Com o objetivo de expandir o nome e o trabalho desempenhado pela UniRV no exterior e garantir novas oportunidades de intercâmbio para acadêmicos e professores da instituição, o Reitor da Universidade de Rio Verde, professor Alberto Barella Netto, cumpriu uma agenda compromissos na Espanha, acompanhado do Pró-Reitor de Pós-Graduação, professor Claudemir Bertuolo, e do Coordenador da Assessoria de Comunicação, professor Ricardo Padilha.
Além de estreitar laços com universidades e instituições voltadas à prática esportiva, a viagem do Reitor foi mais um passo em direção à internacionalização da UniRV, com estímulo à cooperação acadêmica e científica e desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Nesse sentido, a visita da comitiva da UniRV à Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) teve como foco a Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) e a ampliação dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu com realização de convênios de doutorado para professores da UniRV, o que amplia, consideravelmente, os investimentos da instituição na qualificação de seu corpo docente.
.png)
Levantando a discussão sobre uma sociedade com oportunidades mais acessíveis e inovadoras e discutindo o papel da universidade para um desenvolvimento socioeconômico mais sustentável, o professor Alberto Barella participou também do V Encontro Internacional de Reitores Universia, promovido com o apoio do Banco Santander. Com um cronograma que aliou momentos de interação, painéis de discussão, networking e ações diversas, o evento debateu mudanças e promoveu diálogos sobre educação universitária, o que transformou a cidade espanhola de Valência na capital mundial da educação, onde se reuniram 700 reitores e líderes universitários de 14 países para potencializar o ensino e estimular o desenvolvimento em conjunto das respectivas universidades. Durante três dias, os participantes discutiram o tema “Universidade e Sociedade”, com o objetivo de aliar o trabalho de gestão educacional a um futuro melhor e mais igualitário.
(1).png)
Acompanhando, de perto, as diferentes práticas educacionais e estabelecendo parcerias promissoras, a viagem do Reitor criou importantes conexões entre a UniRV e universidades europeias de grande prestígio. São relações que, certamente, resultarão no avanço da Universidade de Rio Verde como centro de ensino e se refletirão no enriquecimento da formação acadêmica dos, hoje, mais de nove mil estudantes que fazem parte da comunidade acadêmica local.
Durante a sua estadia na Europa, o Reitor reuniu-se ainda com o Chefe do Conselho Superior de Esportes do Ministério da Cultura e Esporte da Espanha, Jesús Mardaras Arrúe, e com a Chefe de Serviço do mesmo Ministério, Cristina Calvo Rodríguez. O encontro entre os três representantes debateu a importância do desporto universitário para a obtenção de bons resultados no contexto universitário. Parceiro importante de diversas instituições de ensino superior da América do Sul, o Ministério do Esporte da Espanha vem trabalhando incessantemente para a ampliação e para o fortalecimento do desporto universitário e, por isso, se mostra interessado em novas parcerias com o Brasil.
.png)
Reforçando o compromisso com a expansão internacional da UniRV, Alberto Barella retornou ao Brasil trazendo, na bagagem, uma gama de novas experiências e expertises que serão desenvolvidas nos seis câmpus da Universidade, visando aperfeiçoar ainda mais o ensino oferecido e proporcionar, a acadêmicos, professores e servidores uma formação com padrão internacional de qualidade. “A viagem possibilitou o fortalecimento das nossas relações internacionais em um aspecto mais amplo, demonstrando que a UniRV está pronta para avançar mais alguns passos. Voltamos de viagem com muitas ideias e projetos que seguirão aprimorando os processos de formação e a qualidade do ensino que temos aqui. E isso, sem dúvidas, também é influência do contato recente que tivemos com tantas instituições internacionais de excelência”, assinala o Reitor, professor Alberto Barella.
Equipe Ascom:
Jornalista: Nathacia Gomes
Revisão: Anielle Morais - 12.730 JP/MG