Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Estudar em Formosa: o Campus e a cidade conhecida como “O Berço das Águas

Publicado em: 25-04-2023
Compartilhar

 
Formosa se encontra a 280 km da capital Goiânia e a, aproximadamente, 80 km de Brasília, além de estar no caminho para a Chapada dos Veadeiros: são 216 km até o destino. A Faculdade de Medicina Campus Formosa foi implantada em 2018 e mantém uma parceria de sucesso que beneficia a comunidade local, com a atuação dos acadêmicos e médicos da Faculdade nos postos e unidades de saúde.
 

Amplo, moderno, aconchegante e em ótima localização, o Campus conta com uma infraestrutura de salas de aula e espaços administrativos totalmente climatizados, uma nova e moderna clínica-escola equipada com seis consultórios e sala de atendimento e triagem com capacidade para atender a mais de 100 pacientes por dia. Atualmente, 654 acadêmicos estão percorrendo a linda jornada da Medicina, impactando positivamente a saúde pública do município, com mais de 1.500 atendimentos gratuitos por ano.
 
       
 
Em termos de acessibilidade, uma plataforma elevatória facilita o percurso entre a área de convivência e o piso superior, onde funciona o auditório. O prédio de Formosa conta também com uma área de convivência toda equipada para descanso e alimentação, com um belíssimo trabalho de paisagismo, utilizando conceitos de design biofílico para a composição de um espaço aconchegante e caloroso para as horas de descanso dos estudantes entre uma atividade e outra no Campus.
 
 
Formosa é considerada uma das importantes cidades turísticas do estado. Recebe visitantes que vão em busca do clima receptivo do lugar. No lazer e vida noturna, é possível encontrar lugares simples, mas bastante acolhedores, que oferecem cardápios com petiscos diversos.
  
Conhecida por seus refúgios naturais como cachoeiras, poços, lagoas e cavernas, Formosa é responsável por receber grande parte de turistas que buscam ecoturismo no estado de Goiás. Abrigando 16 cachoeiras e dezenas de nascentes - 36 somente no Vale do Paranã - e rios que correm para as bacias do Amazonas, São Francisco e Paraná, a cidade é conhecida como o “O Berço das Águas”.
 

Com mais de 42 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN, Formosa é uma das joias do interior de Goiás, rodeada por lagoas, cachoeiras, cavernas, matas e rios de água cristalina, mesclando turismo de aventura, ecoturismo e turismo rural em meio a paisagens únicas do cerrado brasileiro. É considerada uma das mais bonitas de todo o estado. Fundado em 1844, o município também tem festas religiosas durante o ano inteiro.
 
Destacamos alguns pontos turísticos para quem escolher o Campus Formosa para cursar Medicina:

Parque Municipal do Itiquira

Cartão-postal da cidade, o Parque Municipal do Itiquira é lar da Cachoeira Salto do Itiquira, que tem uma queda de 168 metros de altura. Dela veio o nome que, em tupi-guarani, significa “água que cai do alto”. Considerada uma das mais altas do país e da América Latina, a cachoeira se forma em meio a um paredão rochoso e, por conta da força das águas, o banho não é permitido no local. A formação de um arco-íris bem na frente da cachoeira é uma das cenas mais pitorescas do local e o acesso pode ser feito por dois trajetos. O primeiro e mais fácil, visitando a base da cachoeira, por baixo. A segunda opção, por uma trilha de 1,5 km de extensão até o topo da cachoeira.
 

Chapada Indaiá Ecoturismo

O Parque Ecológico Indaiá é a opção para já conhecer 7 cachoeiras de uma vez só. Em 30 milhões de m², o parque abriga diferentes atrações que podem ser acessadas por uma trilha única, que possui 8,2 km, considerando ida e volta. São elas: Cachoeira do Espanhol; Cachoeira 3 Buritis; Cachoeira do Indaiá; Cascata da Anta; Cachoeira Secreta; Cachoeira Véu de Noiva e o Salto do Itiquira (por cima). No parque também dá para aproveitar o rapel.
 
 

Bisnau Ecoturismo Rural

Com mais de 10 atrações, o Complexo Bisnau Ecoturismo é o lar do famoso sítio arqueológico com mais de 8 mil anos de história, já citado nos canais National Geographic e History Channel.  Com cachoeiras, grutas e mirantes, o complexo oferece atividades como, passeio de jardineira e trilhas de diferentes modalidades. O local abriga a Cachoeira do Bisnau, com uma queda d’água de 110 metros.

A Caverna do Bisnau, composta por salões com formações incríveis, é acessada por um rio subterrâneo; os Poços Verdes, uma dupla de pequenas lagoas (Poço Libriana Lua e Poço da Lontra) cercadas por vegetação nativa; o Sítio Arqueológico do Bisnau, um patrimônio histórico no IPHAN desde 1975, que pinturas rupestres feitas entre 9.500 a 12.000 anos atrás. Há também o Mirante da Muralha, Mirante Voo Livre e a Trilha da Onça, que atravessa a mata e, ao final, chega-se ao Poço das Esmeraldas.
 

Catedral de Formosa

É um dos pontos turísticos mais famosos do centro da cidade. Com o nome oficial de Catedral Diocesana Imaculada Conceição, a igreja existe desde o século XVIII na cidade, com missas já sendo realizadas no ano de 1767. Destaque para a arquitetura, que conta com um relógio, doado em 1874 pela família de Augusto Alvarenga de Oliveira.
 

Museu Couros

Inaugurado em 1996, o Museu Couros reúne itens, documentos, fotografias e outros objetos que fizeram parte da história de Formosa. Sua estrutura inclui uma galeria de artes, na qual são organizadas as exposições, e um teatro, que sedia apresentações de música e dança. Um dos principais pontos turísticos culturais da cidade de Formosa.
 

Mosteiro Nossa Senhora da Ternura

Em meio à tranquilidade da zona rural de Formosa, o Mosteiro Nossa Senhora da Ternura é o lar de monges beneditinos de Direito Diocesano, pertencentes à Igreja Católica Apostólica Romana. Contextualizada historicamente pela região territorial que hoje pertence à Diocese de Formosa, pertenceu, até 1514, ao Vicariato de Tomar. O local recebe visitantes para as missas e outros eventos religiosos.
 

Gastronomia em Formosa

A gastronomia de Formosa apresenta opções para todas as horas do dia, desde restaurantes self-service populares até bares com música ao vivo. Destacamos: Mediterranium, considerado o melhor restaurante especializado em cozinha mediterrânea da cidade e bem próximo ao Campus Formosa.

Além dele: o Dom Fernando Restaurante Rural, para quem curte clima de fazenda, com pratos feitos em forno a lenha e espaços com decoração de roça; o Saintpeter, com sabores da cozinha brasileira, sul-americana e japonesa e o Pimenta Bar, ótima parada para um happy hour, com porções e ambiente descontraído.

A região do Laguinho do Vovô reúne uma grande quantidade de opções gastronômicas, como bares, restaurantes e casas noturnas, especialmente nos arredores da avenida Ivone Saad. O lago é bastante procurado para caminhadas, corridas e outras atividades físicas ao ar livre, já que conta com bastantes espaços e caminhos.
 

Curiosidades de Formosa

A cidade tem registros dos antigos paleoíndios há 4.500 a.c. posteriormente pelos Índios Crixas que povoaram a região, onde hoje está situado o Povoado do Barreiro e o Bisnau. Além disso, há vestígios de índios Xavantes na região do Indaiá. Como parte desta história, os índios que por lá viveram deixaram suas marcas e por isso, os importantes sítios arqueológicos cadastrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), totalizando 42 sítios.
 
História de Formosa

Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo. Por conta da circulação de pessoas nessas terras, em fevereiro de 1736, instalou-se a Estação Fiscal do Registro da Lagoa Feia, por ordem do rei de Portugal, com o propósito de controlar as cobranças fiscais das mercadorias que por ali passavam, principalmente o ouro.
 

A criação do município de Formosa deu-se em 1 de agosto de 1843, com o nome de Vila Formosa da Imperatriz. Com o advento da República, passou a ser simplesmente Formosa. Atualmente, tem 179 anos e a população total, segundo a estiva do IBGE/2021, de 125.705 habitantes.
 
 
 
"Quem escolher estudar no nosso Campus em Formosa contará com uma infraestrutura de primeira para as aulas e para os finais de semana e feriados, a cidade oferece inúmeras opções de lazer. Parabens à comunidade formosense por toda beleza que o município oferece e nos sentimos honrados pela história que estamos contruindo em nosso Campus Formosa", menciona o Reitor, professor Alberto Barella Netto.
 
E aí, gostou de Formosa? Conheça mais sobre os nossos Câmpus, participando da Comunidade criada exclusivamente para avisos sobre o vestibular de medicina. Clique no link e venha saber mais!
 
 

Equipe Ascom UniRV

Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO

Fotos: Herison Tessari e Arquivos da Internet

Revisão: Anielle Morais - Mtb 12.730 JP/MG 

Tradução: Douglas Scherrer Menezes

 

 

Studying in Formosa: the Campus and the city known as “The Cradle of Waters”

Formosa is located 280km away from Goiânia and, approximately, 80km from Brasília, apart from being on the path to Chapada dos Veadeiros: it is 216km away from the destination. The Formosa Faculty of Medicine was implemented in 2019 and maintains a successful partnership that benefits the local community, with the work of academics and doctors of the Faculty in city clinics.

Ample, modern, cozy and in a great location, the Campus has air-conditioned classrooms and administrative spaces, a new and modern school clinic equipped with six offices and appointment and triage rooms with the capacity of receiving over 100 patients daily. Currently, 654 academics are going through the beautiful Medicine journey, positively impacting public health in the city, with over 1500 free appointments every year.

When it comes to accessibility, an elevating platform makes the path between the living area and the higher levels, where the auditorium is, easier. The Formosa building has a living area fully equipped for resting and eating, with beautiful landscaping, using biophilic design concepts to make up a cozy and warm space for when students have some downtime between activities in the Campus.

Formosa is considered one of the most important touristic cities in the state. It gets visitors that seek the place’s welcoming atmosphere. When it comes to leisure and night life, it is possible to find many simple but very cozy places, that offer menus with varied snacks.

Know for its nature refuges with waterfalls, wells, lagoons and caves, Formosa is responsible for welcoming most tourists who are looking for ecotourism in the state of Goiás. Encompassing 16 waterfalls and dozens of springs – 36 in Vale do Paranã alone – and rivers that run to the Amazon, São Fransisco and Paraná basins, the city is know as “The Cradle of Waters”.

With over 42 archeological sites catalogued by IPHAN, Formosa is one of the jewels of the countryside of Goiás, surrounded by lakes, waterfalls, caves, woods and crystal-clear rivers, mashing adventure tourism, ecotourism and rural tourism in the midst of unique landscapes of the Brazilian Savanah. It is considered one of the most beautiful in the entire state. Establishes in 1844, the city also has religious celebrations throughout the entire year.
 
We highlight some of the tourist attractions for those who choose the Formosa Campus to study Medicine:

Itiquira Municipal Park
The city’s post card, the Itiquira Municipal Park is home to the Salto do Itiquira Waterfall, that has a drop of 168 meters. It gets its name from tupi-guarani, and it means “water that falls from high”. Being considered one of the highest in the country and in Latin America, the waterfall comes from a rocky wall and, because of the strength of the water, swimming is not allowed. A rainbow right in front of the waterfall is one of the most picturesque scenes there and it can be accessed through two ways. The first is easier, visiting the waterfall’s base, from underneath. The second option is through a 1,5km trail to the top of the waterfall.
 
Chapada Indaiá Ecotourism
The Indaiá Ecological Park is an option to see 7 waterfalls at once. Spanning 30 million m², the park houses different attractions that can be accessed by a unique trail, of 8,2km taking both ways into consideration. They are: Espanhol Waterfall; 3 Buritis Waterfall; Indaiá Waterfall; Tapir Waterfall; Secret Waterfall; Bride’s Veil Waterfall and the Salto do Itiquira (from above). One can also enjoy rappelling at the park.
 
Bisnau Rural Ecotourism
With over 10 attractions, the Bisnau Ecotourism Complex is home to a famous archeological site, with over 8 thousand years of history, having been mentioned on National Geographic and History Channel. With waterfalls, caves and observatories, the complex offers activities such as a tour bus ride and different trails. The site houses the Bisnau Waterfall, with a height of 110m.

The Bisnau Cave, made up of saloons with incredible formations, is accessed through an underground river; the Poços Verdes, a duo of small lakes (Poço Libriana Lua and Poço da Lontra) surrounded by native vegetation; the Bisnau Archeological Site, IPHAN’s historical patrimony since 1975, which has cave paintings made around 9500 to 12000 years ago. There is also the Muralha Observatory, Voo Livre Observatory and Onça Trail, which goes through the woods and, at the end, reaches the Poço das Esmeraldas.
 
Formosa Cathedral
It is one of the most famous touristic locations in the city. With the official name of Catedral Diocesana Imaculada Conceição, the church exists since the XVIII century, with services being carried out since 1767. With a highlight to the architecture, which has a clock, donated in 1874 by the Augusto Alvarenga de Oliveira family.
 
Couros Museum
Inaugurated in 1996, the Couros Museum compiles items, documents, photos and other objects that were part of the history of Formosa. Its structure includes an art gallery, where the expositions are organized, and a theater, that hosts music and dance presentations. One of the main cultural tourist attractions of Formosa.
 
Nossa Senhora da Ternura Monastery
In the midst of the quiet of the rural area of Formosa, the Nossa Senhora da Ternura Monastery is home to the Benedictine monks of diocesan law, belonging to the Catholic Church. Historically the territory that belongs today to the Formosa Diocese, used to belong, until 1514, to the Tomar Vicariate. The place gets visitors for its services and other religious events.
 
Gastronomy in Formosa
Gastronomy in Formosa presents options for every time of the day, from popular self-service restaurants to bars with live music. We highlight: Mediterranium, being considered the best restaurant specialized in Mediterranean cooking and close to the Formosa Campus.

Apart from that: Dom Fransisco Rural Restaurant, for those who are interested in rural flavors, with dishes made in wood burning stoves and with spaces decorated in a rural style; Saintpeter, with flavors from Brazilian, South American and Japanese culinary; and Pimenta Bar, a great stop for a happy hour, with snacks and a laid-back environment.

The region around Laguinho do Vovô unites a great amount of gastronomic options, such as bars, restaurants and night clubs, especially in the surroundings of Ivone Saad Street. The lake is sought after for walks, jogging and other physical activities, since it has many spaces and pathways.
 
Formosa Curiosities
The city as registers from Paleoindians of 4500 b.c. and after that, of Crixas Indians that populated the area, where today is located the Barreiro and Bisnau Settlement. Apart from that, there are remains from Xavante Indians in the Indaiá region. As a part of this history, the Indians that lived there left their mark and, because of that, the important archeological sites are registered by IPHAN, totaling 42 sites.
 
History of Formosa
Formosa was created in the mid XVIII century, when Goiás belonged to the Capitania de São Paulo. Because of the movement of people in these lands, in February of 1736, the Fiscal Station of Lagoa Feia was installed, under the orders of the king of Portugal, with the goal of controlling fiscal charges from products that passed through, mainly gold.

The creation of the city of Formosa happened on August 1, 1843, with the name of Vila Formosa da Imperatriz. With the proclamation of the Republic, it became simply Formosa. Currently, it is 179 years-old and its population, according to the estimate of IBGE/2021, is of 125,705 inhabitants.
“those who choose to study in our Formosa Campus will have top quality infrastructure for classes and for weekends and holidays, the city offers countless leisure options. Congratulations to the community of Formosa for all the beauty the city offers and we feel honored of the history we are building in our Formosa Campus”, mentions the Rector, professor Alberto Barella Netto.
 
So, did you like Formosa? Learn more about our Campuses by participating of the Community created specifically for notifications regarding the medicine admissions exam. Click on the link and come learn more!
 

+ Notícias

#

Aparecida de Goiânia: uma história crescimento e parceria com a UniRV

A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...

#

Ação de conscientização e prevenção da violência contra crianças reúne acadêmico

Na noite desta quinta-feira, 08 de maio, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveram uma palestra em apoio à camp...

#

UniRV estreia no JUBS Fut 7 2025 na próxima semana

    Os estudantes atletas da Universidade de Rio Verde entram em quadra a partir de segunda-feira, dia 12 de maio, na edição 2025 do JUBs Futebo...

#

Como as tecnologias emergentes estão transformando a Contabilidade

  A Contabilidade tradicionalmente vista como uma profissão voltada a cálculos, normas e registros financeiros, está passando por transforma&cc...

#

Entenda o papel do marketing em tempos de crise

Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um ...