Uma instituição de ensino superior, é ancorada sobre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão universitária e a extensão pode ser definida como ações junto à comunidade, que possibilitam compartilhar, com o público externo, o conhecimento adquirido. Buscando promover o debate sobre essas práticas extensionistas, a Universidade de Rio Verde realizou de 23 a 25 de agosto, o XIV Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste – SEREX, reunindo em um só ambiente, docentes, acadêmicos, técnicos, gestores das instituições de ensino superior e público interessado em desenvolver atividades em conjunto que possam levar benefícios à população, ampliando assim as ações extensionistas e enfatizando o papel fundamental das IES públicas municipais, estaduais e federais.

O evento de natureza acadêmica, científica e cultural reuniu cerca de três mil participantes, com a presença de dez instituições de ensino superior da região centro-oeste e teve como propósito estimular, ampliar e aprofundar o debate sobre as práticas de Extensão Universitária, em conformidade com a Resolução nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que regulamentou a curricularização da extensão universitária, determinando que todas as unidades de ensino superior incluíssem práticas extensionistas em seus projetos, disciplinas e grades curriculares.
.png)
A edição sediada pela UniRV contou com representantes e estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); da Universidade de Brasília (UNB); da Universidade Federal de Goiás (UFG); da Universidade Estadual de Goiás (UEG); da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); da Universidade Federal de Jataí (UFJ); Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES) e Centro Universitário de Goiatuba (UNICERRADO).

A cerimônia de abertura, realizada no dia 24 de agosto, contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Dr. Carlos César Evangelista de Menezes, no ato, representando o Reitor, professor Alberto Barella Netto; o diretor do Programa e Bolsas no país (CAPES), Dr. Laerte Guimarães Ferreira; a Pró-reitora de Extensão e Cultura, profª Ma. Vanessa Renata Molinero; a Vice-presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), Drª Maria Anezilany Gomes; a coordenadora do FORPROEX região centro-oeste, Drª Ludmila Grego Maia; o secretário da Câmara de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), Evandro Salvador Alves de Oliveira; a decana da extensão da UNB, Olgamir Amância Ferreira e o coordenador do evento, prof. Dr. Gilmar Oliveira Santos, na mesa diretiva.
Discursos sobre a importância do Seminário
“Quero dizer para todos, a alegria de estar mais uma vez na Universidade de Rio Verde, para mais uma edição do SEREX, falando em nome dos Pró-reitores de Extensão e sobre a responsabilidade da extensão universitária. Parabenizo toda a equipe pela organização e reforço o papel das universidades, sejam elas públicas municipais, federais ou estaduais, de estar integrada com o território em que ela se situa e contribuir com a comunidade,” Decana de extensão universitária, Olgamir Amância Ferreira.
“Quero parabenizar a Universidade de Rio Verde por esse importante encontro de saberes e fazeres de tantas pessoas que fazem a extensão universitária no centro-oeste. Este evento é muito importante e que as outras regiões do Brasil possam se espelhar nessa ação. Aqui será palco de discussão das diretrizes e princípios que regem a extensão, que possamos levar muito aprendizado,” Maria Anezilany.
“É visível que este é um belíssimo evento e bem organizado, parabéns a Universidade de Rio Verde e todos os envolvidos na realização. Quero agradecer o convite para que a Capes estivesse presente neste seminário que vai discutir esse novo paradigma. Não consigo ver uma Universidade pública sem ter o braço forte da extensão universitária. A curricularização da extensão é algo que se mostra imprescindível e é uma honra estar falando em nome da Capes nesse encontro. Estou impactado com a grandiosidade desta Universidade,” Laerte Guimarães, representante da CAPES.
.png)
“Este evento proporcionou muitas parcerias, aprendizado e trocas que fortalecem cada vez mais a Extensão Universitária. Foram momentos para se discutir os desafios e acertos que cada IES da região centro-oeste tem vivido, seja esta IES de natureza pública municipal, estadual ou federal. Muito se discutiu sobre a creditação curricular no intuito de clarificar as dúvidas que assolam toda a comunidade acadêmica,’ Pro-Reitora de Extensão e Cultura da UniRV, Vanessa Renata Molinero de Paula
Fala do Reitor sobre o evento
“A realização de mais uma edição do SEREX na Universidade de Rio Verde é motivo de muito orgulho, principalmente porque este é um evento muito importante para fortalecer as parcerias entre as Instituições de Ensino e discutir maneiras efetivas para o desenvolvimento de projetos extensionistas. As atividades de extensão da UniRV têm se destacado, pois é principalmente por meio dessas ações que a Universidade ultrapassa seus muros e se aproxima das famílias. Muito obrigado a todas as IES, os acadêmicos, professores e todas as pessoas que vivenciaram conosco estes três dias de intenso aprendizado,” professor Alberto Barella Netto, Reitor da Universidade de Rio Verde.
Os temas debatidos durante o evento
A programação desta edição trabalhou desafios da extensão, debatendo temas como: Desafios na Efetivação da Inserção Curricular; Os desafios enfrentados pela extensão universitária/Universidade e Sociedade; Ética na Extensão; Inserção de créditos extensionistas nos currículos de graduação e Financiamentos para a extensão universitária.
Personalidades que conhecem, estudam e vivências a extensão universitária promoveram a troca de conhecimento, compartilharam experiências e oportunizaram o fortalecimento das ações extensionistas nas instituições públicas municipais, estaduais e federais.
A Corrida dos Ipês
A Corrida dos Ipês integra a programação do XIV Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX), sediado pela Universidade de Rio Verde. A segunda edição da ação que buscou promover saúde, bem-estar e integração, além de incentivar a prática de atividades saudáveis, foi realizada nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, e reuniu 500 participantes.
Participaram da edição de 2023, professores, servidores e acadêmicos da UniRV, das instituições de ensino superior presentes no Seminário, atletas profissionais, grupos de corrida de rua, iniciantes e comunidade em geral, promovendo um verdadeiro aulão de saúde e bem-estar, companheirismo e integração social.
Trabalhos aprovados para apresentação
Os trabalhos do 14º SEREX abordam a “Extensão, Democratização e o Novo Paradigma da Universidade”. Quase 200 trabalhos na modalidade pôster e apresentação oral foram aprovados para apresentação durante o evento.
Três instituições de ensino superior se destacaram durante a Seminário pela quantidade de trabalhos inscritos, a anfitriã do evento, UniRV e a Universidade Federal de Jataí (UFJ), com 34 trabalhos submetidos e a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que participou com 30 trabalhos, sendo 20 na modalidade pôster e 10 na modalidade comunicação oral.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Herison Tessari