A Corrida dos Ipês integra a programação do XIV Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX), sediado pela Universidade de Rio Verde. A segunda edição da ação que busca promover saúde, bem-estar e integração, além de incentivar a prática de atividades saudáveis, foi realizada nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, e reuniu 500 participantes.
Antes da largada, a bateria Cianose da Faculdade de Medicina animou a chegada dos atletas e um alongamento coletivo preparou todos os competidores para o trajeto desafiador, que saiu do Bloco 6, com direito a uma volta no Parque Interlagos, apreciando a beleza da natureza e uma subida caprichada antes da reta final da prova, tudo isso, em clima festivo e um cenário natural do pôr do sol rio-verdense.
A Corrida dos Ipês já se tornou tradição nas edições do Seminário realizadas na UniRV. Participaram da edição de 2023, professores, servidores e acadêmicos da UniRV, das instituições de ensino superior presentes no SEREX, atletas profissionais, grupos de corrida de rua, iniciantes e comunidade em geral, promovendo um verdadeiro aulão de saúde e bem-estar, companheirismo e integração social.
Atleta de rua há dez anos, a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Esportes da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Ludmila Grego Maia participou pela primeira vez da Corrida dos Ipês e gostou do percurso escolhido para a prova dos 5km. “É a primeira vez que participo da Corrida dos Ipês, foi uma experiência maravilhosa, com um trajeto desafiador, mas que tem um lago com uma vista maravilhosa. Parabéns a Universidade de Rio Verde pela organização impecável,” comenta.
Prata da casa, a estudante de Medicina, Isabela Noivo começou a correr há seis meses e ficou feliz em participar da competição realizada pela Universidade. “Foi muito bacana participar da Corrida dos Ipês, uma iniciativa que fomenta a prática esportiva e o bem-estar dos alunos e da comunidade. Como estudante da Universidade fico muito feliz em participar desses eventos,” afirma a estudante.
Corredor profissional há mais de seis anos, com prêmios internacionais e grande incentivador de outros atletas, Antônio de Souza Dias falou da experiência de participar da corrida considerada festiva. “Foi boa a Corrida dos Ipês, foi um percurso bom, com uma descida caprichada e uma subida forte, complementadas com volta no Interlagos. Esporte é saúde, saúde é vida e é muito importante incentivar as corridas em Rio Verde e região. A Universidade tem incentivado essa atividade e para mim foi muito bom correr e principalmente por correr ao lado da minha filha,“ completa o atleta.
Como diz a expressão “filho de peixe, peixinho é”, Yzadora Beatriz Borges Dias de onze anos começou a correr há dois anos, por incentivo do pai Antônio. A atleta mirim que é destaque em Rio Verde em sua categoria, comentou a alegria de correr ao lado do seu maior incentivador. “Foi bom correr com meu pai me acompanhando e me ajudando. No percurso a subida foi mais cansativa, mas consegui chegar. Eu gosto de correr e comecei porque queria correr com meu pai e deixar ele feliz,” responde Yzadora.
Para a Pró-reitora de Extensão e Cultura da UniRV, professora Ma. Vanessa Molinero de Paula, a iniciativa de realizar a Corrida dos Ipês aproxima a academia da comunidade e promove a integração. “Esta é a segunda vez que sediamos o SEREX e a Corrida dos Ipês faz parte da programação do Seminário, incentivando a prática esportiva e buscando promover a integração entre a Universidade e a comunidade. A corrida tem um caráter de confraternização, promovendo também uma conexão com as outras instituições de ensino superior do centro-oeste aqui presente,” ressalta Vanessa.
Representando a Universidade de Rio Verde em uma missão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), o Reitor professor Alberto Barella Netto, parabeniza a todos os participantes pelo belíssimo exemplo de incentivo a prática esportiva e o apoio aos eventos da UniRV. “Ficamos felizes com a quantidade de atletas nesta edição da Corrida dos Ipês, isso mostra que a Universidade está cada vez mais integrada à comunidade. São ações como essa que além de incentivar a prática esportiva, nos aproximam ainda mais das pessoas.” finaliza o Reitor.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Herison Tessari