Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Dia do Estudante na UniRV: educação com afeição

Publicado em: 11-08-2023
Compartilhar

 
Hoje é o Dia do Estudante! E você sabia que a data de 11 de agosto celebra, em nosso calendário, a educação como um dos principais direitos garantidos pela Constituição brasileira?

No Brasil, a formação básica escolar começa aos 4 anos de idade, com a Educação Infantil, e prossegue até o terceiro ano do Ensino Médio, quando, geralmente, a maioria dos estudantes deixam as escolas e se tornam universitários. Esse é um momento muito especial porque ele demarca um rito de passagem na vida estudantil. Entre livros, cadernos, leituras, aulas e atividades, os jovens vão adquirindo responsabilidades que se tornarão valiosas para sua vida adulta e profissional.

Ao sair do Ensino Médio e ingressar na UniRV, o acadêmico se depara com um Campus que, além de bonito, tem uma estrutura planejada e adequada para proporcionar a melhor experiência e uma vivência efetiva do ambiente profissional a partir de ensino, pesquisa, extensão, além, é claro, de ações promotoras da qualidade de vida no Campus.

Por ser uma Instituição pública, a Universidade de Rio Verde se preocupa em garantir o acesso democrático ao ensino superior e trazer cada vez mais pessoas para o lado de dentro de seus portões. Por isso, são diversos os benefícios concedidos aos acadêmicos, entre os quais se destacam as bolsas universitárias e as diversas modalidades de descontos nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Instituição. 

As formas de descontos são, para alguns alunos da instituição, o incentivo fundamental e que proporciona a entrada no ensino superior. Este é o caso dos acadêmicos Wellington Cardoso Bento e Daniel Victor Cardoso Rezende que são, respectivamente, pai e filho. Eles, que já trabalhavam juntos em uma empresa, decidiram iniciar, igualmente juntos, a graduação em Administração. Cursando o 2º período, eles traçam objetivos e planos comuns, que incluem montar e gerenciar um negócio próprio após a formatura. Por isso, os dois tentam se incentivar mutuamente durante as aulas, apresentações de trabalhos, eventos e tudo mais que é proporcionado a eles como estudantes universitários. Por serem da mesma família, Wellington e Daniel se beneficiam do desconto de parentesco que garante, a cada um deles, o desconto de 25% em suas mensalidades da Faculdade.
 

E provando que idade não é pré-requisito para começar um novo Curso e uma nova profissão, o acadêmico do 4º período de Medicina do Campus Rio Verde, André Furtado Duarte, ingressou aos 41 anos na UniRV. Ele, que já havia se graduado em Agronomia no ano de 2002, também pela Universidade de Rio Verde, foi aprovado em Medicina no Campus Goianésia 20 anos depois. No mesmo ano de 2022, André passou novamente no vestibular para Medicina, desta vez, para o Campus Rio Verde, onde atualmente estuda. Como forma de incentivo por ter reiniciado seus estudos nessa etapa da vida, André recebe o desconto de incentivo a adultos, de 20%, concedido pela Universidade a pessoas com 40 anos completos ou mais que iniciam uma graduação ou uma pós-graduação na Instituição. 
 
 
 

Estudante dedicado e visto como exemplo de superação entre os demais colegas de classe, recentemente André foi incentivado pelos professores a se aventurar pela pesquisa científica. Assim, ingressou no Programa Institucional de Iniciação Científica, como pesquisador voluntário. A participação no PIVIC, segundo ele, se apresenta como um importante diferencial para o processo seletivo do Programa de Residência que pretende realizar, em um breve futuro, na própria UniRV.
 

Para além de uma formação de qualidade e inclusiva, a Universidade de Rio Verde também investe na democratização do esporte, do lazer e da qualidade de vida no Campus. O bem-estar da comunidade acadêmica tem sido uma pauta primordial da UniRV nos últimos anos. A Instituição integra o Healthy Campus, programa da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) que seleciona instituições-destaque na promoção e incentivo à prática de atividades físicas e escolhas saudáveis no ambiente da Universidade.  Com a experiência em organizar e sediar competições de âmbito nacional e internacional, a Universidade, em breve, vai entregar à comunidade acadêmica uma Arena com 8 quadras de areia e uma área de convivência para a prática de esportes fora dos horários de aula e também aos fins de semana.

As atividades esportivas oferecidas pela instituição são parte da rotina do acadêmico Pedro Teles, do 6º período de Psicologia, desde o início dele na Universidade. Representando a UniRV em competições de vôlei, Pedro já participou de duas edições dos Jogos Universitários de Goiás (JUGs), em 2021 e 2022, das quais a UniRV saiu bicampeã. Também já competiu no JUG´s Praia, jogando vôlei 4x4 misto e obtendo o 3º lugar. Ansioso agora pelo início dos Jogos de Areia que vão acontecer no Campus Rio Verde a partir do mês de setembro, Pedro já está treinando para fazer bonito e levar mais um prêmio para casa. Como incentivo à sua participação no esporte e nas competições, a UniRV concede ao acadêmico um desconto na parcela de sua graduação em Psicologia.
 

E se na UniRV o estudante pode estudar, pesquisar, praticar esportes e se divertir, então, por que não falar do amor que também começa ou se perpetua no ambiente da Universidade? Os acadêmicos Laura Costa Borges e Gustavo Soares de Andrade dão vida a uma linda história de namoro que já dura três anos. Quando eles se conheceram, ela estava no 4º período de Odontologia e ele ainda morava nos Estados Unidos. Separados pela distância física, ele tomou a decisão de voltar para o Brasil e também para os estudos. Para recomeçar a vida universitária, Gustavo escolheu a Faculdade de Psicologia e, hoje, se mostra contente com a escolha que fez, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. O acadêmico já está 3º período da graduação e faz planos para o casamento com Laura que, em dezembro deste ano, se tornará uma Bacharel em Odontologia.
 

Essas são algumas histórias de superação, apoio em família e amor que representam muitas outras histórias vividas e contadas todos os dias entre corredores, salas de aulas e espaços de convivência da Universidade de Rio Verde. A UniRV é um ambiente saudável não só porque proporciona ações de bem-estar à comunidade acadêmica; é saudável, sobretudo, porque uma vez que o acadêmico passa a fazer parte da Instituição, a Instituição também passa a fazer parte da história dele, por meio do apoio, do incentivo e da parceria.

Espectador e entusiasta das muitas histórias que se passaram e que se passam no cotidiano da UniRV, o Reitor, professor Alberto Barella, afirma que um dos maiores objetivos da atual gestão é estimular, nos estudantes, o sentimento de pertencimento em relação à Universidade: “A UniRV tem buscado ser uma parceira dos acadêmicos que a escolheram para sua formação e qualificação profissional. E nesse dia 11 de agosto, quero parabenizar a todos os estudantes da UniRV pelo seu dia, me dirigindo a eles com o mais sincero desejo de que eles continuem sendo muito felizes aqui dentro da nossa Universidade.”
 
Por: Anielle Morais - Mtb 12.730 JP/MG
 

Student Day at UniRV: education with affection

Today is Student Day! And did you know that August 11 celebrates, in our calendar, education as one of the main rights guaranteed by the Brazilian Constitution?

In Brazil, basic education begins at 4 years old, with Childhood Education, and it continues up until the last year of High School, when, in general, most students leave school and go to the university. This is a very special moment because it marks a rite of passage in students’ lives. Among books, notebooks, readings, classes and activities, young people acquire responsibilities that will become valuable for their adult and professional lives.

When they leave High School and enter UniRV, the academic sees a Campus that, apart from being beautiful, has a planned and appropriate structure to provide the best and most effective experiences from the professional environment predicated in teaching, research, extension, apart from, of course, actions promoting quality of life at the Campus.

Because it is a public Institution, the University of Rio Verde is concerned in guaranteeing democratic access to higher education and bringing more people through its gates. That is why there are several benefits given to academics, among which there are university scholarships and several discounts in graduation and post-graduation courses offered by the Institution.

The forms of discount are, for most students at the institution, the main incentive and that enable them to enter higher education. This is the case of academics Wellington Cardoso Bento and Daniel Victor Cardoso Rezende, who are, respectively, father and son. They already worked together at a company and decided to begin, also together, a graduation course in Administration. In the 2nd period of the course, they draw common objectives and plans, that include creating and managing their own business after they graduate. That is why, both try to motivate themselves during classes, presentations, events and everything else thrown at them as university students. Because they are in the same family, Wellington and Daniel both get a 25% discount each in their tuition.

And proving that age is not a prerequisite to begin a new course and a new profession, the 4th period Medicine student, André Furtado Duarte, began studying medicine at 41 years of age, at UnIRV. He had already graduated in Agronomy in 2002, also with the University of Rio Verde and passed to study medicine at the Goianésia Campus 20 years later. Also, in 2022, André also passed to study medicine at the Rio Verde Campus, where he currently studies. As a form of incentive for having reinitiated his studies in this stage of his life, André got a 20% discount as an incentive to adults, granted by the University to people over 40 that begin a graduation or post-graduation at the Institution.

A dedicated student, André is seen as an example by his fellow classmates, being incentivized by his professors to venture into scientific research. Thus, he entered the Institutional Scientific Initiation Program, as a volunteer. Participating in PIVIC, according to him, is an important difference in the selection process for the Residency Program he intends to apply for in the near future, also at UniRV.

Beyond a quality and inclusive formation, the University of Rio Verde also invest in democratizing sport, leisure and quality of life in the Campus. The well-being of the academic community has also been a primordial issue at UniRV over the last few years. The institution is a part of the Healthy Campus program, of the International University Sports Federation (FISU), which selects institutions that are a beacon in promoting and incentivizing the practice of physical activities and healthy choices in the University environment. With experience in organizing and hosting national and international competitions, the University, will soon give the academic community an Arena with 8 sand courts and a living area for people to play sports when not in class or also on weekends.

The sporting activities offered by the institution are a part Pedro Teles’s routine since he started studying Psychology. Representing UniRV in volleyball competitions, Pedro has already participated in two editions of the Goiás University Games (JUGs), in 2021 and 2022, both of which UniRV was crowned the champion. He has also competed in Beach Jugs, playing mixed 4x4 volleyball, and getting a 3rd place. Now anxious for the beginning of the Beach Games, that will take place in the Rio Verde campus, starting in September, Pedro is already practicing to do well in the competition and put another trophy on his shelf. As an incentive for him to participate in the sport and UniRV competitions, UniRV offers the academic a discount in his Psychology tuition.

And if at UniRV the students can study, research, practice sports and have fun, then why do we not mention the loving environment that has spread across the University? Academics Laura Costa Borges and Gustavo Soares de Andrade embody a beautiful love story that has been going on for the last three years. When they met, she was in the 4th period of Dentistry and he still lived in the United States. Separated by the long distance, he made the decision to come back to Brazil and also continue his studies. To reinitiate his university life, Gustavo chose to study Psychology and, today, he is very happy with the choice he made, both in his personal life, as in his private life. The academic is already in his 3rd period and is already making plans to marry Laura, who, in December of this year, will become a dentist.

These are just some of the stories of people who have been through adversity, who had family support and who found love. These stories represent several other stories lived and told every day between hallways, classrooms and living spaces at the University of Rio Verde. UniRV is a healthy environment not only because it provides action to promote well-being to the academic community; it is healthy, above all else, because once the academic becomes a part of the Institution, the Institution also becomes a part of their story, through support, incentive and partnership.

A spectator and enthusiast of the many stories that unravel in UniRV’s history, the Rector, professor Alberto Barella, states that one of the biggest goals of the current management is to stimulate, in students, the feeling of being a part of the University: “UniRV has sought to be a partner of the academics who chose it for their formation and professional qualification. And in this August 11, I wish to congratulate every UniRV student for their day, passing on to them my wish that they keep on being happy here at our University.”

+ Notícias

#

Aparecida de Goiânia: uma história crescimento e parceria com a UniRV

A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...

#

Ação de conscientização e prevenção da violência contra crianças reúne acadêmico

Na noite desta quinta-feira, 08 de maio, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveram uma palestra em apoio à camp...

#

UniRV estreia no JUBS Fut 7 2025 na próxima semana

    Os estudantes atletas da Universidade de Rio Verde entram em quadra a partir de segunda-feira, dia 12 de maio, na edição 2025 do JUBs Futebo...

#

Como as tecnologias emergentes estão transformando a Contabilidade

  A Contabilidade tradicionalmente vista como uma profissão voltada a cálculos, normas e registros financeiros, está passando por transforma&cc...

#

Entenda o papel do marketing em tempos de crise

Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um ...