Com uma programação elaborada para atender às demandas das instituições de ensino superior municipais e estaduais, associadas à Abruem, uma apresentação da Câmara Técnica de EAD, presidida pelo Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Dilmar Baretta, retomou os trabalhos no 69º Fórum da Abruem, na tarde desta quinta-feira, dia 25 de maio.
Dentro do tema central do evento, “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, o professor Carlos Willians Jaques Morais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) explanou as ações para assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, como prevê o plano de ação criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que elenca as metas propostas para a modalidade.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da chamada “Agenda 2030”, um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015, pelos 193 países-membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
Durante sua fala, Carlos Willians instigou os presentes a refletirem sobre o atual papel das universidades, no cumprimento das metas, para a educação inclusiva: “Isso nos faz pensar que tipo de educação estamos levando e o que estamos fazendo como Universidade para oportunizar a homens e mulheres a conquista por seu diploma; essa é a nossa missão como instituição”, cita.
Ainda na Câmara de EAD, a representante da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), profa. Dra. Lígia Tchaicka compartilhou sobre a Plataforma Eskada, utilizada pela instituição, com grande acesso à população indígena. Na perspectiva do desenvolvimento sustentável, Lígia complementou sobre os módulos propostos no plano da ONU para enfrentar os maiores desafios do mundo até 2030.
Ao final das apresentações, um debate rendeu provocações de representantes de vários estados, contribuindo para a ampliação do tema discutido. “Esse Fórum, voltado a temática dos ODS, é uma grande oportunidade para as instituições compartilharem o que já está sendo desenvolvido e o que atende à agenda 2030 da ONU. São debates como este que fortalecem o ensino superior municipal e estadual em todo país”, comenta Alberto Barella, anfitrião do evento.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Herison Tessari
Revisão: Anielle Morais - Mtb 12.730 JP/MG