Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Estudar em Goianésia: o Campus e a cidade do Achachairu e do empadão da Sílvia

Publicado em: 12-05-2023
Compartilhar

 
Em 2015 foi aberta a Faculdade de Medicina da UniRV em Goianésia. O atual prédio foi edificado em uma área de mais de 5 mil m², localizada no km 02 da rodovia GO 438, sentido município de Santa Rita do Novo Destino, de fácil acesso e em uma área privilegiada. O Campus contempla salas de aula e de tutoria, laboratórios morfofuncionais, laboratório de simulação e habilidades médicas, área administrativa completa, laboratórios de técnica operatória, biblioteca, salas para Centro Acadêmico e Atlética, além da área de preservação ambiental.  
 

 
O local foi construído para abrigar a Faculdade e totalmente planejado para atender, com maestria, a comunidade acadêmica. O prédio tem 854 acadêmicos realizando atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, no Hospital Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além das especialidades atendidas na clínica-escola: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Pneumologia, Reumatologia, Gastroenterologia, Psiquiatria, Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Nefrologia, Ortopedia, Cardiologia, Otorrinolaringologia.

 

 
Goianésia está localizada na região do Vale do São Patrício e a 182 km de distância de Goiânia, com aproximadamente 72.045 mil habitantes, de acordo com estimativa de população feita pelo IIBGE, em 2022. Nos últimos anos, o lugar vem se destacando como um polo de produção sucroalcooleira, tanto no cenário regional como também nacional.
 

 
Os visitantes de Goianésia também podem desfrutar de sua rica cultura e história. A cidade é o lar de muitas tradições, como a Festa do Divino Espírito Santo, que celebra a fé e a devoção da comunidade. A cidade possui ainda vários museus e monumentos históricos.

Outra atração imperdível na região de Goianésia é a gastronomia local. A cidade é famosa por sua deliciosa comida caseira, com pratos típicos como o arroz com pequi, o frango caipira e o angu. Além disso, a região também é conhecida por suas frutas e doces artesanais, como o doce de leite e a goiabada cascão.
 

 
Lagoa Princesa do Vale (Praia do Cerrado)

O espaço público tem uma estrutura completa para receber visitantes e oferece lazer e turismo de boa qualidade. No parque, há pista de caminhada asfaltada, área para ginástica, 2 quadras poliesportivas, 2 playgrounds e um espelho d'água. Além desses pontos, o local tem uma plantação de 18 mil mudas nativas do Cerrado que podem ser contempladas em bons momentos de descanso.

O Parque da Lagoa Princesa do Vale representa muito mais do que um cartão postal: significa um espaço ambiental que proporciona uma melhor qualidade de vida de quem vive ou passa por esta cidade. O local ocupa uma área de cerca de 190 mil m2 e abriga duas nascentes que deságuam num espelho d’água. A água do espelho d’água desemboca na lagoa, onde foram instaladas bombas para jogar novamente a água no espelho d’água, formando uma bela cascata.
 

 
Fazenda Itajá
Considerado um patrimônio histórico e cultural, o lugar é aberto à visitação e atrai quem aprecia a cultura rural e sua história. A construção, no estilo colonial, com 41 cômodos, teve início em meados de 1951, por ação do ex-proprietário Jalles Machado de Siqueira.

Em 1998, a fazenda foi desapropriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para reforma agrária, sendo que três anos depois foi consolidado o Assentamento Presente.

Quando foi prefeito de Goianésia, o neto do fundador, Jalles Fontoura de Siqueira, solicitou ao Incra a doação da casa-sede, para restauração e tombamento. Restaurado, o casarão foi aberto à visitação pública.

 
 
 Centro Cultural Bechiolina Rodrigues
Centro Cultural Bechiolina Rodrigues é um orgulho para os goianesienses. O lugar é considerado um espaço destinado a apresentações artísticas, seja com teatro, música e a dança, ou exposições itinerantes. O local retrata, em detalhes, a história da cidade e homenageia artistas goianos com suas obras de arte.

 

 
Museu Histórico Mário Augusto Alves

Mesmo com os poucos 67 anos de história, Goianésia já possui um museu, situado no segundo piso do Centro Cultural. O ambiente conta um pouco da história do desenvolvimento e da construção do município, a trajetória dos pioneiros e a conquista que tiveram sobre este local.
Há, também, uma galeria de fotos em homenagem aos colaboradores que fizeram Goianésia, contando ainda, com salas de estudos, que podem ser frequentadas por estudantes e moradores da região.

 

 
 
Paróquia Nossa Senhora da Abadia
A igreja foi construída em 1957 na Praça Laurentino Rodrigues e é ponto obrigatório para aqueles que gostam de aconchego e de ambientes que emanam paz e experiência religiosa.
 

 
Cachoeira Paraíso

Situada na GO-338, saída de Goianésia, esta cachoeira é conhecida por sua água gelada. O local possui profundidade de cerca de 6 metros e vasta vegetação do cerrado. A água cristalina presente na cachoeira e nas piscinas naturais que se formam ao longo do rio é o diferencial da reserva.E se a ideia é andar pelo Cerrado, fazer trilhas, se refrescar e/ou se encantar com a natureza, a Cachoeira do Paraíso é o seu lugar.  Para quem gosta de uma água gelada para recompor as energias, o local é ideal. Além das quedas d'água, várias piscinas naturais de águas cristalinas se formam ao longo do rio, para deleite dos visitantes.

 

Gastronomia e noite em Goianésia

A gastronomia em Goianésia é bem variada e conta com vários points para quem quer curtir: o Varanda's Restaurante Bar que oferece buffet com variedades, comida local e churrasco; o Scarpas Choperia e Restaurante, para os apreciadores de Bacalhau e Moqueca de Peixe; o Amadeu's Bar e Restaurante, com um clima para quem curte bebida e porções; o Banana Blue Bistrô Bar que tem um cardápio desde o clássico até o extravagante, e o Rural Grill, uma opção para almoço e também para aquele happy hour com os amigos.

A cozinha local conta com “Empadão Goiano da Sílvia”, que foi eleito o terceiro melhor do país entre duas mil receitas inscritas, no concurso “O Melhor Empadão do Brasil”, promovido pelo programa Mais Você em 2012. O prato foi apresentado no concurso televisivo pela cozinheira Áurea Porto de Souza Matos, que batizou a receita em homenagem à mãe, com quem aprendeu a fazer o empadão.

O local ainda conta com o cultivo do Achachairu, uma fruta exótica nativa da Amazônia boliviana que tem um parentesco com o bacupari brasileiro, porém, com um teor de polpa e peso maiores, rico em potássio, vitamina C e ácido fólico.

História

A história de Goianésia remonta ao século XIX, quando o fazendeiro Antônio Manoel de Barros solicitou o registro de suas terras na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, situada na Vila de Jaraguá, em 1857. Essa propriedade, que se estendia por mais de 3.400 alqueires, era composta por vastas áreas de cerrado e foi batizada de Fazenda Calção de Couro, em referência ao córrego que atravessa a propriedade.
 

Naquela época, a região do Vale do São Patrício, onde Goianésia está localizada, já tinha um histórico de conflitos relacionados à posse da terra. Assim, o registro dessas terras era fundamental para garantir a posse legal e prevenir conflitos com outros proprietários. Além disso, as grandes propriedades rurais eram a base da economia local da época e muitos dos proprietários tinham grande influência política na região.

Somente em 1920, Ladislau Mendes Ribeiro, que era casado com uma neta de Antônio Manoel de Barros, iniciou o desbravamento da área ao construir um rancho na margem direita do córrego. Esse foi o início da ocupação da Fazenda Calção de Couro, que mais tarde, juntamente com as Fazendas São Bento, Itajá e parte da antiga sesmaria de Lavrinhas de São Sebastião, daria origem ao atual município de Goianésia. A região recebeu status de município pela Lei Estadual nº 747 de 24 de junho de 1953, com território desmembrado de Jaraguá.

 

 
"Escolhemos Goianésia para implantar o nosso segundo Campus de Medicina fora de Rio Verde e somos gratos por todo o carinho da comunidade goianesiense. Construimos um belo Campus para receber os nossos acadêmicos, com infraestrutura moderna. Já são mais de oito anos sendo partícipes da história desta maravilhosa cidade", lembra o Reitor, professor Alberto Barella Netto.
 
 
Equipe Ascom UniRV 
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Herison Tessari e Arquivos da Internet
Revisão: Anielle Morais - Mtb 12.730 JP/MG 
 
 
 

Studying in Goianésia: the Campus and the city of Achachairu and of the empadão da Sílvia

In 2015, UniRV’s Faculty of Medicine in Goianésia was inaugurated. The current building was built in an area of over 5 thousand m², located on km 02 of GO 438, in the direction of Santa Rita do Novo Destino, of easy access and in a privileged location. The Campus has classrooms and tutoring rooms, morphofunctional laboratories, laboratory for simulation and medical skills, a complete administrative area, operating technique labs, library, Academic Center and Athletic department, apart from a environmental preservation area.

The site was built to house the Faculty and totally planned to masterfully meet the needs of the academic community. The building has 854 academics carrying out appointments in the Basic Health Units, in the Municipal Hospital and in Emergency Care Units, apart from the specialties of the school clinic: Pediatrics, Gynecology and Obstetrics, Pneumatology, Rheumatology, Gastroenterology, Psychiatry, Dermatology, Endocrinology, Neurology, Nephrology, Orthopedics, Cardiology, Otorhinolaryngology.

Goianésia is located in the Vale do São Patrício region and 182km away from Goiânia, with approximately 72,045 thousand inhabitants, according to estimates done by IBGE, in 2022. Over the last few years, the place is highlighted as a center for sugar cane production, both in the regional and national scenarios.

The visitors to Goianésia can also enjoy its rich culture and history. The city is the home to many traditions, such as the Divino Espírito Santo Party, that celebrates the community’s faith and devotion. The city still has several museums and historical landmarks.

Another must in Goianésia is local gastronomy. The city is famous for its delicious homemade food, with typical dishes such as rice and pequi, chicken and angu. Apart from this, the region is also known for its fruits and artisanal sweets, like doce de leite and goiabada cascão.

Princesa do Vale Lake (Praia do Cerrado)

The public space has a complete structure to welcome visitors and offer quality leisure and tourism. In the park there are paved walking paths, gymnastics area, 2 sport courts, 2 playgrounds and a pond. Apart from these features, the site has 18 thousand native Cerrado plants that can be seen while resting.

The Princesa do Vale Lake represents a lot more than a post card: it is a special environment that allows for a better quality of life to those who live or pass through the city. The site is roughly an area of 190 thousand m² and houses two springs that fall into the pond. The pond falls into the lake, into a beautiful waterfall.

Itajá Farm

Considering a historical and cultural site, the place is open to visitation and attracts people who enjoy rural culture and its history. Construction for the colonial style building, with 41 rooms, began in 1951, by action of the former owner Jalles Machado de Siqueira.

In 1998 the farm was expropriated by INCRA, so that three years later Assentamento Presente was established.

When the Goianésia mayor, the founder’s grandson, Jalles Fontoura Siqueira, demanded that INCRA donate the house for restauration and listing. After restoration, the house was open to public visitation.

Bechiolina Rodrigues Cultural Center

The Bechiolina Rodrigues Cultural Center is a reason for pride for the people of Goianésia. The place is destined to artistic performances, be it with theater, music and dance, or itinerary expositions. The place shows, in details, the city’s history and honors artists from Goiás with their masterpieces.

Mário Augusto Alves Historical Museum

Even with its mere 67 years of history, Goianésia already has a museum, situated in the second floor of the Cultural Center. The environment has a little of the city’s history of development and construction, the trajectory of its pioneers and achievements they had in this place. There is also a photo gallery in honor of the people who created Goianésia, having studying rooms, that can be used by students and inhabitants of the region.

Nossa Senhora da Abadia Parish

The church was built in 1957 in Laurentino Rodrigues Square and in an must for those who like cozy environments that emanate peace and religious experience.

Paraíso Waterfall

Located in GO-338, on the outskirts of Goianésia, this waterfall is known for its cold waters. The place has a 6m depth and a wide cerrado vegetation. The crystal-clear waters present in the waterfall and its natural pools is the difference maker in the reserve. And if the idea is walking through cerrado, trekking, refreshing oneself and/or being delighted by nature, the Paradise Waterfall is your spot. For those who like cold water to recharge your energies, the place is ideal. Apart from the waterfalls, several natural crystal-clear pools form along the river, to visitor’s delight.

Gastronomy and nightlife in Goianésia

Gastronomy in Goianésia is varied and has several places for those who want to enjoy themselves: Varanda’s Bar and Restaurant that offers a buffet with different foods, local food and barbecue; Scarpas Bar and Restaurant, for those who enjoy cod and fish Moqueca; Amadeu’s Bar and Restaurant, with an environment for those who enjoy drinks and snacks; Banana Blue Bistro Bar that has a menu ranging from the classic to the more extravagant; and Rural Grill, an option for lunch and for happy hour with friends.

Local cuisine also has “Empadão Goiano da Sílvia”, that was elected the third best in the country from over two thousand recipes, in the “Best Empadão in Brazil”, promoted by Mais Voce TV show in 2012. The dish was presented in the TV show by cook Áurea Porto de Souza Matos, who named the recipe in honor of her mother, from whom she learned how to make empadão.

The city also cultivates Achachairu, an exotic fruit native of Bolivian Amazon that is related to Brazilian bacuri, beu, with bigger and heavier pulp content, rich in potassium, vitamin C and folic acid.

History

Goianésia history remounts to the XIX century, when farmer Antônio Manoel de Barros required the registration of his lands in the Nossa Senhora da Penha Perish, located in Jaraguá Village in 1857. This property, that extended itself for over 3,400 bushels, was made up of vast areas of cerrado and was called Calção de Couro Farm, in reference to the stream that goes through the property.

Back then, the São Patrício Valley region, where Goianésia is located, already had a history of conflict related to land ownership. Thus, the registration of these lands was key to guarantee the legal ownership and prevent conflict with other owners. Apart from that, great rural properties were the base of local economy and many landowners had enormous political influence locally.

Only in 1920 did Ladislau Mendes Ribeiro, who was married to the granddaughter of Antônio Manoel de Barros, began exploring the area by building a ranch on the right margin of the stream. This was the beginning of the occupation of Calção de Couro Farm, that later, along with São Bento Farms, Itajáand the old part of Lavrinhas de São Sebastião, would originate the city of Goianésia. The region got its township status through State Law 747, of June 24, 1953, with the territory dismembered from Jaraguá.

“We chose Goianésia to implant our second Medicine Campus outside of Rio Verde and we are grateful for all the care received from the people of Goianésia. We have built a beautiful Campus to welcome our academics, with a modern infrastructure. There have already been 8 years participating of the history of this wonderful city”, remembers the Rector, professor Alberto Barella Netto.

+ Notícias

#

Aparecida de Goiânia: uma história crescimento e parceria com a UniRV

A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...

#

Ação de conscientização e prevenção da violência contra crianças reúne acadêmico

Na noite desta quinta-feira, 08 de maio, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveram uma palestra em apoio à camp...

#

UniRV estreia no JUBS Fut 7 2025 na próxima semana

    Os estudantes atletas da Universidade de Rio Verde entram em quadra a partir de segunda-feira, dia 12 de maio, na edição 2025 do JUBs Futebo...

#

Como as tecnologias emergentes estão transformando a Contabilidade

  A Contabilidade tradicionalmente vista como uma profissão voltada a cálculos, normas e registros financeiros, está passando por transforma&cc...

#

Entenda o papel do marketing em tempos de crise

Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um ...