UniRV ressalta que o principal objetivo da missão internacional na África do Sul é fortalecer as relações de cooperação entre os países e compartilhar experiências em prol do ensino superior. “Essa missão internacional representa possibilidades de parcerias para a Universidade, no campo da pesquisa, da pós-graduação e no avanço da internacionalização institucional. Iniciamos tratativas importantes para o nosso Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento e também para os nossos cursos da área da saúde, ampliando o leque de parcerias internacionais,” afirma Alberto Barella.
A missão internacional da Abruem segue na África do Sul até o próximo dia 02 de setembro. Durante a viagem, estão sendo visitadas universidades nas cidades de Durban, Cidade do Cabo, Porto Elizabeth e Johannesburgo.
A Abruem
A Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais, criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização. A entidade é defensora da causa da internacionalização, promovendo anualmente diversas ações que envolvem missões ao exterior, acordos de cooperação e encontros diplomáticos.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Abruem