Buscando fortalecer e estimular a criação de novos cursos de Pós-Graduação, bem como subsidiar professores pesquisadores na execução de projetos de pesquisa com aumento da produção científica, a Universidade de Rio Verde, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), tem ampliado os investimentos destinados a essas produções. Exemplo disso é a quantidade de bolsas em atenção ao pesquisador ofertadas em 2023. Atualmente, a instituição destina 40 bolsas, sendo 21 delas na Modalidade A, para publicações com Qualis A3, e outras 19 bolsas para a Modalidade B, para publicações com Qualis B1.
Concretizando o benefício que auxiliará docentes da instituição com titulação de Doutor ou Mestre, ocorreu na tarde desta segunda-feira, a assinatura do termo de concessão da Bolsa Pesquisador, com a presença dos titulares das 32 propostas aprovadas no edital deste ano. Os projetos contemplados receberão bolsas de pesquisa científica, de acordo com a sua modalidade, durante até 12 meses. É destinado à modalidade A, o valor de R$1.600. A modalidade B receberá R$1.200, sendo o período de vigência máximo entre 08/2023 e 07/2024, independentemente da extensão do cronograma de execução.
O momento especial para assinatura do contrato foi conduzido pelo o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, prof. Dr. Carlos César Evangelista de Menezes, que parabenizou a todos pela participação e reforçou a importância do investimento para fortalecimento da pesquisa em âmbito universitário. “Hoje é um momento marcante para a pesquisa e para os pesquisadores da UniRV, com a assinatura do termo de concessão da Bolsa Pesquisador que irá subsidiar a execução dos projetos de pesquisa. Parabéns aos selecionados no edital deste ano,” reforçou.
A pedido do Reitor, professor Alberto Barella Netto, Carlos César compartilhou dados importantes dos investimentos que estão sendo feitos em pesquisa e inovação, como, por exemplo, a ampliação da quantidade de bolsas de Iniciação Científica e o edital de inovação que será lançado no próximo mês, contemplando os projetos voltados à tecnologia.
Para o Reitor, investir em pesquisa é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da Instituição: "Viabilizar, ao nosso corpo docente, a estrutura necessária para o desenvolvimento de estudos de pesquisas é uma das chaves para alcançar a inovação e devolver à sociedade o conhecimento produzido e adquirido dentro da nossa Universidade”, completou Alberto Barella.
Equipe Ascom UniRV:
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Herison Tessari
Revisão: Anielle Morais Mtb 12.730 JP/MG