Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Com mais de sete mil visitantes, estande da UniRV supera expectativas

Publicado em: 31-03-2023
Compartilhar

 
Com uma ampla programação composta por palestras e dinâmicas agrícolas, o estande da Universidade de Rio Verde na feira tecnológica agrícola contou com espaços para acompanhar, de perto, as propostas da temática “bioinsumos” na agricultura. Também foi apresentada uma vitrine da cultura da soja, onde os visitantes puderam ver a ação dos agentes biológicos em duas situações de crescimento da planta, e também um laboratório de apoio para observação, por meio de microscópio ou a olho nu, do crescimento de bactérias isoladas.
 

Para demonstrar a tecnologia de reprodução animal, o estande disponibilizou, para o público, dois manequins que permitiram performar técnicas reprodutivas semelhantemente à sua realização em um animal. Duas experiências inéditas preparadas para ampliar os conhecimentos de acadêmicos de Medicina Veterinária e profissionais da área. Uma delas é o modelo para inseminação artificial, que permite o contato com as estruturas e o funcionamento do processo. A segunda apresenta um protótipo de vaca prenha, com um bezerro em tamanho e peso reais, demonstrando a realização do parto eutócico e do parto distócico. A experiência permitiu conhecer a maneira correta de virar o animal dentro da barriga da mãe para realizar o nascimento.
 

Toda a estrutura preparada para a edição comemorativa da Tecnoshow serviu de ferramenta para despertar, em estudantes do ensino fundamental e médio, o conhecimento sobre as profissões na área do agronegócio.  Maria Júlia Antunes, de 10 anos, aproveitou o espaço da Faculdade de Medicina Veterinária para conhecer um pouco da profissão que já escolheu fazer: “Aprendi muitas coisas, fiquei muito alegre. Gosto muito de animais e quero ser veterinária para ter a chance de ajudar os animaizinhos,” comenta a estudante que integrou a caravana que veio de Santa Helena de Goiás, composta por mais de 100 alunos.
 

Estudante do segundo ano no Colégio Estadual Rafael Nascimento, em Montividiu, Gabriella Ferreira Silva aproveitou a visita ao espaço da Universidade de Rio Verde para registrar algumas fotos e ficar por dentro das informações repassadas pelos orientadores de cada dinâmica. “Viemos de Montividiu fazer um trabalho que a professora passou e estamos tirando fotos de coisas legais da Feira. Muito interessante conhecer o laboratório de microbiologia e ouvir as informações,” afirma.
 

De Santa Helena de Goiás, a gestora Vanderlucia Raya levou os alunos da Escola Municipal Pedro Romualdo Cabral para conhecer as novidades deste ano e passou pelo estande da instituição para apreciar a programação. “Estamos fazendo visita aos locais de ciência; é muito gratificante estar no estande da UniRV e ver que a universidade está sempre pensando no futuro das nossas crianças,” acrescenta Vanderlucia.

Para receber todo esse público, o estande da Universidade de Rio Verde preparou um espaço acolhedor e cheio de novidades. O local foi ampliado com duas tendas a mais do que no ano passado, aumentando a capacidade para 55 pessoas. O espaço da instituição na Feira contou ainda com uma estrutura montada para apresentar os Programas de Mestrado em Produção Vegetal e Direito do Agronegócio e Desenvolvimento.
 

Além das ações preparadas pelas Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária, a programação diária teve ainda a exibição de impressão 3D, com fabricação de peças e ferramentas utilizadas em máquinas e implementos agrícolas e o desenvolvimento de próteses e órteses para animais de pequeno e grande porte. Tudo isso com a participação da Faculdade de Engenharia Mecânica.
 

Carro-chefe do estande, as palestras foram cuidadosamente pensadas para trabalhar os temas mais atuais do mercado agrícola. Assuntos como: controle biológico de insetos e pragas na agricultura, adubação fosfatada e contextualizações sobre os solubilizadores de fósforo, avaliação de alimentos comerciais para animais de produção, além de uma mesa-redonda sobre o manejo em áreas de abertura, que discutiu sobre o preparado do solo, a adubação, as plantas de cobertura, a biologia do solo e o posicionamento de cultivares. As atrações garantiram a lotação máxima do auditório e rendeu muita interação com todos os profissionais presentes.
 

 
 A contribuição da UniRV ao CTC

Além do estande cuidadosamente preparado para receber profissionais, acadêmicos e visitantes da Feira, a Universidade de Rio Verde também ofereceu contribuição à programação geral do evento, com palestras ministradas por professores no auditório 4 do Centro Tecnológico Comigo (CTC). Tratando sobre a matéria orgânica e qualidade do solo em sistemas de manejo conservacionistas, a professora Dra. Rose Luíza Moraes Tavares abriu o ciclo de palestras na manhã de terça-feira, 28 de março.
 
 

No período da tarde, o professor Dr. Gilmar Oliveira Santos falou das mudanças e tendências climáticas e os impactos na produção de soja e milho, apresentando o resultado de um monitoramento do clima feito há mais de 50 anos. Ele demonstrou que as mudanças climáticas não são uma ameaça distante e que, em Rio Verde, houve aumento da temperatura média em 1,9°C, redução da umidade relativa do ar em 6,5%, tendência de redução no volume de chuva e aumento do déficit hídrico do solo.
 
 

Para encerrar os assuntos trabalhados no auditório do CTC, o mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, Moacyr Ribeiro da Silva Netto, discutiu a recuperação judicial do produtor rural. No mesmo dia, a profa. Dra. Juliana Silva Rodrigues Cabral apresentou o uso de micro-organismos para mitigação da seca na produção de grãos.

Visita técnica proporciona troca de conhecimento e vivência de campo

A tradicional Feira, que este ano completa 20 edições, é responsável pelo impacto positivo em diversos setores que movimentam a economia local. Nos dias em que acontece a Tecnoshow, os hotéis de Rio Verde e cidades vizinhas como Jataí, Santa Helena de Goiás e Montividiu, por exemplo, ficam com 100% de ocupação e de acordo com pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Rio Verde, a Feira Tecnológica traz crescimento de 12,4% na arrecadação do município, sendo que segmentos como restaurantes aumentam em até 250% a movimentação na semana do evento.

O impacto positivo também acontece na carreira de quem está cursando Agronomia ou Medicina Veterinária, uma vez que os professores aproveitam o cenário para realizar visitas técnicas e aulas especiais aproveitando as temáticas variadas de muitas multinacionais presentes no evento. Eles promovem, assim, a atualização das inovações tecnológicas e oportunizam a criação de redes de contato para os acadêmicos.
 
 

Cientes da importância dessa atualização, os professores Dr. Alessandro Guerra da Silva e Dr. Antônio Joaquim Braga Pereira Br az acompanharam suas turmas em vários estandes. “A ideia de levar os acadêmicos nos estandes é para complementar os assuntos discutidos em sala de aula. A Tecnoshow exibe o que há de mais tecnológico no mercado e é justamente para aproveitar essa diversidade de temas que levamos os acadêmicos,” menciona Guerra.

A parceria da Universidade de Rio Verde com a Tecnoshow Comigo nasceu na primeira edição do evento, em 2002, período em que as pesquisas da instituição já ofereciam uma significativa contribuição para o agronegócio. Considerada mais uma vez uma participação de sucesso, a UniRV, em 2023, ofereceu 16 palestras e atraiu mais de sete mil visitantes ao seu estande. “Mais uma participação expressiva da UniRV na Tecnoshow, mostrando que esta parceria permanece sólida e eficaz. Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho e dedicação e parabéns à Comigo por mais uma edição de sucesso. Esperamos por todos, novamente, entre os dias 8 e 12 de abril de 2024”, encerra o Reitor, professor Alberto Barella Netto.
 
 
 Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO

Fotógrafo Herison Tessari

 

With over seven thousand visitors, UniRV’s booth surpasses expectations

With ample programming made up of lectures and agriculture dynamics, the booth of the University of Rio Verde at the technological fair had spaces where one could, follow closely, the propositions regarding the theme “bioinputs” in agriculture. There was also an exhibition of soybean crops, in which visitors where able to see the action of the biological agents in two plant growth situations, and also, a support lab for observation, through a microscope or through the naked eye, of the growth of isolated bacteria.

To show the animal reproduction technology, the booth offered, to the public, two mannequins that allow for the practice of reproductive techniques similar to those done on a real animal. Two never-before-seen experiences were prepared to broaden the knowledge of the Veterinary Medicine students and professionals in the area. One of them is the model for artificial insemination, which allows for the contact with the structures and functioning of the process. The other presents a prototype of a pregnant cow, with a life-like calf, demonstrating the performance of eutocic and dystocic labors. The experience allowed people to learn the proper way of turning an animal inside the mother and performing the delivery.

The whole structure, prepared for this celebratory edition of Tecnoshow, served as a tool to awaken, in elementary and high school students, the knowledge of the agribusiness professions. The 10-year-old Maria Júlia Antunes took advantage of the Faculty of Medicine site to learn a bit more of the profession she has already chosen: “I’ve learned many things, I was very happy. I really like animals and I want to be a vet to have the chance of helping the little animals,” comments the student who was a part of the group of over 100 students that came from Santa Helena de Goiás.

In her second year of high school at Colégio Estadual Rafael Nascimento, Gabriella Ferreira Silva took advantage of the space of the University of Rio Verde to take some photos and get up to date on the information provided by the advisors in each activity. “We came from Montividiu to do a school report the teacher asked of us, and we are taking photos of cool things at the fair. It is very interesting to get to know the microbiology lab and hear the information,” she stated.

From Santa Helena de Goiás, the manager, Vanderlúcia Raya took the students from Escola Municipal Pedro Romualdo Cabral to see this year’s novelties and went by the institution’s booth to enjoy the programming. “We are going through the science places; it is very rewarding to be at UniRV’s booth and see that the university always has our children’s future in mind,” adds Vanderlúcia.

To welcome all this crowd, the booth of the university of Rio Verde prepared a welcoming space, filled with novelty. The site was enlarged with two more tents than last year, increasing its capacity to 55 people. The institution’s space still had a structure put together to show the Master’s programs in Plant Production and in Agribusiness Law and Development.

Apart from the actions prepared by the Faculties of Agronomy and Veterinary Medicine, the daily schedule still presented 3D printing, making parts and tools used in machines and agriculture equipment as well as the development of prosthetics for small and large animals. All of which had the participation of the Faculty of Mechanical Engineering.

The lectures, the booth’s flagship, were carefully though out to approach the more current themes in the agribusiness market. Subjects such as: biological control of insects and plagues in agriculture, phosphate fertilizing and context of phosphorous soluble, evaluation of commercial food for production animals, as well as a roundtable on the management of opening areas, which discussed the preparation of the soil, cover crops, soil biology and crop positioning. The attractions were completely full and had plenty of interactions with the professionals that were present.

 

UniRV’s contribution to CTC

Apart from the booth that was carefully prepared to receive professionals, academics and visitors to the Fair, the University of Rio Verde also offered a contribution to the overall schedule of the event, with lectures presented by professors in auditorium 4 of Comigo’s Technological Center (CTC). Talking about organic matter and soil quality in conservation management systems, professor Dr. Rose Luíza Moraes Tavares opened the lecture cycle on Tuesday morning, March 28.

During the afternoon, professor Dr. GIlmar Oliveira Santos talked about climate changes and trends and their impact on soybean and corn production, presenting results of more than 50 years of weather monitoring. He showed that the climatic changes are not a distant threat and that, in Rio Verde, there was a 1,9ºC temperature increase, 6.5% relative air humidity decrease, a trend towards less rain and increase in water deficit in the soil.

To close out the subjects discussed in the CTC auditorium, the student from the Master’s program in Agribusiness Law and Development, Moacyr Ribeiro da Silva Netto, talked about receiverships for farmers. On the same day, professor Dr. Juliana Silva Rodrigues Cabral presented two uses of microorganisms for mitigating drought in grain production.

 

Technical visit promotes the exchange of knowledge and field experience

The traditional Fair, that this year reaches its 20th edition, is responsible for a positive in many different sectors that move the local economy. On the days that Tecnoshow take place, the hotels in Rio Verde and neighboring cities such as Jataí, Santa Helena de Goiás and Montividiu, get a 100% occupation rate, and according to the Secretary for Economic Development of Rio Verde, the Technological Fair bring an increase of 12.4% in the city’s taxes, that happens because segments such as restaurants increase their services in upwards to 250% during the week of the event.

The positive impact also happens in the careers of those studying Agronomy or Veterinary Medicine, since professors take advantage of the scenario to carry out technical visits and special classes benefitting from the various themes and of the many multinational companies present at the event. This way they promote the update of technological innovation and create networking opportunities for academics.

Aware of the importance of such updates, professors Dr. Alessandro Guerra da Silva and Dr. Antônio Joaquim Braga Pereira Braz took their classes to several booths. “The idea of taking the academics to the booths is to complete the subjects discussed in the classroom. Tecnoshow exhibits what there is in more technological in the market and, to enjoy this diversity in themes, we bring the academics,” says Guerra.

 

The partnership between the University of Rio Verde and Tecnoshow Comigo started in the very first edition of the event, back in 2002, a period when the institution’s research already offered a significant contribution to agribusiness. A successful participation, once again, UniRV, in 2023, offered 16 lectures and brought in over sever thousand visitors to its booth. “Another expressive UniRV participation at Tecnoshow, showing that this partnership is still solid and effective. Congratulations to everybody involved for their efforts and dedication and congratulations to Comigo for another successful edition. We are waiting for everyone, once again, during April 8 to 12, 2024”, concluded the Rector, professor Alberto Barella Netto.

+ Notícias

#

Aparecida de Goiânia: uma história crescimento e parceria com a UniRV

A fundação de Aparecida de Goiânia é celebrada em 11 de maio, data simbólica marcada pela instalação da cruz de aroeira no...

#

Ação de conscientização e prevenção da violência contra crianças reúne acadêmico

Na noite desta quinta-feira, 08 de maio, as Faculdades de Pedagogia e Psicologia da Universidade de Rio Verde – UniRV promoveram uma palestra em apoio à camp...

#

UniRV estreia no JUBS Fut 7 2025 na próxima semana

    Os estudantes atletas da Universidade de Rio Verde entram em quadra a partir de segunda-feira, dia 12 de maio, na edição 2025 do JUBs Futebo...

#

Como as tecnologias emergentes estão transformando a Contabilidade

  A Contabilidade tradicionalmente vista como uma profissão voltada a cálculos, normas e registros financeiros, está passando por transforma&cc...

#

Entenda o papel do marketing em tempos de crise

Em momentos de instabilidade econômica, política ou social, muitas empresas reduzem investimentos e cortam gastos e o marketing, frequentemente, é um ...